Tornar-se docente em meio aos percursos traçados
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12561Palavras-chave:
Experiências, Educação Contextualizada, Escola do Campo.Resumo
Resultado das reflexões realizadas ao longo da jornada como docente, pesquisador, extensionista e militante do direito à educação do campo contextualizada, o artigo objetiva refletir a relação existente entre os diversos territórios que constituem as ruralidades presentes no campo brasileiro, suas escolas e a profissionalização docente. Destaca-se a responsabilidade do poder público frente à garantia das condições de oferta com qualidade da infraestrutura necessária à promoção de educação da aprendizagem nas escolas do campo. Isso inclui o processo de formação e valorização dos docentes que atuam no campo, com vistas à promoção de uma educação de qualidade e contextualizada às singularidades inerentes às ruralidades nas quais estão inseridas. Trata-se de uma perspectiva autoetnográfica, abordagem constituída a partir das vivências em diversos espaços educativos, bem como no diálogo permanente com as referências que se aproximam das discussões apresentadas.
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