N’rondo (N’sondo) e escola: espaços de salvaguarda de direitos das meninas moçambicanas!?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11190

Palavras-chave:

Escola/N'rondo, Meninas moçambicanas, Unyago, Violências

Resumo

No presente trabalho, objetivamos refletir sobre as possíveis violências que podem ser cometidos em escolas moçambicanas e dentro dos espaços em que se realizam o unyago feminino. Desse modo, tem-se como função intrínseca analisar os direitos de proteção para o desenvolvimento físico, educacional psíquico e social das jovens meninas. Não obstante, encontramos estudos que apontam o unyago como uma das causas do não cumprimento de algumas leis para com as meninas. Os ritos de iniciação são apontados como a causa principal da desistência escolar das meninas e potencial contribuinte para os casamentos prematuros naquelas comunidades. Assim sendo, a partir da reflexão sobre algumas possíveis violências sofridas por elas, tentamos apontar caminhos para que elas possam exercer suas cidadanias nesses espaços formativos e emancipadores.

 

 

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Biografia do Autor

Sónia André, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutora e Mestra em Educação pela UFAL, Especialista em Ensino da Arte-Musica, Licenciada em Música, Atriz, Produtora e Diretora de Cinema. Pesquisa sobre práticas tradicionais moçambicanas, juventudes e vulnerabilidades, povos não brancos e demais sujeitos/as e espaços periferizados/os. Saberes e espaços endógenos e indígenas, ritos e rituais, Educação em espaços, também não escolares. Outras formas de ser e estar mulheres, em particular de povos negros.

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa o Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente, é professora Associada III do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, sendo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupos de Estudos e Pesquisa em Adolescência, Juventude, Fatores de Vulnerabilidades e Proteção – GEPJUV/UFPA, Militante e ativista de direitos humanos.

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

ANDRÉ, S.; SILVA, L. I. da C. N’rondo (N’sondo) e escola: espaços de salvaguarda de direitos das meninas moçambicanas!?. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11190, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11190. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11190. Acesso em: 30 jun. 2024.