Os ingredientes do Cinema Negro
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10857Palavras-chave:
Cinema Negro, Cinema brasileiro, Antirracismo, EducaçãoResumo
Diante das opressões que marcam a sociedade brasileira e que se reproduzem, como em tantas outras instâncias, no meio da produção criativa audiovisual o Cinema Negro é uma proposta potencialmente transformadora, que se dirige para a abertura de olhares, para a educação dos públicos e para a reconfiguração das estruturas que dão suporte a uma cadeia de injustiças sistêmicas. Reconhece-se aqui a importância da comunicação, sua relação com a cultura e, sobretudo, a natureza do compromisso pedagógico antirracista para que se repense o cinema brasileiro. Impõe-se para tal, o desafio de enfrentar as formas globalizantes e hegemônicas do cinema de massa e a responsabilidade com as imagens que dispõem a visibilizar e a criatividade para capturar a atenção do expectador e estabelecer com ele um diálogo de cumplicidade, afetuoso e consequente.
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