Os ingredientes do Cinema Negro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10857

Palabras clave:

Cinema Negro, Cinema brasileiro, Antirracismo, Educação

Resumen

Diante das opressões que marcam a sociedade brasileira e que se reproduzem, como em tantas outras instâncias, no meio da produção criativa audiovisual o Cinema Negro é uma proposta potencialmente transformadora, que se dirige para a abertura de olhares, para a educação dos públicos e para a reconfiguração das estruturas que dão suporte a uma cadeia de injustiças sistêmicas. Reconhece-se aqui a importância da comunicação, sua relação com a cultura e, sobretudo, a natureza do compromisso pedagógico antirracista para que se repense o cinema brasileiro. Impõe-se para tal, o desafio de enfrentar as formas globalizantes e hegemônicas do cinema de massa e a responsabilidade com as imagens que dispõem a visibilizar e a criatividade para capturar a atenção do expectador e estabelecer com ele um diálogo de cumplicidade, afetuoso e consequente.

 

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Biografía del autor/a

Benedito Dielcio Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universität Siegen, Alemanha. Pesquisador Associado da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea –ECCO/UFMT e Líder do Grupo de Pesquisa Multimundos (CNPq).

Maristela Carneiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em História e atual coordenadora do PPG em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO, da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Docente Adjunta lotada junto à Faculdade de Comunicação e Artes - FCA/UFMT e líder do NEC - Núcleo de Estudos do Contemporâneo (CNPq).

Citas

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

MOREIRA, B. D.; CARNEIRO, M. Os ingredientes do Cinema Negro. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10857, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10857. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10857. Acesso em: 22 jul. 2024.