O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510439

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Escolas Estaduais de Educação Profissional, Ceará

Resumo

O ensino médio, como a última etapa da educação básica, compreende uma fase fundamental para a formação dos discentes, por isso, nesta etapa há a integração com a Educação Profissional. Essa integração passa a ser pauta de disputas entre dois projetos societários distintos: um projeto hegemônico e um contra-hegemônico. O escopo deste artigo é refletir e problematizar o deslocamento de sentido, fruto de um campo de disputas, existente em torno da concepção de ensino médio integrado utilizada no estado do Ceará, com a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, em 2008. Este artigo resulta de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. A conclusão é de que o Ensino Médio Integrado presente no estado do Ceará se configura em um deslocamento da concepção de integração defendida por um projeto contra-hegemônico, que foi apropriada pelo projeto hegemônico como sinônimo de qualificação para a empregabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Mara Cesar Bizerro, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professor do IFRN. Integra o corpo docente do PPGEP/IFRN e do PPGEd/UFRN. É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase na educação profissional e em sua integração com a educação básica e com a educação de jovens e adultos. 

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (org.). Pós- neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.

BRASIL. Decreto n.º 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da União, Brasília, DF, 18 de abril de 1997, p. 7760.

BRASIL. Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da União, Brasília, DF: 23 de julho de 2004. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso: 7 mar. 2006.

BRASIL. Decreto n.º 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, 2007

CABRAL NETO, A. Mudanças socioeconômicas e políticas e suas representações no campo da política educacional. Natal: mimeo, 2012.

CEARÁ. Lei n.º 14.273, de 19 de dezembro de 2008. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza-Ce, serie 2, ano XI, n.º 245, 23 dez. 2008.

DAGNINO, E. Confluência perversa, deslocamentos de sentido, crise discursiva. In: GRIMSON (org). La cultura en las crisis latino-americanas. 1° ed. Buenos Aires: Clacso, 2004.

DRAIBE, S. M. As políticas sociais e o neoliberalismo: reflexões suscitadas pelas experiências latino-americanas. Revista USP, São Paulo, v. 17, 1993, p.86-101. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i17p86-101

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, H.; CONCEIÇÃO, M. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005a. p. 19-62.

KUENZER, A. Z. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300004

MACHADO, J.; LIMA, I. P. de; BARRETO, T. P. Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE). Modelo de Gestão – Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE): Uma Nova Escola para a Juventude Brasileira Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral 2008. Disponível em: https://storage.seduc.ce.gov.br/educacaoprofissional/wp-content/uploads/2023/05/23194100/manual_modelo_gestao.pdf?X-Amz-Content-Sha256=UNSIGNED-PAYLOAD&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=educacaoprofissional%2F20230618%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20230618T171948Z&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Expires=900&X-Amz-Signature=bc93c77a4542250516498bf0f5bd74b23995dbc9bff48581afd04f035fbf1ba4. Acesso em 01 jun. 2019.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, n 23, v. 2, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

MOURA, D. H. Ensino médio e educação profissional nos anos 2000: movimentos contraditórios. In: Dante Henrique Moura. (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas/SP: Mercado de letras, 2013, p. 141-200.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação. V.20, n. 63. Out-dez, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf. Acesso em 18 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

NASCIMENTO, A. C. V. do; MOURA, D. H.; DAMASCENA, E. A. Ideologia Empresarial Nas Escolas Estaduais de Educação Profissional Cearenses: breve estudo da TESE. IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. IFRN: NATAL, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A37.pdf. Acesso em 14 fev. 2021.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. In: RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

BIZERRO, J. M. C.; MOURA, D. H. O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510439, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510439. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10439. Acesso em: 21 nov. 2024.