O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510439Palabras clave:
Ensino Médio Integrado, Escolas Estaduais de Educação Profissional, CearáResumen
O ensino médio, como a última etapa da educação básica, compreende uma fase fundamental para a formação dos discentes, por isso, nesta etapa há a integração com a Educação Profissional. Essa integração passa a ser pauta de disputas entre dois projetos societários distintos: um projeto hegemônico e um contra-hegemônico. O escopo deste artigo é refletir e problematizar o deslocamento de sentido, fruto de um campo de disputas, existente em torno da concepção de ensino médio integrado utilizada no estado do Ceará, com a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, em 2008. Este artigo resulta de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. A conclusão é de que o Ensino Médio Integrado presente no estado do Ceará se configura em um deslocamento da concepção de integração defendida por um projeto contra-hegemônico, que foi apropriada pelo projeto hegemônico como sinônimo de qualificação para a empregabilidade.
Descargas
Citas
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (org.). Pós- neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
BRASIL. Decreto n.º 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da União, Brasília, DF, 18 de abril de 1997, p. 7760.
BRASIL. Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da União, Brasília, DF: 23 de julho de 2004. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso: 7 mar. 2006.
BRASIL. Decreto n.º 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, 2007
CABRAL NETO, A. Mudanças socioeconômicas e políticas e suas representações no campo da política educacional. Natal: mimeo, 2012.
CEARÁ. Lei n.º 14.273, de 19 de dezembro de 2008. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza-Ce, serie 2, ano XI, n.º 245, 23 dez. 2008.
DAGNINO, E. Confluência perversa, deslocamentos de sentido, crise discursiva. In: GRIMSON (org). La cultura en las crisis latino-americanas. 1° ed. Buenos Aires: Clacso, 2004.
DRAIBE, S. M. As políticas sociais e o neoliberalismo: reflexões suscitadas pelas experiências latino-americanas. Revista USP, São Paulo, v. 17, 1993, p.86-101. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i17p86-101
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, H.; CONCEIÇÃO, M. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005a. p. 19-62.
KUENZER, A. Z. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300004
MACHADO, J.; LIMA, I. P. de; BARRETO, T. P. Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE). Modelo de Gestão – Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE): Uma Nova Escola para a Juventude Brasileira Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral 2008. Disponível em: https://storage.seduc.ce.gov.br/educacaoprofissional/wp-content/uploads/2023/05/23194100/manual_modelo_gestao.pdf?X-Amz-Content-Sha256=UNSIGNED-PAYLOAD&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=educacaoprofissional%2F20230618%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20230618T171948Z&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Expires=900&X-Amz-Signature=bc93c77a4542250516498bf0f5bd74b23995dbc9bff48581afd04f035fbf1ba4. Acesso em 01 jun. 2019.
MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, n 23, v. 2, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
MOURA, D. H. Ensino médio e educação profissional nos anos 2000: movimentos contraditórios. In: Dante Henrique Moura. (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas/SP: Mercado de letras, 2013, p. 141-200.
MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação. V.20, n. 63. Out-dez, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf. Acesso em 18 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313
NASCIMENTO, A. C. V. do; MOURA, D. H.; DAMASCENA, E. A. Ideologia Empresarial Nas Escolas Estaduais de Educação Profissional Cearenses: breve estudo da TESE. IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. IFRN: NATAL, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A37.pdf. Acesso em 14 fev. 2021.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. In: RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Joice Mara Cesar Bizerro, Dante Henrique Moura (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.