Notícias

XII SEPEMO - Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

29-08-2025

Convidamos você para participar do XII SEPEMO - “Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades”, que ocorrerá de maneira virtual nos dias 03 a 06/12/25 com a temática “Educação de Qualidade  como objetivo do desenvolvimento sustentável” . Todos os artigos e relatos são publicados em revistas científicas. A primeira chamada para submissão se encerra em 15/09.

Confira o site: https://pemouece.wixsite.com/xiisepemo 

Saiba mais sobre XII SEPEMO - Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

Edição Atual

v. 7 (2025): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
					Visualizar v. 7 (2025): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Publicado: 02-01-2025

Artigos

  • Formação humana e preceptoria em programas de residência multiprofissional: o que revela a produção científica?

    Raphaela Amorim Pinheiro Fernandes, Sara Raphaela Machado de Amorim (Autor)
    e13745
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13745
  • Aerodinâmica e o ensino por investigação: a percepção de alunos clubistas

    Francisco José Pereira da Silva, Salomão Eduardo Trister Nascimento de Oliveira, Alessandra de Rezende Ramos, João Manoel da Silva Malheiro (Autor)
    e14984
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14984
  • Transformando hábitos: oficina pedagógica no ensino de Química sobre o vício em tabagismo

    Khawanny Nathaly Chagas de Sousa, Dieison Prestes da Silveira, Everton Bedin (Autor)
    e13892
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13892
  • Políticas afirmativas para a consolidação da Educação Inclusiva: interfaces com a Educação Física escolar nos Institutos Federais

    Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado (Autor)
    e15116
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15116
  • Sala de professores como lugar de memória: narrativas de docentes aposentados no interior da Bahia

    Iraci Souza Nunes Marques, Nerêida Maria Santos Mafra de Benedictis (Autor)
    e15388
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15388
  • TDICs na educação: um olhar para além da pandemia de covid-19

    Cristiano Balbino da Silva, Denilson Cursino de Oliveira, Maria de Lourdes da Silva Neta (Autor)
    e14077
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14077
  • Práticas educativas em pleno Carnaval: o autismo entre confetes e serpentinas

    Perolina Souza Teles, Fabio Zoboli (Autor)
    e15526
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15526
  • Dilemas epistemológicos e conflitos curriculares nos cursos de licenciatura em Música do IFCE: avaliação centrada em especialistas

    João Paulo Ribeiro de Holanda, Ana Cláudia de Oliveira Lopes, Marcos Antonio Martins Lima, Elvis de Azevedo Matos (Autor)
    e14285
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14285
  • Instrumentos e práticas avaliativas na Educação Infantil: reflexões sobre o lugar da participação das crianças

    Carlos Rafael Monteiro Brasil, Darianny Araújo dos Reis (Autor)
    e15585
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15585
  • O papel socioeducativo do currículo escolar na educação preventiva

    Maria Eliana Soares (Autor)
    e12665
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12665
  • Desafios e estratégias na educação matemática para jovens e adultos (EJA): uma revisão sistemática da literatura

    Jailson Carlos da Silva Barbosa (Autor)
    e14472
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14472
  • PIBID e Residência Pedagógica: narrativas reveladoras da construção da identidade e do protagonismo na formação docente

    Patricia Correia de Paula Marcoccia, Kelly Cristina Ducatti da Silva (Autor)
    e15670
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15670
  • Significações constituídas por estudantes de educação física sobre as práticas inclusivas/adaptadas

    Airton de Lima Oliveira, Evandro Nogueira de Oliveira, Antônia Batista Marques, Júlio Ribeiro Soares (Autor)
    e13394
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13394
  • Relação entre cultura digital e prática docente: uma revisão das produções científicas

    Adriana Gomes Alves, Vânia Evalda José do Valle (Autor)
    e14669
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14669
  • Conhecimentos prévios de professores de Biologia acerca das estratégias e abordagens potencialmente significativas

    Aleson da Silva Fonseca, Ivaneide Alves Soares da Costa (Autor)
    e15997
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15997
  • Narrativa autobiográfica: a vivência docente na EJA prisional em Boa Vista-RR

    Joseane Elizabeth Soares Assunção, Andrea de Lima Siqueira, Gilvete de Lima Gabriel (Autor)
    e13636
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13636
  • Oficina pedagógica no ensino dos gêneros textuais: um recurso didático aplicado ao ensino médio integrado

    Magda Freitas Medeiros, Carla Katarina Monteiro Marques, Diogo Pereira Bezerra (Autor)
    e14826
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14826
  • A construção da personagem trans em “Other Women” de Casey Plett: uma análise dialógica

    Válber Rodrigo Ribeiro de Medeiros, Orison Marden Bandeira de Melo Junior (Autor)
    e15356
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15356
  • O passado no presente: a Ditadura Militar no contexto educacional entre os temas sensíveis

    Cleusa Teixeira de Sousa, Maria Dailza da Conceição Fagundes (Autor)
    e13824
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13824
  • Análise dos livros didáticos de biologia: eles são adequados para preparar os alunos para o ENEM?

    Maria Clara Alves Pereira, Miguel Guilhermino de Archanjo Junior (Autor)
    e15016
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15016
  • Educação inclusiva e Ciências: abordagens para alunos com TEA em Monte Negro (RO)

    Marcia Íris Barbosa, ludimilla Ronqui, Fábio Santos de Andrade (Autor)
    e15374
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15374
  • Percepção da qualidade no ensino superior: análise discente de uma IES filantrópica

    Artur Ribeiro de Assunção, Kleber Domingos Araújo, Ana Claudia Santo Lima Pinheiro (Autor)
    e14036
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14036
  • O ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual: uma revisão sistemática de literatura

    Maycon Hryniewicz de Almeida, Adriela Maria Noronha, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Marizete Righi Cechin (Autor)
    e15154
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15154
  • Relações raciais no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará: vivências de estudantes negros e brancos

    Josiney da Silva Trindade, Vilma Aparecida de Pinho (Autor)
    e15484
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15484
  • O ensino semipresencial e os desafios para a emancipação digital na EJA

    Patrícia Flávia dos Santos Cau (Autor)
    e14135
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14135
  • Três décadas da Declaração de Salamanca: estado do conhecimento relacionado às publicações sobre este marco para a educação inclusiva

    Liliane Maria Vieira Silva, Vinícius Catão, Sandra de Oliveira Franco-Patrocínio (Autor)
    e15537
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15537
  • Formas de capital e influência familiar no desempenho escolar pelo olhar da sociologia da educação

    Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira, Maria Luiza Canedo Queiroz da Silva (Autor)
    e15248
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15248
  • A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil

    Lilian Mari Sabidot, Regina Celia Linhares Hostins, Suzana Neves de Souza Pereira (Autor)
    e15640
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15640
  • Geometria fractal no ensino médio: uma revisão sistemática de abordagens pedagógicas e estratégias de aprendizagem

    Jairomar de Araújo Sobrinho, Hellena Christina Fernandes Apolinário (Autor)
    e14600
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14600
  • Pedagogia libertadora e decolonialidade: diálogos entre Paulo Freire, Enrique Dussel e Ramón Grosfoguel

    Melissa Dandara de Oliveira Duarte, José Rodrigo Santos Velho, João Paulino da Silva Neto (Autor)
    e15324
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15324
  • Alfabetização e Transtorno do Espectro do Autismo: intervenção pedagógica inclusiva

    Eliana Pereira Gomes, Rainei Rodrigues Jadejiski (Autor)
    e15859
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15859
  • Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis

    Avena Gomide Porro Ferrari, Edvalda Araújo Leal, Janaina da Silva Ramos (Autor)
    e13606
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13606
  • Utilização das redes sociais para uma leitura diária, crítica e reflexiva

    Cicero Edissandro dos Passos, Ana Paula Moraes Santos Souza, Alice Moraes de Souza (Autor)
    e14797
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14797
  • Pular e vigiar: normativas das masculinidades no brincar de uma “criança negra viada”

    Silas Miquéias da Silva Boldo (Autor)
    e15353
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15353
  • Ensino de ciência em animais de laboratório e diagnóstico por imagem na medicina veterinária ludovicense

    Hugo Leonardo Melo Dias, Maria Inês Doria Rossi (Autor); Alexandre Viana Verde; Matheus Levi Tajra Feitosa (Autor)
    e13758
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13758
  • Ensino médio e língua portuguesa no Brasil: mudanças legais e implicações críticas na perspectiva de Marcuse

    Geane Izabel Bento Botarelli, Rafael Garcia Campos (Autor)
    e14987
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14987
  • Educação e trabalho: percepção dos colonos na época da CANG

    Neusa Maria dos Santos (Autor)
    e13996
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13996
  • A importância da educação feminista: sensibilização para uma turma do 2º ano do ensino médio integrado do IFPA

    Marina Denise Hollanda Souza, Wellingson Valente dos Reis (Autor)
    e15124
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15124
  • Mini-CEX como estratégia de avaliação na formação de profissionais de Enfermagem: uma revisão integrativa

    Brigida Maria Diniz, Juliana Sabino de Oliveira, Laryssa Karolyne da Costa Dantas Dantas, Nara Maria Holanda de Medeiros, Elzenir Pereira de Oliveira Almeida (Autor)
    e14092
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14092
  • Educação emocional em Projetos de Inclusão Social: a expressão das emoções no karate

    Jose Antonio Vianna, Matheus Ramos da Cruz, Ana Rosa Jaqueira, Paulo Coelho de Araújo (Autor)
    e15532
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15532
  • As relações étnico-raciais e o curso de agropecuária no IFRN: uma análise de conteúdo

    Izabel Cristina Leite de Lima, Sandra Maria Campos Alves, Nadia Farias dos Santos (Autor)
    e14333
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14333
  • Narrativas (auto)biográficas e formação de professores: análise das dissertações e teses produzidas no Brasil

    Natália Parente de Lima Valente, Solonildo Almeida da Silva, Sandro Silveira Jucá (Autor)
    e12886
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12886
  • Pedagogias do rap: o rap como possibilidade de pluralização pedagógica

    Adilson Cristiano Habowski, Vinícius Barbosa Cannavô, Edmar Galiza (Autor)
    e14538
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14538
  • Vivências e contribuições do Pibid-Educação Física para a formação de professores

    Karen Simas da Rosa, Alessandra Catarina Martins, Franciane Maria Araldi, Alexandra Folle, Viviane Preichardt Duek (Autor)
    e15294
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15294
  • As músicas de Luiz Gonzaga na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como ferramentas pedagógicas para valorização da identidade cultural

    Rodrigo José Araújo de Jesus, Juarez da Silva Paz, Patrícia Luz Ribeiro (Autor)
    e15700
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15700
  • Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará: conquistas, contradições e desafios

    Joana Adelaide Cabral Moreira, Saulo Roberio Rodrigues Maia, Luís Távora Furtado Ribeiro (Autor)
    e13490
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13490
  • Memórias lúdicas de professoras da educação infantil

    Maria do Socorro Almeida Rêgo, Francisco Fernandes Oliveira, Maria Ione da Silva (Autor)
    e14761
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14761
  • Impactos da pandemia na saúde mental de pós-graduandos

    Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi (Autor)
    e15998
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15998
  • O rio Tauá como instrumento pedagógico

    Luiz Eduardo da Silva, Regiara Croelhas Modesto, Jeane Cleide Bernardino Nascimento, Amy Marinho dos Reis, Vivian Soares e Silva, Zaline do Carmo dos Santos Wanzeler (Autor)
    e13659
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13659
  • Inovação curricular e multiletramentos na formação em letras: uma revisão de literatura

    Greice Mére Ceserino Botelho, Regina Célia Linhares Hostins (Autor)
    e14969
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14969
  • Internacionalização do currículo da licenciatura em Química: um olhar sistematizado da revisão de literatura

    Suiane Costa Alves, Maria Julieta Abba (Autor)
    e13832
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13832
  • O estado da arte em Edith Stein

    Rebeca Maria Bruno Montenegro, Marina Dias Cavalcante , Dalva Cavalcante, Arliene Stephanie Menezes, Ursula Anne Mathias, Nayara Maria do Carmo Carvalho Gomes (Autor)
    e15027
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15027
  • Reflexões acerca do silenciamento das produções de mulheres negras nos livros didáticos de Ciências

    Sthefany Dionizio Silva, Ivanderson Pereira da Silva (Autor)
    e15375
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15375
  • Diário de um banana: o texto verbo-imagético e a formação de leitores críticos

    Allana Mayara Santos Castro, Cainã Tavares Wanzeler, Thaís Fernandes de Amorim (Autor)
    e14041
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14041
  • O trabalho docente do professor de educação física diante das reformas educacionais: estado do conhecimento

    Mirela Moreira da Silva Monte, Cibele Maria Lima Rodrigues, Rachel Costa de Azevedo Mello (Autor)
    e15162
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15162
  • Trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland e sua defesa pela educação no sistema prisional

    José Douglas de Abreu Araujo, Wanderson Diogo Andrade da Silva (Autor)
    e15505
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15505
  • Mulher, Ciência e sociedade: a perspectiva semiótica da imagem feminina nos livros didáticos de Ciências

    Rayanne Carneiro de Souza, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Adéle Cristina Braga Araújo (Autor)
    e14245
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14245
  • Materiais de baixo custo para experimentação no ensino de física em São Raimundo Nonato-PI

    Flávia Soares Nascimento, Leia Soares da Silva, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)
    e12367
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12367
  • O construtivismo crítico e transformador para uma educação em paisagem

    Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, José Manuel Crespo Castellanos (Autor)
    e14389
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14389
  • Avaliação Educacional e o Encceja: trajetórias e desafios

    Maria Irilene Alves dos Santos , Ana Paula de Medeiros Ribeiro (Autor)
    e15658
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15658
  • Financiamento e matrícula na Educação de Jovens e Adultos em Goiás: evolução ou desmonte?

    Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa, Maria Esperança Fernandes Carneiro, Jenerton Arlan Schütz, Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e13279
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13279
  • Abordagem da educação LGBT+ nos documentos oficiais: uma revisão sistemática de literatura

    Mayra Gomes de Oliveira, Micheli Bordoli Amestoy (Autor)
    e14662
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14662
  • Estágio de Docência: experiências de discentes e egressos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino

    Antonio Anderson Brito do Nascimento, Vanessa de França Almeida Gurgel, Areillen Ronney Rocha Reges, Emerson Augusto de Medeiros (Autor)
    e15902
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15902
  • Conhecimento das ações de primeiros socorros para professores e funcionários na educação básica

    Acaz Petrus Soares, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Rosana Alves de Melo, Indinara Aparecida Torres (Autor)
    e13616
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13616
  • Intercompreensão e jogos digitais: dinamizando as aulas de língua portuguesa no 8º ano

    Andreia Sales de Freitas, Selma Alas Martins (Autor)
    e14818
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14818
  • Trabalho doméstico na historicidade da educação profissional em saúde: influências no construto da imagem social

    Erika dos Reis Gusmão Andrade, Sara de Oliveira Silva, Sheyla Gomes P. de Almeida (Autor)
    e13787
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13787
  • Educação e identidade nacional: contribuições da disciplina de História do Colégio Pedro II (1837-1850)

    Patrick da Silva Pastor, Felipe Lameu dos Santos (Autor)
    e15371
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15371
  • Conversar e encontrar: escritas cartográficas anticapacitistas em uma escola de Niterói (RJ)

    Jussara Silva Cavalcante, Rosimeri de Oliveira Dias (Autor)
    e14018
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14018
  • A educação a distância (EaD) na educação profissional e tecnológica (EPT): lacunas e proposições contemporâneas

    Ailton Batista de Albuquerque Junior , Samuel Brasileiro Filho, Maria Célia Borges, Ana Cláudia Uchôa Araújo, Sinara Socorro Duarte Rocha (Autor)
    e15133
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15133
  • A gamificação como metodologia ativa nas aulas de língua inglesa

    José Rosamilton de Lima, Paulo Rogério de Lima (Autor)
    e15452
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15452
  • Objetos digitais de aprendizagem para o ensino da Química na perspectiva inclusiva: produções científicas (2019-2023)

    Sumaya Ferreira Guedes, Marcelo Franco Leão (Autor)
    e14106
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14106
  • Entre a memória social e arquivos: análise do sistema educacional de Rio de Contas

    Alice Angélica Mafra, Denise Aparecida Brito Barreto (Autor)
    e15220
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15220
  • A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral

    Ivonete da Silva Cardoso Vieira, Iza Reis Gomes (Autor)
    e15533
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15533
  • A efetivação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas dos professores da Educação Infantil

    Ana Paula do Amaral, Cláudia Tavares do Amaral (Autor)
    e14345
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14345
  • As marcas da educação na obra O Diário de Vovô Pedro (1912-1986)

    Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Vanusa Nascimento Sabino Neves (Autor)
    e13099
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13099
  • Diálogos sobre a temática de plantas medicinais no IFPA – Conceição do Araguaia

    Laryany Farias Vieira Fontenele, Louise Ferreira Rosal (Autor)
    e14576
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14576
  • Violências contra pessoas transgênero no Brasil: uma revisão integrativa

    Iasminny Loiola Teixeira, Keila Andrade Haiashida, Priscila Andrade Haiashida (Autor)
    e15305
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15305
  • O caminho da Tartaruga: Python e a biblioteca Turtle na educação

    Francisco Davi Camilo Ribeiro, Francisca Risolene Fernandes Rocha, Vitória Chérida Costa Freire (Autor)
    e15701
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15701
  • A História Oral e suas representações sociais: entrevista com o professor Gisafran Nazareno Mota Jucá

    Regiane Rodrigues Araújo, Adalucami Menezes Pereira Gonçalves , Gisafran Nazareno Mota Jucá (Autor)
    e13601
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13601
  • Historicidade dos povos ciganos: documentário como registro histórico e ferramenta para divulgação das culturas

    Tatiane Pires de Oliveira, Patrícia Cristina de Aragão (Autor)
    e16003
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16003

Produtos pedagógicos

  • Caderno pedagógico: episódios formativos para educação matemática orientados pelos princípios do desenho universal para aprendizagem

    Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Tatiana Cristina Vasconcelos (Autor)
    e15361
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15361
  • Avaliação da aprendizagem: uma proposta didática com vistas à formação docente em química

    Renan Martins Libório, Katiuscia dos Santos de Souza (Autor)
    e14371
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14371
  • Proposta de produto educacional sobre equilíbrio químico para estudantes cegos

    Letícia Samara da Silva, Sandra de Oliveira Franco Patrocínio (Autor)
    e13145
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13145
  • Introdução aos conceitos de área e volume à luz da atividade orientadora de ensino: possibilidades para o ensino de matemática

    Ronaldo Gomes dos Santos Filho, Jurema Lindote Botelho Peixoto, José Lucas Matias de Eça (Autor)
    e15177
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15177

Dossiê Inclusão

  • Leitura e escrita do estudante com deficiência intelectual: contribuições das histórias em quadrinhos (HQs)

    Roseneide Maria Batista Cirino, Janete Aparecida Primon, Gilmar de Carvalho Cruz (Autor)
    e15234
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15234
  • Guia Formativo para docentes de estudantes com deficiência intelectual na EJA: relato de elaboração

    Olga Mara Bueno, Rita de Cássia da Silva Oliveira (Autor)
    e15236
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15236
  • Educação matemática inclusiva e deficiência visual: um panorama das pesquisas brasileiras

    Andréa Andrade Moura, Eduardo Gomes Onofre (Autor)
    e15231
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15231

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos

  • Aõbo Rarybere Wyna Ki Heòty? Por que não a língua do meu povo?

    Carleane Soares da Silva, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos (Autor)
    e15164
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15164
  • O peso das normas: transgeneridade, desigualdades e invisibilização de estudantes trans em instituições de ensino paraense

    Lauribaldo Calandrini de Azevedo Neto, Vergas Vitória da Silva Andrade (Autor)
    e15283
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15283
  • A menina trans e a menina lésbica: quem tem medo de criança subversiva?

    Daniela Maroja Ribeiro, Rodrigo da Paixão Pacheco (Autor)
    15340
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.15340
  • Corpo, representações e percepções: um estudo no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFS

    Jocelaine Oliveira dos Santos, Elizete Santos, Isis do Rosário e Silva Santos (Autor)
    e15224
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15224
  • A conexão entre música e dança em “Geni e o Zepelim” por Sutaques de Casa

    Pérola Juliana Cunha Lima, Daniel Moura (Autor)
    e15364
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15364
  • A abordagem da intersexualidade no ensino de embriologia em um curso de enfermagem

    Viviane Patrícia Pereira Félix, Ivanderson Pereira da Silva (Autor)
    e15344
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15344
  • Pessoas trans na pós-graduação argentina: discussões iniciais para um estado do conhecimento

    João Sol Ávila Mendonça, Avelino Aldo Lima Neto, Azemar dos Santos Soares Júnior (Autor)
    e15357
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15357
  • Sopa de letrinhas: a construção de um corpo-coro rumo ao letramento em diversidade na educação básica

    Manuela Rodrigues Santos, Hannah Victória Santana Bittencourt, Samy Santos Peixoto (Autor)
    e15277
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15277
  • Quando as flores encaram o sol quadrado: currículo, exclusão e resistência trans no cárcere

    Willian Lazaretti da Conceição, Silmara Fernanda Alves do Nascimento (Autor)
    e15328
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15328
  • A alteração de prenome e gênero como garantia do princípio da dignidade da pessoa humana

    Diego Cardoso de Oliveira, Pedro Paulo Souza Rios (Autor)
    e15354
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15354
  • Amefricanizando o cuir

    José Henrique De Jesus Silva, Urânia Santos Chagas (Autor)
    e15015
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15015
  • A invisibilidade de pessoas LGBTQIA+ em espaços de poder: desafios e estratégias de representação

    Maria Thaís de Oliveira Batista, Priscila Nunes Brazil, Belijane Marques Feitosa (Autor)
    e15239
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15239
  • Enfeitiçar a memória: ensaios sobre a noção de des_arquivo na pesquisa em educação

    Thomas Cardoso Bastos Santos (Autor)
    e14785
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14785
  • Subjetividades dissidentes: memória, resistência e as transmasculinidades no Brasil

    Letícia Attolini do Prado, Beatriz Borges Brambilla, Beatriz Machado Tarquiano Vicente, Edna Maria Severino Peters Kahhale (Autor)
    e15352
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15352

Dossiê: Culturas e diversidades na dinâmica das relações étnoco-raciais

  • Diversidade, cultura e relações étnico-raciais: articulações para o processo didático

    Jaqueline de Morais Costa, Viviane Aparecida Bagio (Autor)
    e15424
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15424
  • As relações étnico-raciais no ensino de Química na EJA: uma revisão bibliográfica

    Rômulo Henrique Possatte Martins, Mari Inez Tavares (Autor)
    e15613
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15613
  • Diversidade cultural em risco: neocolonialismo educacional e a resistência dos povos da Amazônia

    Ivana de Paula Araújo Machado, Marcio Antonio Raiol dos Santos (Autor)
    e15538
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15538
  • A educação para as relações étnico-raciais no município de Macapá: marco legal e realidade educacional

    Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Eugenia da Luz Silva Foster, Elivaldo Serrão Custódio (Autor)
    e15621
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15621
Ver Todas as Edições