Grupo de estudos: perspectivas colaborativas ao desenvolvimento da prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49212Palabras clave:
Grupo de Estudos, Experiências Colaborativas, Prática EducativaResumen
Este estudo, realizado em 2022, pautou-se em torno da perspectiva de trabalho colaborativo, e como ela repercute na prática docente. Para isso, delineou-se como objetivo geral compreender que possibilidades as experiências colaborativas vivenciadas no Grupo de Estudos de Pesquisa em Educação Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) promovem à prática educativa, tendo em vista, um caráter formador. Para fundamentação do estudo, foram trazidos aspectos da teoria dos seguintes autores: Fiorentini (2013), Gama; Fiorentini (2009), Perelli; Garcia (2013), Farias et al (2009), Oliveira; Passos (2017). Foi utilizado o questionário como instrumento de produção coleta de dados, aplicado com professores em exercício da docência, e são integrantes do grupo de estudos supracitado, concomitantemente. Os elementos evidenciados constituem a pesquisa uma abordagem qualitativa. A perspectiva colaborativa evidenciada no grupo de estudos GEPESAD, contribui para o aprimoramento de conhecimentos e mobiliza outras aprendizagens aos professores em exercício da docência.
Descargas
Citas
ALAMI, S; DESJEUX, D; MOUSSAOUI, I G. A Pesquisa de campo. In. Os métodos qualitativos. Tradução de Luis Alberto S. Peretti. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 87-119.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Fundamentos da Prática Docente: elementos quase invisíveis. In: Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009, p. 31-53.
FIORENTINI, Dario. Pesquisar Práticas Colaborativas ou Pesquisar Colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. – 5. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 53-85.
GAMA, Renata Prenstteter; FIORENTINI, Dario. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.11, n.2, p.441-461, 2009. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2827> Acesso em: 14 set. 2022.
OLIVEIRA, Sandra Alves de.; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. O Trabalho Colaborativo e o Desenvolvimento Profissional de um Grupo de Professores dos Anos Iniciais: olhar para resolução de problemas. Cad. Pesq., São Luís, v. 24, n. Especial, p. 192-2017. set./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077/5192> Acesso em: 08 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp192-207
PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; GARCIA, Luciana Virgili Pedroso. Grupo Colaborativo e Formação Docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 35, n. 2, p. 243-254, Jul./dez., 2013. Disponível em: < https://sumarios.org/artigo/grupo-colaborativo-e-forma%C3%A7%C3%A3o-docente-di%C3%A1logos-transformadores-com-uma-professora> Acesso em: 08 set. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 João Sandro de Sousa Paixão, José Erison Matias Oliveira, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.