Grupo de estudos: perspectivas colaborativas ao desenvolvimento da prática educativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49212

Palabras clave:

Grupo de Estudos, Experiências Colaborativas, Prática Educativa

Resumen

Este estudo, realizado em 2022, pautou-se em torno da perspectiva de trabalho colaborativo, e como ela repercute na prática docente. Para isso, delineou-se como objetivo geral compreender que possibilidades as experiências colaborativas vivenciadas no Grupo de Estudos de Pesquisa em Educação Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) promovem à prática educativa, tendo em vista, um caráter formador. Para fundamentação do estudo, foram trazidos aspectos da teoria dos seguintes autores: Fiorentini (2013), Gama; Fiorentini (2009), Perelli; Garcia (2013), Farias et al (2009), Oliveira; Passos (2017). Foi utilizado o questionário como instrumento de produção coleta de dados, aplicado com professores em exercício da docência, e são integrantes do grupo de estudos supracitado, concomitantemente. Os elementos evidenciados constituem a pesquisa uma abordagem qualitativa. A perspectiva colaborativa evidenciada no grupo de estudos GEPESAD, contribui para o aprimoramento de conhecimentos e mobiliza outras aprendizagens aos professores em exercício da docência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Sandro de Sousa Paixão, Faculdade de Educação de Itapipoca

Graduando em Pedagogia pela UECE e Secretário de Cultura e Turismo do município de Tururu-CE

José Erison Matias Oliveira, Faculdade de Educação de Itapipoca

Graduação em Pedagogia pela UECE e tutor de Língua Portuguesa no âmbito da rede Estadual de Ensino.

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Faculdade de Educação de Itapipoca

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Setor de Metodologia e Pesquisa em Educação da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

Citas

ALAMI, S; DESJEUX, D; MOUSSAOUI, I G. A Pesquisa de campo. In. Os métodos qualitativos. Tradução de Luis Alberto S. Peretti. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 87-119.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Fundamentos da Prática Docente: elementos quase invisíveis. In: Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009, p. 31-53.

FIORENTINI, Dario. Pesquisar Práticas Colaborativas ou Pesquisar Colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. – 5. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 53-85.

GAMA, Renata Prenstteter; FIORENTINI, Dario. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.11, n.2, p.441-461, 2009. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2827> Acesso em: 14 set. 2022.

OLIVEIRA, Sandra Alves de.; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. O Trabalho Colaborativo e o Desenvolvimento Profissional de um Grupo de Professores dos Anos Iniciais: olhar para resolução de problemas. Cad. Pesq., São Luís, v. 24, n. Especial, p. 192-2017. set./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077/5192> Acesso em: 08 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp192-207

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; GARCIA, Luciana Virgili Pedroso. Grupo Colaborativo e Formação Docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 35, n. 2, p. 243-254, Jul./dez., 2013. Disponível em: < https://sumarios.org/artigo/grupo-colaborativo-e-forma%C3%A7%C3%A3o-docente-di%C3%A1logos-transformadores-com-uma-professora> Acesso em: 08 set. 2022.

Publicado

2022-11-22

Cómo citar

PAIXÃO, J. S. de S. .; OLIVEIRA, J. E. M. .; CASTRO, F. M. F. M. . Grupo de estudos: perspectivas colaborativas ao desenvolvimento da prática educativa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49212, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9212. Acesso em: 3 jul. 2024.