Indisciplina Escolar Pós-Pandemia Covid-19 na Educação do Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49171

Palabras clave:

Indisciplina escolar, Retorno Presencial, Educação cearense

Resumen

Este trabalho tem como propósito apresentar, sob a ótica do docente, os fatores que contribuem para a indisciplina escolar no retorno das atividades escolares presenciais depois do isolamento social pós-pandemia Covid-19. É pertinente que a indisciplina em sala de aula seja fator complicador para que ocorra o ensino e a aprendizagem, e que o ensino remoto descaracterizou no contexto de aprendizagem a ideia da sala de aula formal, da participação em grupo, e outras atividades da práxis escolar. A pesquisa foi realizada por meio de questionários eletrônicos, com professores da rede pública estadual do Ceará. O desafio principal para os professores, no contexto atual da educação, é desenvolver competências socioemocionais dos alunos, motivando-se e refazendo seu fazer pedagógico.

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Biografía del autor/a

Gabriela Pereira Souza, Instituto Federal de Educação do Ceará

Pedagoga, servidora do município de Maracanaú, cedida para o Governo do Estado do Ceará, exercendo a função de Coordenadora Escolar, especialista em Gestão Escolar, mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação do Estado do Ceará.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação do Ceará

Professor titular e pesquisador do IFCE, atuando como docente nos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no IFCE.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação do Ceará

Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor titular e pesquisador do IFCE, atuante como docente no Mestrado ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional).  Membro do corpo editorial do Educação Profissional e Tecnológica em Revista.

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Publicado

2022-11-21

Cómo citar

SOUZA, G. P. .; JUCÁ, S. C. S. .; SILVA, S. A. da . Indisciplina Escolar Pós-Pandemia Covid-19 na Educação do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49171, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49171. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9171. Acesso em: 24 nov. 2024.