Representações de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E O Vento Levou (1939)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49169

Palabras clave:

Relações de gênero e raça, Cultura Educacional, Cinema

Resumen

Este trabalho está aportado nos estudos de observação da arte cinematográfica como uma “pedagogia cultural” adquirindo assim um significado específico o qual insere-se no ato de educar globalmente com a aspiração de uma narrativa que fale a todos. O objetivo deste trabalho é compreender como são representadas as distintas relações dos sujeitos a respeito de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E o vento levou (1939). Através da análise etnográfica é possível observar dinâmicas de gênero, sexualidade, raça, desvendando as tramas de discursos específicos representantes das estruturas de poder. Abordagem a qual capta os contextos de textos e imagens apresentadas pela mídia “revelando espaços sociais da televisão” (RIAL, 2005). Destarte, através dos personagens de um filme podemos observar relações de gênero, raça, poder, cultura e distribuições sociais que identificam o lugar do homem e da mulher em uma determinada sociedade.

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Biografía del autor/a

Shirley Targino Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação na linha de História da Educação pela UFPB. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como professora Assistente nível A na UFPB- campus IV (2018- 2020).

Isabela Nathália Nunes , Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional e Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Referências Fílmicas

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Publicado

2022-11-21

Cómo citar

SILVA, S. T. .; NUNES , I. N. . Representações de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E O Vento Levou (1939). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49169, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49169. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9169. Acesso em: 22 nov. 2024.