Parenting versus academic productivity: a study on university teaching mothers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49127

Palabras clave:

University, Women, Parenting, Academic Productivity

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a aparente oposição entre a parentalidade e a produtividade das mulheres na academia, considerando que mães têm a sua produção acadêmica atravessada por essa realidade de cuidados parentais que incidem em uma relativa diminuição da produtividade acadêmica. Ao nos debruçarmos especificamente sobre a produção acadêmica de mulheres mães professoras de Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, durante o período da pandemia da COVID-19, aferimos uma relevante diminuição de sua produção, e inferimos que essa diminuição se relaciona diretamente com o contexto dos cuidados parentais e da sobrecarga de trabalho doméstico que caracteriza esse grupo. Trata-se de uma pesquisa ancorada na perspectiva da interseccionalidade que busca questionar o modelo misógino da Universidade brasileira que naturaliza as condições adversas de trabalho das mulheres, desconsiderando o machismo que atravessa as práticas sociais em diferentes instâncias de nossa sociedade, definindo lugares sociais distintos às mulheres.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kássia Mota de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Larissa Lira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CFP. Membro do Grupo de Estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação - GIPE; e foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência - PIBID.

Kethley Horranna Bezerra Rolim, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina. Pós-graduanda no Curso de Especialização em Formação Docente para a Educação Básica pela UAE/UFCG. Membro do Grupo de Estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação - GIPE.

Citas

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, [s. l.], v. v.8, ed. n.1, 2000.

BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão. Feminismos Subalternos. Rev. Estud. Fem. [online]., vol.25, n.3, pp.1035-1054, 2017. ISSN 0104-026X. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1035

CRENSHAW, Kimberle. A intersecionalidade da discriminação de raça e gênero. 2002. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf> Acesso em: 19 jun. 2020.

HILL COLLINS, Patricia. O poder da autodefinição. In: PENSAMENTO Feminista Negro: Conhecimento, consciência e a política do empoderamento. [S. l.: s. n.], cap. 5, 1990.

HOOKS, Bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. n.16, p.193-210, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220151608

IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro. n.38, 2018. Versão online. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br Acesso em: 01 jun. 2020.

ONU. The Impact of COVID-19 on Women. 2020. United Nations Entity for Gender and the Empowerment of woman. Disponível em: unwoman.org. Acesso em: 01 jun. 2020.

PARENT IN SCIENSE. Produtividade Acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade. Disponível em: < https://327b604e-5cf4-492b-910b-e35e2bc67511.filesusr.com/ugd/0b341b_81cd8390d0f94bfd8fcd17ee6f29bc0e.pdf?index=true>, acesso em: 20 jun. 2021.

RODRIGUES, Jeorgina Gentil; GUIMARÃES, Maria Cristina Soares. A Fundação Oswaldo Cruz e a ciência no feminino: a participação feminina na prática e na gestão da pesquisa em uma instituição de ensino e pesquisa. Cadernos Pagu, n.46, p.197-222, jan-abril, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201600460197

Publicado

2022-11-06

Cómo citar

SOUSA, K. M. de .; SILVA, . L. L. da .; ROLIM, K. H. B. . Parenting versus academic productivity: a study on university teaching mothers. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49127, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49127. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9127. Acesso em: 24 nov. 2024.