Parenting versus academic productivity: a study on university teaching mothers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49127

Palabras clave:

University, Women, Parenting, Academic Productivity

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a aparente oposição entre a parentalidade e a produtividade das mulheres na academia, considerando que mães têm a sua produção acadêmica atravessada por essa realidade de cuidados parentais que incidem em uma relativa diminuição da produtividade acadêmica. Ao nos debruçarmos especificamente sobre a produção acadêmica de mulheres mães professoras de Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, durante o período da pandemia da COVID-19, aferimos uma relevante diminuição de sua produção, e inferimos que essa diminuição se relaciona diretamente com o contexto dos cuidados parentais e da sobrecarga de trabalho doméstico que caracteriza esse grupo. Trata-se de uma pesquisa ancorada na perspectiva da interseccionalidade que busca questionar o modelo misógino da Universidade brasileira que naturaliza as condições adversas de trabalho das mulheres, desconsiderando o machismo que atravessa as práticas sociais em diferentes instâncias de nossa sociedade, definindo lugares sociais distintos às mulheres.

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Biografía del autor/a

Kássia Mota de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Larissa Lira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CFP. Membro do Grupo de Estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação - GIPE; e foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência - PIBID.

Kethley Horranna Bezerra Rolim, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina. Pós-graduanda no Curso de Especialização em Formação Docente para a Educação Básica pela UAE/UFCG. Membro do Grupo de Estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação - GIPE.

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Publicado

2022-11-06

Cómo citar

SOUSA, K. M. de .; SILVA, . L. L. da .; ROLIM, K. H. B. . Parenting versus academic productivity: a study on university teaching mothers. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49127, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49127. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9127. Acesso em: 22 jul. 2024.