Censo Escolar (2011 - 2020): Relações de trabalho e o “desenegrecimento” dos docentes baianos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48743

Palabras clave:

Política Educacional, Censo Escolar, Supremacia Branca Global, Relações de Trabalho

Resumen

O presente artigo tem como objetivo debater a importância do Censo Escolar (INEP) na construção de políticas públicas. Visa-se, igualmente, problematizar a metodologia das relações étnico-raciais e das relações de trabalho expressas nos dados oficiais, focalizando, a Bahia, a nível meso, e o Brasil, a nível macro, de 2011 até 2020. A análise sustenta-se em pesquisa documental e coteja o Censo com outras fontes, como o IBGE. Assim, a precariedade e o racismo formam categorias analíticas privilegiadas na presente na análise.

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Biografía del autor/a

Gabriel Hidalgo de Lucena, Universidade Estadual de Campinas

Licenciando em química pela FE-UNICAMP. Participou de duas iniciações científicas em política educacional sob orientação da Profª Drª Selma Borghi Venco e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na E.E. Vítor Meirelles, sob orientação do Profº Drº Gildo Girotto Jr.

Victor Morgado Farias dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Graduando em letras pelo IEL – UNICAMP. Participa da segunda pesquisa em política educacional pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica orientado pela Profª Drª Selma Borghi Venco. Ainda participou de dois congressos e dois seminários.

Selma Venco, Universidade Estadual de Campinas

Socióloga, doutora em educação e pós-doutora em sociologia do trabalho pela Université de Paris X – Nanterre. Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisadora associada do Centre des Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política (GREPPE)

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

LUCENA, G. H. de; SANTOS, V. M. F. dos; VENCO, S. Censo Escolar (2011 - 2020): Relações de trabalho e o “desenegrecimento” dos docentes baianos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e48743, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48743. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8743. Acesso em: 24 nov. 2024.