School Census (2010 - 2020): the work’s relations and the “unblacking” of teachers in Bahia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48743

Keywords:

Educational Politics, School Census, Global White Supremacy, Work 's Relations

Abstract

The present article aims to debate the importance of the School Census (INEP) in the construction of public policies. It is also intended to problematize the methodology of ethnic-racial relations and the work’s relations expressed in oficial datas, focusing in Bahia, at meso level, and in Brazil, at macro level, from 2011 until 2020. The analysis is based on documentary research and colette the Census with other sources. Thereby, the precariousness and the racism form privileged analytical categories in the present analysis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Hidalgo de Lucena, Universidade Estadual de Campinas

Licenciando em química pela FE-UNICAMP. Participou de duas iniciações científicas em política educacional sob orientação da Profª Drª Selma Borghi Venco e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na E.E. Vítor Meirelles, sob orientação do Profº Drº Gildo Girotto Jr.

Português Português, Universidade Estadual de Campinas

Graduando em letras pelo IEL – UNICAMP. Participa da segunda pesquisa em política educacional pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica orientado pela Profª Drª Selma Borghi Venco. Ainda participou de dois congressos e dois seminários.

Português Português, Universidade Estadual de Campinas

Socióloga, doutora em educação e pós-doutora em sociologia do trabalho pela Université de Paris X – Nanterre. Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisadora associada do Centre des Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política (GREPPE)

References

BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan. Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo: ensaio sociológico as origens, as manifestações e os efeitos do preconceito de cor no município de São Paulo. [S.l: s.n.], 1955.

BARROS, C. C. A.; SOUZA, A. da S.; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C.; CARDOSO, B. L. C. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975>. Acesso em 30.ago.2021.

BESSON, J. (Org.) A ilusão das estatísticas. São Paulo: Editorial UNESP, 1995

BRAGA, Ruy. A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista. São Paulo: Boitempo, 2012

BRASIL (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Inep lança campanha de preenchimento do campo "cor/raça" no Censo Escolar. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/noticias_seppir/noticias/agosto/inep-lanca-campanha-de-preenchimento-do-campo-cor-raca-no-censo-escolar. Acesso em 30.jun.2022.

BRASIL. Lei nº13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm> Acesso em 01.agos.2022.

BRASIL. Lei nº 12288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em 01.agos.2022

CASTEL, Robert. Metamorfoses da questão social. Petrópolis: Vozes, 1998. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

CNN. Brancos têm rendimento cerca de 40% maior do que negros, mostra pesuisa do IBGE. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/brancos-tem-rendimento-cerca-de-40-maior-do-que-negros-mostra-pesquisa-do-ibge/#:~:text=Uma%20pesquisa%20divulgada%20pelo%20Instituto,e%20R%24%201.810%20para%20pardos. Acesso em 16. nov.2022.

CNN. Violência policial no Brasil: uma pessoa negra é morta a cada quatro horas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/violencia-policial-no-brasil-uma-pessoa-negra-e-morta-a-cada-quatro-horas/. Acesso em 12.nov.2022.

DINIZ, Ednar Maria Vieira. O Censo Escolar. R. Bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 194, p. 156-163, jan./abr. 1999. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1012

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 1978.

FERRARO, Alceu Ravanello. Gênero, raça e escolarização na Bahia e no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa [online]. 2009, v. 39, n. 138, pp. 813-835. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000300007>. Acesso em 25.agos.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000300007

FLEURI, Reinaldo Matias. Perfil profissional docente no Brasil: metodologias e categorias de pesquisas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+Profissional+Docente+no+Brasil+Metodologias+e+Categorias+de+Pesquisas/0265e3d7-3948-4b16-83c6-0b43dc14c6b3?version=1.0 Acesso em 25.agos.2021.

GMR INTELIGÊNCIA DE MERCADO (Brasília). Resultado da pesquisa: análise, conclusões e recomendações: pesquisa de controle de qualidade do censo escolar 2017. PESQUISA DE CONTROLE DE QUALIDADE DO CENSO ESCOLAR 2017. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/pesquisa_de_controle_de_qualidade/2017/relatorio_final_da_pesquisa_de_controle_de_qualidade_do_censo_escolar_2017.pdf. Acesso em 08.agos.2021.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1982.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Como trabalhar com "raça" em sociologia. Educação e Pesquisa [online]. 2003, v. 29, n. 1, pp. 93-107. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100008>. Acesso em 28.mai.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100008

IANNI, Octávio. Raças e classes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE divulga resultados de estudo sobre cor ou raça. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=1933&t=ibge-divulga-resultados-estudo-sobre-cor-raca&view=noticia. Acesso em 30.jun.2022.

INEP. Portaria nº 156 de 20/10/2004 / INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Determina que as unidades escolares adequem suas fichas de matrícula aos quesitos do questionário do Censo Escolar INEP. O item cor/raça no censo escolar da educação básica. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/documentos/2015/cor_raca.pdf> Acesso em 19.mai.2022.

ISTO É. Inep exclui microdados do Censo Escolar e do Enem e oculta informações do sistema. Disponível em: https://istoe.com.br/inep-exclui-microdados-do-censo-escolar-e-do-enem-e-oculta-informacoes-do-sistema/. Acesso em 19.mai.2022.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, v. 36, n. 1, p. 51-72, 2002.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 58, p. 22-42, maio/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255820142916

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LINHART, Danièle. Modernisation et précarisation de la vie au travail. Papeles del CEIC. Vol. 1, marzo-sin, 2009, pp.1-19. Universidad del País Vasco.

MILLS, Charles. The Racial Contract. Cornell University, 1997.

MOURA, Clóvis. História do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1992.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense Limitada, 1953.

RIGOTTI, José Irineu Rangel; CERQUEIRA, Cézar Augusto. As bases de dados do INEP e os indicadores educacionais: conceitos e aplicações. In: RIOS-NETO, E. L. G.; RIANI, J. de L. R. (Org.). Introdução à demografia da educação. Campinas: Associação Brasileira de Estudos Populacionais, p. 73-88, 2004.

SANTOS, Victor Morgado Farias; VENCO, Selma Borghi. Os professores temporários sem cor: um estudo sobre a impossibilidade de ser negro no Estado mais preto do país. In: XXIX CONGRESSO DE INICIAçãO CIENTíFICA DA UNICAMP, 2021, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/pibic-2021/papers/os-professores-temporarios-sem-cor--um-estudo-sobre-a-impossibilidade-de-ser-negro-no-estado-mais-preto-do-pais?lang=pt-br> Acesso em 30.jun.2022.

SOUZA, Neusa Santos. Torna-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

UOL. Corte de verba reforça desmonte da fiscalização ambiental no Brasil. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2021/04/25/corte-de-verba-reforca-desmonte-da-fiscalizacao-ambiental-no-brasil.htm. Acesso em 27.jul.2021.

VALOR ECONÔMICO. Corte de verba inviabiliza Censo, diz IBGE. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/03/23/corte-de-verba-inviabiliza-censo-diz-ibge.ghtml. Acesso em 27.jul.2021.

VENCO, Selma; RIGOLON, Walkiria. Quem quer ser professor? A precariedade objetiva e subjetiva no trabalho docente. 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiás, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt09_trabalhos_pdfs/gt09 _2817_texto.pdf>. Acesso em 21.abr.2020.

VENCO, Selma. Situação de quasi-uberização dos docentes paulistas? Revista ABET, João Pessoa, V.17, n.1, p. 94-104, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2018v17n1.41167

VENCO, Selma. A política educacional no Brasil e na França: um estudo sobre as relações de trabalho no território. Relatório de pesquisa Fapesp, 2022.

Published

2022-12-31

How to Cite

LUCENA, G. H. de; PORTUGUÊS, P.; PORTUGUÊS, P. School Census (2010 - 2020): the work’s relations and the “unblacking” of teachers in Bahia. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 4, p. e48743, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48743. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8743. Acesso em: 22 jul. 2024.