Os desafios da pesquisa acadêmica sobre a Educação Domiciliar no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48730

Palabras clave:

Educação Domiciliar, Homeschooling, Pesquisa acadêmica, Senso comum

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar os principais desafios da pesquisa acadêmica sobre a educação domiciliar no Brasil na atualidade. Por meio de abordagem qualitativa de pesquisa, os elementos elencados para análise derivam tanto da pesquisa bibliográfica sobre o tema, como do acompanhamento das ações em prol da regulamentação da prática da educação domiciliar no país. Destacam-se como resultados predominantes: o uso reiterado do senso comum e generalizações em relação à educação domiciliar; a reação contrária da comunidade acadêmica sobre o tema que se encontra associado a projetos conservadores do atual governo federal; a necessidade de ampliação do diálogo e enfrentamento da polarização em torno de um movimento que se revela complexo; e a urgência da ampliação de pesquisas acadêmicas sobre a educação domiciliar visando ao fortalecimento dos argumentos em defesa da educação pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra. no Departamento de Política e Administração de Sistemas Educacionais (DEPASE), na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e coordenadora do Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

Giulia Maria Bumba, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e o Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

Isabela Mallis Martinho de Araujo, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e o Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

Patrícia Machado Jardim, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra o Laboratório de Política Pública e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e o Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD).

Citas

ARAÚJO, Luís Fernando Ferreira; PROGETTI, Claudia Bianchi; SANTOS, Robson Alves dos. O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.4992

ARAÚJO, Stephane Silva de; LEITE, Maria Cecilia Lorea. A defesa pela “liberdade de escolha” fortalecendo uma rede empresarial: o homeschooling brasileiro. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14819.039

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. Homeschooling no Brasil: ampliação do Direito à Educação ou via de Privatização?. Educação e sociedade, v. 37, p. 153-168, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157215

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro; EVANGELISTA, Natália Sartori. Educação domiciliar e direito à educação: a influência norte-americana no Brasil. Revista Educação em Perspectiva, v.8, n.3, p. 328-344. Viçosa, 2017. DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.907

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 9394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br). Acesso em: 21 out. 2022

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, 1990. Disponível em: L8069 (planalto.gov.br). Acesso em: 21 out. 2022

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 3179/2012, de 08 de fevereiro de 2013. Acrescenta parágrafo ao art. 23 da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012. Disponível em: Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br). Acesso em: 21 out. 2022

CASANOVA, Letícia Veiga; FERREIRA, Valéria Silva. Os discursos da Associação Nacional de Educação Domiciliar do Brasil. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14771.025

CECCHETTI, E.; TEDESCO, A. L.. Educação Básica em xeque: Homeschooling e fundamentalismo religioso em tempos de neoconservadorismo. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14816.026

FARIA, B. de; BARBOSA, L. Educação domiciliar no Brasil e grupos de apoio: resposta à “falta de socialização” fora da escola?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/revpibic2720192806

FIORIN. J. L. de. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Ática, 2006.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa. 2004, v. 30, n. 1, pp. 11-30. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002

GUIZZO, B. S.; MARCELLO, F. de A.; MÜLLER, F.. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046238077

LODI, J. G.; BARBOSA, L. M. R.. A Educação Domiciliar (Homeschooling) no Brasil e a crise da escola. In: MARINHO, I. da C.; CHAVES, E. R. M.; COSTA, A. G.; MEDEIROS, M. E. de O. B. (org.). Formação de jovens pesquisadores na educação: práxis e resistências. 1ed.Cajazeiras: Edições AINPGP, 2021, v. 1, p. 86-103.

NEVES, V. N. S.; VALDEGIL , D. de A.; SABINO, R. do N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271

OLIVEIRA, R. L. P.; BARBOSA, L. M. R.. O neoliberalismo como um dos fundamentos da educação domiciliar. Pro-Posições [online], v. 28, n. 2, pp. 193-212, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0097

PESSOA, M. L. S.. Educação Domiciliar no Brasil: Trajetória e organização a partir de 1990. Dissertação de (Mestrado) em Serviço Social da Educação - Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão/SE, 2019.

QUEIROZ, M. I. P. de. O pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. In: LANG, A. B. da S. G. (org.). Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: Humanitas, 1999. p. 13-24.

RAY, B. D.. Homeschooling grows up. National Home Education Research Institute, 2004.

RIBEIRO, A. C.. Homeschooling e controvérsias: da identidade à pluralidade – o drama da socialização. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–22, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14775.034

ROCHA, D.; DEUSDARÁ, B.. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. Alea: Estudos Neolatinos. 2005, v. 7, n. 2, pp. 305-322. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2005000200010

SAVIANI, D.. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 3 ed. São Paulo: Autores Associados,1985.

SPIEGLER, T. Parent’s motives for home education: the influence of methodological design and social context. International Electronic Journal of Elementary Education. v. 3, issue 1, October, 2010.

VAN PELT, D. A. N., ALLISON, P. A., ALLISON, D. J. Fifteen Years Later: Home-Educated Canadian Adults. Canadian Centre for Home Education, 2009.

VASCONCELOS, M. C.. A Educação Domiciliar e suas motivações: elos que se desfazem e se refazem. In: VASCONCELOS, M. C. (Org.). Educação Domiciliar no Brasil: mo(vi)mento em debate. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868569.2

VASCONCELOS, M. C.. Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha. Pro-Posições [online], V. 28, n 2, pp. 122-140, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0172

VIEIRA, A. de H. P. “Interesses naturais” ou vantagem de classe? Desigualdade invisível e construções da “educação ideal” em famílias “homeschoolers”. In: VASCONCELOS, M. C. (Org.). Educação Domiciliar no Brasil: mo(vi)mento em debate. Curitiba: CRV, 2021.

VIEIRA, A. de H. P. "Escola? Não, obrigado": um retrato da homeschooling no Brasil. 76 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais). Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

ZAN, D.; KRAWCZYK, N.. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Retratos da Escola, v. 13, n. 27, p. 607–620, 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1032

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

BARBOSA, L. M. R.; BUMBA, G. M.; ARAUJO, I. M. M. de; JARDIM, P. M. Os desafios da pesquisa acadêmica sobre a Educação Domiciliar no Brasil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e48730, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48730. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8730. Acesso em: 24 nov. 2024.