O papel social da escola na construção da cultura de paz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48677

Palabras clave:

Papel Social da Escola, Cultura de Paz, Práticas Educacionais

Resumen

A escola é um dos mais importantes espaços de promoção à cultura, à autonomia, à diversidade, à educação formal, composta por sujeitos e pelas relações estabelecidas entre eles. O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção dos profissionais da educação sobre o papel social da escola na construção da cultura de paz, tendo, como ponto de partida, a discussão sobre as práticas de construção de cultura de paz no contexto escolar. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e na pesquisa exploratória. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, por meio do Google Forms, contando com sete participantes. Os principais resultados apontaram que a escola exerce papel importante no processo de construção da cultura de paz, pois ela é a protagonista na formação intelectual, social, política e ética dos indivíduos, responsável por todos os elementos educativos presentes em seu contexto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Magdala Costa Borba, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Thayná da Silva Sales, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió-Alagoas. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Citas

ATAÍDE, Y. D. B. A educação e a cultura de paz. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 14, p. 11-18, jul./dez., 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.

DUPRET, L. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. In: FACCI, M. G. D.; SILVA, S. M. C.; ANACHE, A. A. Psicologia escolar e educacional. São Paulo, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572002000100013

DUSI, M. L. H. M. A construção da cultura de paz no contexto da instituição escolar. Tese (Dissertação) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília – DF, 2006.

RABBANI, M. J. Educação para a paz: desenvolvimento histórico, objetivos e metodologia. IN: MILANI, F.i M.; JESUS, R. de C. D. P. (Org.). Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003, p. 63-94.

Publicado

2022-11-05

Cómo citar

BORBA, M. C.; SALES, T. da S.; SILVA, G. da. O papel social da escola na construção da cultura de paz. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e48677, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48677. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8677. Acesso em: 22 jul. 2024.