A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48396

Palabras clave:

Formação de professores, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), História da Educação

Resumen

A formação de professores vem ampliando as discussões no cenário educativo, principalmente a partir das reformas educacionais do final do século XX, e atraindo olhares de especialista e legisladores, que veem na preparação docente caminhos para determinados fins educativos. Este artigo tem por objetivo, assim, compreender a historicidade da formação de professores no Brasil, com destaque às implicações das Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) de 1961 e 1996. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos objetos de estudo são esses instrumentos legais, no contexto da história da formação docente e da educação brasileira. Como apontamentos, após a análise proposta, evidenciou-se que a historicidade da formação docente no Brasil atravessa interesses particulares de grupos, refletidos nas legislações que amparam o sistema educacional brasileiro, e é, ainda, marcado pelas questões sociais pertinente às épocas, que reverberam na constituição da profissão docente, em sua identidade, formação e status social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Faculdade Ari de Sá

Mestra em Educação (PPGE/UECE), Especialista em Educação Infantil (UCDB), Licenciada em Pedagogia (UECE). Pesquisa sobre docência, formação, saberes e práticas dos professores do Ensino Superior. Atua na Educação Básica e no Ensino Superior. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Ari de Sá (CPA/FAS).

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação (PPGE/UECE), Especialista em Educação Matemática (UNOPAR) e Licenciado em Matemática (FECLESC/UECE). Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Ceará (SBEM-CE).

Antonio Germano Magalhães Junior , Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Psicologia (UECE), Graduado em Pedagogia e História (UFC), Especialista em Pesquisa Educacional (UFC) e em Educação a Distância (UnB), Mestre e Doutor em Educação (UFC), com pós-doutorado em Educação (UFRN).

Ana Paula Lima Barbosa, Faculdade Ari de Sá

Bacharel em Direito (UNIFOR) e Licenciada em Pedagogia (UECE), Mestra em Educação (UECE) e Doutora em Educação (UFC). Tem experiência no Ensino Superior presencial e a distância. Coordenadora da Coordenação de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão CIME da FAS.

Citas

BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 20 abr. 2022.

CARVALHO, D. P. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de professores para a educação básica. Ciência & Educação, v. 5, n. 2, p. 81-90. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73131998000200008

FREITAS, M. C.; BICCAS, M. S. História Social da Educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez. 2008.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).

MOROSINI, M. C. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

PECEGUEIRO, C. M. P. A. A formação do professor na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional do Brasil nº 9394/96. Anais VIII Fórum Internacional de Pedagogia, Imperatriz, MA, Brasil, 8., 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID2092_20092016123441.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. G. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado

2022-09-10

Cómo citar

MONTEIRO, R. R. M.; MELO, C. I. B. de; MAGALHÃES JUNIOR , A. G. .; BARBOSA, A. P. L. . A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e48396, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48396. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8396. Acesso em: 21 nov. 2024.