Cenas em cena: uma sequência didática para narrativas literárias contadas através do gênero textual dramático
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6793Palabras clave:
Ensino Médio Integrado, Literatura, Narrativa, Drama, Sequência DidáticaResumen
O presente trabalho buscou desenvolver uma ferramenta pedagógica, por meio de uma sequência didática, com a finalidade de inovar as aulas de Literatura dos 3ºs anos dos cursos Técnicos em Eletrotécnica e Informática, integrados ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS, campus Poços de Caldas (MG). Busca-se apresentar uma alternativa aos professores e professoras de Literatura permitindo-lhes aprofundar as narrativas literárias, no intuito de despertar um maior interesse e protagonismo dos educandos, através de uma abordagem diferenciada ao (re)conhecer os gêneros: narrativo (literário) e dramático (teatral), assim como ler, escrever e (re) contar histórias, motivando-os dentro dos seus processos de construção da aprendizagem. O desenvolvimento desta proposta prática se deu com alunos dos terceiros anos dos cursos integrados em Eletrotécnica e Informática, no segundo semestre de 2020, dentro da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. A atividade consistiu em uma sequência didática, dividida em módulos de estudos sequenciais, adaptados para as aulas remotas (pandemia COVID-19), com representação de uma releitura Estruturalista, elaborada e planejada pelos alunos de um texto de partida (narrativo) para um texto de chegada (dramático). Todo o projeto está compilado (ao final) em outro produto educacional, uma cartilha que detalha uma prática pedagógica de inclusão literária que pretende servir de alternativa a professores que trabalham com o tema – culminância desta pesquisa.
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