Políticas Públicas para Formação Continuada docente: revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6367

Palabras clave:

Políticas Públicas, Formação, Professores, Amapá

Resumen

O artigo trata de uma revisão literária sobre Políticas Públicas para formação docente. Objetivamos analisar as literaturas brasileiras sobre Políticas Públicas dos últimos cinco anos (2016 a 2020), que tratam da formação de professores do Estado do Amapá. Adotamos a metodologia sistemática de revisão bibliográfica, sendo estudo de tipo descritivo, de abordagem qualitativa, (GIL, 2008) com o foco em responder as questões através da resolução do estado da questão segundo Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). As literaturas foram identificadas em pesquisa realizada no portal da Scielo e no Portal Periódicos Capes, através de descritores de pesquisa. Sendo selecionados do universo de artigos, apenas oito estudos. Os resultados apresentaram a estrutura em quadros, identificando o autor, o tema, a revista e ano de publicação. A discussão analisou aspectos da formação docente presentes na atual conjuntura das políticas públicas educacionais no Brasil e no Estado do Amapá através de cinco categorias: 1) Formação docente pelo PARFOR; 2) Formação em rede pela PNAIC; 3) Parceria universidade-escola; 4) Formação docente no IFAP; 5) Formação continuada. Chegamos à conclusão de que as pesquisas analisadas relatam a grande importância das políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada do professor, estas têm causado impacto positivo para desenvolvimento profissional do professor e consequentemente na melhoria da aprendizagem dos alunos.

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Biografía del autor/a

Arivaldo Leite Mira, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará – UECE no Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas - MPPPP. Pós Graduação em docência do Ensino-Superior-FAT. Especialista em Linguística Aplicada-FTA. Especialista em Novas Linguagens e Novas abordagens para o Ensino de Língua Portuguesa-FAT. REDATOR no Componente Curricular de Língua Portuguesa da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC/RCA. FORMADOR no Componente Curricular de Língua Portuguesa da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC/RCA. TÉCNICO, REVISOR E ADAPTADOR DOS LIVROS PARADIDÁTICOS do Programa de Aprendizagem no Amapá-PAAP. MENTOR E FORMADOR do Programa de Aprendizagem no Amapá-PAAP. FORMADOR do NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA- NUFOC/CVEDUC-SEED/CRH, - FACILITADOR - SEED/NUFOC,FACILITADOR Escola de Administração Pública-EAP. consultor técnico - SEED/CRH/AP, responsável técnico - SEED/CRH/AP. CONSULTOR SEBRAE (PESSOA JURÍDICA) PROFESSOR ACADÊMICO de Língua Portuguesa do INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E PÓS GRADUAÇÃO, professor de Língua Portuguesa do INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E PÓS GRADUAÇÃO, professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Coelho Neto, professor da Faculdade Atual, professor da Universidade Federal do Amapá, instrutor - Secretaria Estadual de Educação, cursista - Secretaria Estadual de Educação, cursista - Secretaria Estadual de Educação, instrutor - Secretaria Estadual de Educação, instrutor - Secretaria Estadual de Educação, professor bolsista do Instituto Federal do Amapá, professor do Instituto Federal do Amapá, professor da FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ, professor da FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ, PROFESSOR ACADÊMICO DA FACULDADE ISEPRO. ( LÍNGUA PORTUGUESA. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

Dannielsom Thomptsom de Souza Miranda, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Amapá

Atualmente exerce o cargo de Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED, responsável pela política de valorização e formação continuada dos professores, possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2012) e Especialização em Neuropsicopedagogia e mestrando em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. É consultor em Gestão da Qualidade, tendo várias experiências em avaliação de maturidade da gestão no Modelo de Excelência na Gestão (MEG/FNQ), inclusive atuando por 3 anos como Avaliador Interno da Gestão da Qualidade do SEBRAE/AP como Consultor independente

 

Esmeralda Viana Braga Sá, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Amapá

Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE no mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas - MPPPP. Pedagoga  pós graduada em gestão escolar; Educação de Jovens e Adultos - EJA; Docência do Ensino Superior.

Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Secretaria Municipal de Educação do Macapá

Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará(UECE) no mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas - MPPPP (UECE), Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação para as Séries Iniciais (UNIFAP-2005) e Bacharelado em Administração com Habilitação em Recursos Humanos (CEAP-2002). Empreteca(2003). Servidora Pública de Carreira do Município de Macapá, lotada na Secretaria Municipal de Educação desde 1999, Professora do Centro de Ensino Superior do Amapá desde 2005, Credenciada como instrutora do SEBRAE/AP (2009) na área de Recursos Humanos. Experiência de 21 anos como docente da educação básica, cursos profissionalizantes, Ensino Superior nos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo; orientadora e membro de banca avaliadora de trabalhos de conclusão de curso, Consultora e Instrutora Organizacional, Coordenadora de Projetos Interdisciplinares (CEAP), Coordenadora do Programa Mais Educação(EMEF Rda. Lima Guedes), Presidente Caixa Escolar (EMEF Araci Nascimento), Representante Docente do CONSUP (CEAP), Membro da CIPA (CEAP), Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração (CEAP), Docente Pós Graduação (Faculdade Estácio de Sá), Assistente Pedagógica (EMEF Rda. Lima Guedes), Gerente do Núcleo de Capacitação para Gestão Escolar da Coordenadoria de Recursos Humanos da SEED/AP e Coordenadora de Recursos Humanos da Secretária de Estado da Educação-CRH/SEED.

Citas

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

MIRA, A. L.; MIRANDA, D. T. de S.; BRAGA SÁ, E. V.; BARRETO, P. A. dos S. Políticas Públicas para Formação Continuada docente: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316367, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6367. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6367. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável