Políticas Públicas para Formação Continuada docente: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6367Palabras clave:
Políticas Públicas, Formação, Professores, AmapáResumen
O artigo trata de uma revisão literária sobre Políticas Públicas para formação docente. Objetivamos analisar as literaturas brasileiras sobre Políticas Públicas dos últimos cinco anos (2016 a 2020), que tratam da formação de professores do Estado do Amapá. Adotamos a metodologia sistemática de revisão bibliográfica, sendo estudo de tipo descritivo, de abordagem qualitativa, (GIL, 2008) com o foco em responder as questões através da resolução do estado da questão segundo Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). As literaturas foram identificadas em pesquisa realizada no portal da Scielo e no Portal Periódicos Capes, através de descritores de pesquisa. Sendo selecionados do universo de artigos, apenas oito estudos. Os resultados apresentaram a estrutura em quadros, identificando o autor, o tema, a revista e ano de publicação. A discussão analisou aspectos da formação docente presentes na atual conjuntura das políticas públicas educacionais no Brasil e no Estado do Amapá através de cinco categorias: 1) Formação docente pelo PARFOR; 2) Formação em rede pela PNAIC; 3) Parceria universidade-escola; 4) Formação docente no IFAP; 5) Formação continuada. Chegamos à conclusão de que as pesquisas analisadas relatam a grande importância das políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada do professor, estas têm causado impacto positivo para desenvolvimento profissional do professor e consequentemente na melhoria da aprendizagem dos alunos.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Elane Carneiro de; REIS, Marcos Vinicius de Freitas. Religião, política e educação: concepções de racismo religioso dos professores do Estado do Amapá. Fronteiras e Debates, v. 3, n. 2, p. 49-75, 2017. Acesso em: 14 mar. 2021.
ARAÚJO, Marciano Vieira de. BARROS, Delma. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 6, n. 5, p. 56-201, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3e4WTUi. Acesso em: 11 mar. 2021.
COSTA, Carlos. Missão de professor – O papel do docente hoje é fazer parceria com os alunos. Revista Ensino Superior, v. 1, n. 18, p. 1-2, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2Vlm3HJ. Acesso em: 11 mar. 2021.
GUEDES Isabella Abreu Carvalho; SANCHEZ, Liliane Barreira. A formação docente para a educação profissional técnica e sua influência na atuação dos professores do instituto federal do Amapá – campus Macapá: um estudo de caso. Holos, v. 7, n. 1, p. 238-252, 2017. Acesso em: 14 mar. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 38-62, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2TRMaWE. Acesso em: 11 mar. 2021.
MACHADO, Luciana Castro Oliveira; TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Apontamentos sobre a formação em rede no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Educação em Revista, v. 36, n. esp., p. 1-18, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rgxGvx. Acesso em: 14 mar. 2021.
NACARATO, Adair Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, p. 699-716, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3xFNcn8. Acesso em: 14 mar. 2021.
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN , Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul.-dez., 2004. Acesso em: 14 mar. 2021.
PINTO, Rafael Ângelo Bunhi et al. O Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR em uma Universidade Comunitária: impactos e resultados. Rev. Avaliação, v. 25, n. 3, p. 769-790, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3z2uIxz. Acesso em: 14 mar. 2021.
RODRIGUES, Efigênia das Neves B. et al. O desafio de qualificar professores para a diversidade: a realidade do estado do Amapá. Relegens Treskeia, v. 7, n. 2, p. 116-135, 2018.
SOLIS, Claudia. Você sabia que o mundo precisa de 69 milhões de novos professores até 2030, segundo a UNESCO? Faculdademurialdo.com.br, 19 de outubro de 2017. Disponível em: https://bit.ly/3k1M9Ki. Acesso em: 11 mar. 2021.
SOUSA, Elisabete Piancó et al. Formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal Do Amapá – campus Macapá. Holos, a. 35, v. 1, p. 1-13, 2019.
SOUZA, Valdinei Costa. Qualidade da formação de pedagogos na perspectiva da oferta do Parfor Presencial. Educação e Pesquisa, v.43, n.1, p.82-96, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3B5pPW3. Acesso em: 14 mar. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Arivaldo Leite Mira, Dannielsom Thomptsom de Souza Miranda, Esmeralda Viana Braga Sá, Patrícia Assunção dos Santos Barreto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.