Public policies for teachers’ Continued Formation: literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6367

Keywords:

Public Policies, Formation, Teachers, Amapá

Abstract

The article presents studies on the theme Public policies for teacher training: literature review. The objective was to analyze the Brazilian literature on Public Policies of the last five years that deal with the training of teachers in the State of Amapá. The systematic methodology of bibliographic review was adopted, being a descriptive study, with a qualitative approach, with a focus on answering the questions through the resolution of the state of the question. Literatures were identified in a research carried out on the Scielo portal and on the Periodicos Capes portal, using search descriptors. Being selected from the universe of articles, only eight studies. The results presented the structure, in tables, identifying the author, the theme, the journal and year of publication. The discussion analyzed aspects of teacher training present in the current context of public educational policies in Brazil and the State of Amapá through five categories: 1) Teacher training by PARFOR; 2) Network training by PNAIC; 3) University-school partnership; 4) Teacher training at IFAP; 5) Ongoing training. It was concluded that the analyzed research reports the great importance of public policies aimed at initial and continuing teacher education, these have had a positive impact on the professional development of teachers and, consequently, on the improvement of student learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arivaldo Leite Mira, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará – UECE no Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas - MPPPP. Pós Graduação em docência do Ensino-Superior-FAT. Especialista em Linguística Aplicada-FTA. Especialista em Novas Linguagens e Novas abordagens para o Ensino de Língua Portuguesa-FAT. REDATOR no Componente Curricular de Língua Portuguesa da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC/RCA. FORMADOR no Componente Curricular de Língua Portuguesa da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC/RCA. TÉCNICO, REVISOR E ADAPTADOR DOS LIVROS PARADIDÁTICOS do Programa de Aprendizagem no Amapá-PAAP. MENTOR E FORMADOR do Programa de Aprendizagem no Amapá-PAAP. FORMADOR do NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA- NUFOC/CVEDUC-SEED/CRH, - FACILITADOR - SEED/NUFOC,FACILITADOR Escola de Administração Pública-EAP. consultor técnico - SEED/CRH/AP, responsável técnico - SEED/CRH/AP. CONSULTOR SEBRAE (PESSOA JURÍDICA) PROFESSOR ACADÊMICO de Língua Portuguesa do INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E PÓS GRADUAÇÃO, professor de Língua Portuguesa do INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E PÓS GRADUAÇÃO, professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Coelho Neto, professor da Faculdade Atual, professor da Universidade Federal do Amapá, instrutor - Secretaria Estadual de Educação, cursista - Secretaria Estadual de Educação, cursista - Secretaria Estadual de Educação, instrutor - Secretaria Estadual de Educação, instrutor - Secretaria Estadual de Educação, professor bolsista do Instituto Federal do Amapá, professor do Instituto Federal do Amapá, professor da FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ, professor da FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ, PROFESSOR ACADÊMICO DA FACULDADE ISEPRO. ( LÍNGUA PORTUGUESA. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

Dannielsom Thomptsom de Souza Miranda, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Amapá

Atualmente exerce o cargo de Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED, responsável pela política de valorização e formação continuada dos professores, possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2012) e Especialização em Neuropsicopedagogia e mestrando em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. É consultor em Gestão da Qualidade, tendo várias experiências em avaliação de maturidade da gestão no Modelo de Excelência na Gestão (MEG/FNQ), inclusive atuando por 3 anos como Avaliador Interno da Gestão da Qualidade do SEBRAE/AP como Consultor independente

 

Esmeralda Viana Braga Sá, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Amapá

Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE no mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas - MPPPP. Pedagoga  pós graduada em gestão escolar; Educação de Jovens e Adultos - EJA; Docência do Ensino Superior.

Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Secretaria Municipal de Educação do Macapá

Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará(UECE) no mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas - MPPPP (UECE), Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação para as Séries Iniciais (UNIFAP-2005) e Bacharelado em Administração com Habilitação em Recursos Humanos (CEAP-2002). Empreteca(2003). Servidora Pública de Carreira do Município de Macapá, lotada na Secretaria Municipal de Educação desde 1999, Professora do Centro de Ensino Superior do Amapá desde 2005, Credenciada como instrutora do SEBRAE/AP (2009) na área de Recursos Humanos. Experiência de 21 anos como docente da educação básica, cursos profissionalizantes, Ensino Superior nos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo; orientadora e membro de banca avaliadora de trabalhos de conclusão de curso, Consultora e Instrutora Organizacional, Coordenadora de Projetos Interdisciplinares (CEAP), Coordenadora do Programa Mais Educação(EMEF Rda. Lima Guedes), Presidente Caixa Escolar (EMEF Araci Nascimento), Representante Docente do CONSUP (CEAP), Membro da CIPA (CEAP), Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração (CEAP), Docente Pós Graduação (Faculdade Estácio de Sá), Assistente Pedagógica (EMEF Rda. Lima Guedes), Gerente do Núcleo de Capacitação para Gestão Escolar da Coordenadoria de Recursos Humanos da SEED/AP e Coordenadora de Recursos Humanos da Secretária de Estado da Educação-CRH/SEED.

References

ALBUQUERQUE, Elane Carneiro de; REIS, Marcos Vinicius de Freitas. Religião, política e educação: concepções de racismo religioso dos professores do Estado do Amapá. Fronteiras e Debates, v. 3, n. 2, p. 49-75, 2017. Acesso em: 14 mar. 2021.

ARAÚJO, Marciano Vieira de. BARROS, Delma. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 6, n. 5, p. 56-201, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3e4WTUi. Acesso em: 11 mar. 2021.

COSTA, Carlos. Missão de professor – O papel do docente hoje é fazer parceria com os alunos. Revista Ensino Superior, v. 1, n. 18, p. 1-2, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2Vlm3HJ. Acesso em: 11 mar. 2021.

GUEDES Isabella Abreu Carvalho; SANCHEZ, Liliane Barreira. A formação docente para a educação profissional técnica e sua influência na atuação dos professores do instituto federal do Amapá – campus Macapá: um estudo de caso. Holos, v. 7, n. 1, p. 238-252, 2017. Acesso em: 14 mar. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 38-62, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2TRMaWE. Acesso em: 11 mar. 2021.

MACHADO, Luciana Castro Oliveira; TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Apontamentos sobre a formação em rede no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Educação em Revista, v. 36, n. esp., p. 1-18, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rgxGvx. Acesso em: 14 mar. 2021.

NACARATO, Adair Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, p. 699-716, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3xFNcn8. Acesso em: 14 mar. 2021.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN , Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul.-dez., 2004. Acesso em: 14 mar. 2021.

PINTO, Rafael Ângelo Bunhi et al. O Programa Nacional de Formação de Professores – PARFOR em uma Universidade Comunitária: impactos e resultados. Rev. Avaliação, v. 25, n. 3, p. 769-790, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3z2uIxz. Acesso em: 14 mar. 2021.

RODRIGUES, Efigênia das Neves B. et al. O desafio de qualificar professores para a diversidade: a realidade do estado do Amapá. Relegens Treskeia, v. 7, n. 2, p. 116-135, 2018.

SOLIS, Claudia. Você sabia que o mundo precisa de 69 milhões de novos professores até 2030, segundo a UNESCO? Faculdademurialdo.com.br, 19 de outubro de 2017. Disponível em: https://bit.ly/3k1M9Ki. Acesso em: 11 mar. 2021.

SOUSA, Elisabete Piancó et al. Formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal Do Amapá – campus Macapá. Holos, a. 35, v. 1, p. 1-13, 2019.

SOUZA, Valdinei Costa. Qualidade da formação de pedagogos na perspectiva da oferta do Parfor Presencial. Educação e Pesquisa, v.43, n.1, p.82-96, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3B5pPW3. Acesso em: 14 mar. 2021.

Published

2021-04-30

How to Cite

MIRA, A. L.; MIRANDA, D. T. de S.; BRAGA SÁ, E. V.; BARRETO, P. A. dos S. Public policies for teachers’ Continued Formation: literature review. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316367, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6367. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6367. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável