Políticas Públicas para Formação Continuada docente: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6367Palavras-chave:
Políticas Públicas, Formação, Professores, AmapáResumo
O artigo trata de uma revisão literária sobre Políticas Públicas para formação docente. Objetivamos analisar as literaturas brasileiras sobre Políticas Públicas dos últimos cinco anos (2016 a 2020), que tratam da formação de professores do Estado do Amapá. Adotamos a metodologia sistemática de revisão bibliográfica, sendo estudo de tipo descritivo, de abordagem qualitativa, (GIL, 2008) com o foco em responder as questões através da resolução do estado da questão segundo Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). As literaturas foram identificadas em pesquisa realizada no portal da Scielo e no Portal Periódicos Capes, através de descritores de pesquisa. Sendo selecionados do universo de artigos, apenas oito estudos. Os resultados apresentaram a estrutura em quadros, identificando o autor, o tema, a revista e ano de publicação. A discussão analisou aspectos da formação docente presentes na atual conjuntura das políticas públicas educacionais no Brasil e no Estado do Amapá através de cinco categorias: 1) Formação docente pelo PARFOR; 2) Formação em rede pela PNAIC; 3) Parceria universidade-escola; 4) Formação docente no IFAP; 5) Formação continuada. Chegamos à conclusão de que as pesquisas analisadas relatam a grande importância das políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada do professor, estas têm causado impacto positivo para desenvolvimento profissional do professor e consequentemente na melhoria da aprendizagem dos alunos.
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