Políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6330

Palabras clave:

Políticas pública, Identidade, Subjetividade

Resumen

Com a temática políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação, o objetivo é identificar o que vem sendo publicado sobre políticas públicas para a diversidade étnico-racial na educação, o principal problema: o que está sendo publicado nas plataformas “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) e “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD), sobre as políticas públicas relacionadas a educação étnico racial? A metodologia adotada, a pesquisa do tipo estado da questão em duas bases de dados, no “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) e “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD), buscou-se as produções por aproximação da temática. Dia 26/03/2021 ás 10:56 pesquisa no site http://bdtd.ibict.br/vufind/ a busca por 'a diversidade étnico racial na educação', encontramos 14 selecionamos 6 por estarem próximos da temática, no site https://www.scielo.org/ encontramos 23 artigos, no dia 25.03.2021, às 9:30 horas, foi selecionado 5 pela aproximação do estudo. Por fim conclui-se que as relações étnico-raciais implicam em modificações, perdas e recriação nas práticas pedagógicas, isso passa pela formação dos professores.

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Biografía del autor/a

Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa, Colégio Santa Bartolomea Capitanio

Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas-Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Educação Especial. Especialização em Gestão Escolar: Direção, Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora Pedagógica no Colégio Santa Bartolomea Capitanio, Autora e Organizadora de vários livros.

Ivaldo da Silva Sousa, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

 Mestrando  em Planejamento e Políticas Públicas - ProfissionalMPPPP(Universidade Estadual do Ceará) Pós-Graduado em Psicopedagogia, Especialista em Educação, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Arte, Pós-Graduado em História e Literatura Afrodescendente, Graduado em Artes Plásticas, Agente Cultural/IFAP, Parecerista da Revista Científica da Universidade Federal do Amapá( UNIFAP), Consultor em Cultura e Artesanato pelo SEBRAE-AP. Artigos Científicos publicados na Revista Científica da Universidade Federal do Amapá( UNIFAP). Autor dos livros Científicos: As relações étnico raciais em sala de aula: Preconceito invisível, porém concreto; 2ª Edição:  As relações étnico-raciais em sala de aula: preconceito invisível, porém concreto; Preconceito e Discriminação Racial: Abordagens Reflexivas de algumas teorias religiosas e científicas; Criatividade em sala de aula: Despertando o potencial criador; Romance: Felicidade Circundante, Coletânea de Artigos Científicos (Org.);Antologia Poética: Poesias contos e crônicas (Org);Ciência & Pesquisa: Coletânea de Artigos Científicos (Org.) (2017);EDUCAÇÃO, PESQUISA E CIÊNCIA: Coletânea de Artigos Científicos (Org) (2018);Artigos Científicos: Coletânea (2018).Movimento Literário Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Auto estima e subjetividade do Negro (2018);Antologia Poética: Autores Nacionais e Internacionais (2018);Líder Extraordinário: Coletânea de autores Nacionais e Internacionais (2018) Caminhando pela ciência: Artigos Científicos (Org)(2019) Mundo da Ciência: Artigos Científicos (ORG.) (2019) Livro de Resumos do 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC’s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica de| Macapá-AP, (2012) 1ªANTOLOGIA POÉTICA DE JARILÂNDIA: Contra o preconceito e a discriminação da mulher e do negro.(Organizador).   O Forte das Ciências: Coletânea de Artigos Científicos (ORG.). Participou como Coordenador/Organizador / idealizador da 1ª Feira Popular de Livros de Macapá, Organizador e idealizador do Movimento Literário Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Auto estima e subjetividade do negro. Atualmente exerce atividades como professor de Arte no Estado do Amapá.

Ely da Silva Almeida, Secretaria Estadual de Planejamento

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas-UECE; Especialista em Planejamento e Orçamento Público – SEAMA; Especialista em Docência do Ensino Superior – IESAP; Especialista em Políticas Públicas e Movimentos Sociais – UFPA; Proficiência em História – UNIFAP; Assistente Social - Analista de Planejamento Orçamento, na Secretaria de Estado do Planejamento/ SEPLAN e Professora de História, na Secretaria Estadual de Educação, com atuação de assessora técnica no Conselho Estadual de Educação-CEE/AP

Citas

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

SOUSA, A. C. L. da C.; SOUSA, I. da S.; ALMEIDA, E. da S. Políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316330, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6330. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6330. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável