Políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6330

Palabras clave:

Políticas pública, Identidade, Subjetividade

Resumen

Com a temática políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação, o objetivo é identificar o que vem sendo publicado sobre políticas públicas para a diversidade étnico-racial na educação, o principal problema: o que está sendo publicado nas plataformas “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) e “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD), sobre as políticas públicas relacionadas a educação étnico racial? A metodologia adotada, a pesquisa do tipo estado da questão em duas bases de dados, no “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) e “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD), buscou-se as produções por aproximação da temática. Dia 26/03/2021 ás 10:56 pesquisa no site http://bdtd.ibict.br/vufind/ a busca por 'a diversidade étnico racial na educação', encontramos 14 selecionamos 6 por estarem próximos da temática, no site https://www.scielo.org/ encontramos 23 artigos, no dia 25.03.2021, às 9:30 horas, foi selecionado 5 pela aproximação do estudo. Por fim conclui-se que as relações étnico-raciais implicam em modificações, perdas e recriação nas práticas pedagógicas, isso passa pela formação dos professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa, Colégio Santa Bartolomea Capitanio

Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas-Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Educação Especial. Especialização em Gestão Escolar: Direção, Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora Pedagógica no Colégio Santa Bartolomea Capitanio, Autora e Organizadora de vários livros.

Ivaldo da Silva Sousa, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

 Mestrando  em Planejamento e Políticas Públicas - ProfissionalMPPPP(Universidade Estadual do Ceará) Pós-Graduado em Psicopedagogia, Especialista em Educação, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Arte, Pós-Graduado em História e Literatura Afrodescendente, Graduado em Artes Plásticas, Agente Cultural/IFAP, Parecerista da Revista Científica da Universidade Federal do Amapá( UNIFAP), Consultor em Cultura e Artesanato pelo SEBRAE-AP. Artigos Científicos publicados na Revista Científica da Universidade Federal do Amapá( UNIFAP). Autor dos livros Científicos: As relações étnico raciais em sala de aula: Preconceito invisível, porém concreto; 2ª Edição:  As relações étnico-raciais em sala de aula: preconceito invisível, porém concreto; Preconceito e Discriminação Racial: Abordagens Reflexivas de algumas teorias religiosas e científicas; Criatividade em sala de aula: Despertando o potencial criador; Romance: Felicidade Circundante, Coletânea de Artigos Científicos (Org.);Antologia Poética: Poesias contos e crônicas (Org);Ciência & Pesquisa: Coletânea de Artigos Científicos (Org.) (2017);EDUCAÇÃO, PESQUISA E CIÊNCIA: Coletânea de Artigos Científicos (Org) (2018);Artigos Científicos: Coletânea (2018).Movimento Literário Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Auto estima e subjetividade do Negro (2018);Antologia Poética: Autores Nacionais e Internacionais (2018);Líder Extraordinário: Coletânea de autores Nacionais e Internacionais (2018) Caminhando pela ciência: Artigos Científicos (Org)(2019) Mundo da Ciência: Artigos Científicos (ORG.) (2019) Livro de Resumos do 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC’s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica de| Macapá-AP, (2012) 1ªANTOLOGIA POÉTICA DE JARILÂNDIA: Contra o preconceito e a discriminação da mulher e do negro.(Organizador).   O Forte das Ciências: Coletânea de Artigos Científicos (ORG.). Participou como Coordenador/Organizador / idealizador da 1ª Feira Popular de Livros de Macapá, Organizador e idealizador do Movimento Literário Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Auto estima e subjetividade do negro. Atualmente exerce atividades como professor de Arte no Estado do Amapá.

Ely da Silva Almeida, Secretaria Estadual de Planejamento

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas-UECE; Especialista em Planejamento e Orçamento Público – SEAMA; Especialista em Docência do Ensino Superior – IESAP; Especialista em Políticas Públicas e Movimentos Sociais – UFPA; Proficiência em História – UNIFAP; Assistente Social - Analista de Planejamento Orçamento, na Secretaria de Estado do Planejamento/ SEPLAN e Professora de História, na Secretaria Estadual de Educação, com atuação de assessora técnica no Conselho Estadual de Educação-CEE/AP

Citas

COSTA, Silvia Regina de Jesus. Lei nº 10.639/2003 - Deslocamentos discursivos sobre a educação das relações raciais no brasil: tensões e silenciamentos no contexto escolar da rede pública de belo horizonte. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais/2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.

DUARTE, Evandro Charles Piza. Do medo da diferença à liberdade com igualdade: as ações afirmativas para negros no ensino superior e os procedimentos de identificação de seus beneficiários. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação em Direito/ 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.

FERNANDES, Saulo Luders; GALINDO, Dolores Cristina Gomes; VALENCIA, Liliane Parra. Identidade quilombola: atuações no cotidiano de mulheres quilombolas no agreste de Alagoas. Psicologia em Estudo., v.25, e45031 ,2020. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Edmilson. As práticas pedagógicas de trabalho com relação étnico-racial na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagação para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 19-33. Jan/mar. 2013. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.

LEITE, Ilka Boaventura. O projeto político quilombola: Desafios, conquistas e impasses Atuais. Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 16(3): 424, setembro-dezembro/2008. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.

MARGUES, por Paula Andreatti. Tolerância: fundamentos, visão internacional e impactos na educação. Dissertação de Mestrado, Universidade Metodista de São Paulo/2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.

NUNES, João Batista Carvalho. (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: Ed. UECE, 2011, v. 1, p. 33-51.

RODRIGUES, Tatiane. Consentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação em Pesquisa., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.

ROZA, Luciano Magela. A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação /2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.

SANTOS, Sara Pereira dos. Dimensão subjetiva das relações raciais na vivência do processo de escolarização. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP/2019.

SANTOS, Sônia Querino dos Santos ; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Políticas Públicas Educacionais antigas reivindicações, conquistas (Lei 10.639/639) e novo desafios. Ensaio: aval pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 95 – 112, jan/mar. 2008. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.

SUYEYASSU, Sueidy Pithon. Currículo e interculturalidade: imigrantes no ambiente multicultural em uma escola na cidade de São Paulo. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP/2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.

THERRIEN. Jacques. NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul./dez. 2004. Acesso em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2148 Acesso em: 26/03/2021.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

SOUSA, A. C. L. da C.; SOUSA, I. da S.; ALMEIDA, E. da S. Políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316330, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6330. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6330. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável