Public policies for racial ethnic diversity in education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6330

Keywords:

Public policy, Identity, Subjectivity

Abstract

With the theme of public policies for ethnic-racial diversity in education, the objective is to identify what has been published about public policies for ethnic-racial diversity in education, the main problem: what is being published on the “Scientific Electronic Library Platforms Online” (SciELO) and “Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations” (BDTD), on public policies related to racial ethnic education? The adopted methodology, the research of the state of the question type in two databases, in the “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) and the “Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations” (BDTD), sought the productions by approaching the theme. On 03/26/2021 at 10:56 we searched on the website http://bdtd.ibict.br/vufind/ the search for 'racial ethnic diversity' and 'education', we found 14 we selected 6 because they were close to the theme, in the site https://www.scielo.org/ we found 23 articles, on 25.03.2021, at 9:30 am, we selected 5 by approximation. We conclude that ethnic-racial relations imply changes, losses and recreation in pedagogical practices, this involves teacher training.

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Author Biographies

Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa, Colégio Santa Bartolomea Capitanio

Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas-Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Educação Especial. Especialização em Gestão Escolar: Direção, Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora Pedagógica no Colégio Santa Bartolomea Capitanio, Autora e Organizadora de vários livros.

Ivaldo da Silva Sousa, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

 Mestrando  em Planejamento e Políticas Públicas - ProfissionalMPPPP(Universidade Estadual do Ceará) Pós-Graduado em Psicopedagogia, Especialista em Educação, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Arte, Pós-Graduado em História e Literatura Afrodescendente, Graduado em Artes Plásticas, Agente Cultural/IFAP, Parecerista da Revista Científica da Universidade Federal do Amapá( UNIFAP), Consultor em Cultura e Artesanato pelo SEBRAE-AP. Artigos Científicos publicados na Revista Científica da Universidade Federal do Amapá( UNIFAP). Autor dos livros Científicos: As relações étnico raciais em sala de aula: Preconceito invisível, porém concreto; 2ª Edição:  As relações étnico-raciais em sala de aula: preconceito invisível, porém concreto; Preconceito e Discriminação Racial: Abordagens Reflexivas de algumas teorias religiosas e científicas; Criatividade em sala de aula: Despertando o potencial criador; Romance: Felicidade Circundante, Coletânea de Artigos Científicos (Org.);Antologia Poética: Poesias contos e crônicas (Org);Ciência & Pesquisa: Coletânea de Artigos Científicos (Org.) (2017);EDUCAÇÃO, PESQUISA E CIÊNCIA: Coletânea de Artigos Científicos (Org) (2018);Artigos Científicos: Coletânea (2018).Movimento Literário Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Auto estima e subjetividade do Negro (2018);Antologia Poética: Autores Nacionais e Internacionais (2018);Líder Extraordinário: Coletânea de autores Nacionais e Internacionais (2018) Caminhando pela ciência: Artigos Científicos (Org)(2019) Mundo da Ciência: Artigos Científicos (ORG.) (2019) Livro de Resumos do 3º Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 7ª Mostra de TCC’s e 3ª Exposição de Pesquisa Científica de| Macapá-AP, (2012) 1ªANTOLOGIA POÉTICA DE JARILÂNDIA: Contra o preconceito e a discriminação da mulher e do negro.(Organizador).   O Forte das Ciências: Coletânea de Artigos Científicos (ORG.). Participou como Coordenador/Organizador / idealizador da 1ª Feira Popular de Livros de Macapá, Organizador e idealizador do Movimento Literário Afrologia Tucuju: Historicidade, Religiosidade, Auto estima e subjetividade do negro. Atualmente exerce atividades como professor de Arte no Estado do Amapá.

Ely da Silva Almeida, Secretaria Estadual de Planejamento

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas-UECE; Especialista em Planejamento e Orçamento Público – SEAMA; Especialista em Docência do Ensino Superior – IESAP; Especialista em Políticas Públicas e Movimentos Sociais – UFPA; Proficiência em História – UNIFAP; Assistente Social - Analista de Planejamento Orçamento, na Secretaria de Estado do Planejamento/ SEPLAN e Professora de História, na Secretaria Estadual de Educação, com atuação de assessora técnica no Conselho Estadual de Educação-CEE/AP

References

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Published

2021-04-30

How to Cite

SOUSA, A. C. L. da C.; SOUSA, I. da S.; ALMEIDA, E. da S. Public policies for racial ethnic diversity in education. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316330, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6330. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6330. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável