Políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6330Palavras-chave:
Políticas pública, Identidade, SubjetividadeResumo
Com a temática políticas públicas para a diversidade étnico racial na educação, o objetivo é identificar o que vem sendo publicado sobre políticas públicas para a diversidade étnico-racial na educação, o principal problema: o que está sendo publicado nas plataformas “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) e “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD), sobre as políticas públicas relacionadas a educação étnico racial? A metodologia adotada, a pesquisa do tipo estado da questão em duas bases de dados, no “Scientific Electronic Library Online” (SciELO) e “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD), buscou-se as produções por aproximação da temática. Dia 26/03/2021 ás 10:56 pesquisa no site http://bdtd.ibict.br/vufind/ a busca por 'a diversidade étnico racial na educação', encontramos 14 selecionamos 6 por estarem próximos da temática, no site https://www.scielo.org/ encontramos 23 artigos, no dia 25.03.2021, às 9:30 horas, foi selecionado 5 pela aproximação do estudo. Por fim conclui-se que as relações étnico-raciais implicam em modificações, perdas e recriação nas práticas pedagógicas, isso passa pela formação dos professores.
Downloads
Referências
COSTA, Silvia Regina de Jesus. Lei nº 10.639/2003 - Deslocamentos discursivos sobre a educação das relações raciais no brasil: tensões e silenciamentos no contexto escolar da rede pública de belo horizonte. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais/2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.
DUARTE, Evandro Charles Piza. Do medo da diferença à liberdade com igualdade: as ações afirmativas para negros no ensino superior e os procedimentos de identificação de seus beneficiários. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação em Direito/ 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.
FERNANDES, Saulo Luders; GALINDO, Dolores Cristina Gomes; VALENCIA, Liliane Parra. Identidade quilombola: atuações no cotidiano de mulheres quilombolas no agreste de Alagoas. Psicologia em Estudo., v.25, e45031 ,2020. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Edmilson. As práticas pedagógicas de trabalho com relação étnico-racial na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagação para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 19-33. Jan/mar. 2013. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.
LEITE, Ilka Boaventura. O projeto político quilombola: Desafios, conquistas e impasses Atuais. Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 16(3): 424, setembro-dezembro/2008. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.
MARGUES, por Paula Andreatti. Tolerância: fundamentos, visão internacional e impactos na educação. Dissertação de Mestrado, Universidade Metodista de São Paulo/2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.
NUNES, João Batista Carvalho. (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: Ed. UECE, 2011, v. 1, p. 33-51.
RODRIGUES, Tatiane. Consentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação em Pesquisa., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.
ROZA, Luciano Magela. A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação /2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.
SANTOS, Sara Pereira dos. Dimensão subjetiva das relações raciais na vivência do processo de escolarização. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP/2019.
SANTOS, Sônia Querino dos Santos ; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Políticas Públicas Educacionais antigas reivindicações, conquistas (Lei 10.639/639) e novo desafios. Ensaio: aval pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 95 – 112, jan/mar. 2008. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 25.03.2021.
SUYEYASSU, Sueidy Pithon. Currículo e interculturalidade: imigrantes no ambiente multicultural em uma escola na cidade de São Paulo. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP/2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=A+DIVERSIDADE+%C3%89TICO+RACIAL+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O&type=AllFields&limit=20&sort=relevance Acesso em: 26/03/2021.
THERRIEN. Jacques. NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul./dez. 2004. Acesso em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2148 Acesso em: 26/03/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Cleia Lacerda da Costa Sousa, Ivaldo da Silva SOUSA, Ely da Silva Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.