Caminho dos afetos pelos territórios da formação em Odontologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4814

Palabras clave:

Experiência, Saúde e Educação, Processo de ensino-aprendizagem

Resumen

Deseja-se uma formação contemporânea dos profissionais de saúde baseada na integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, desenvolvida nos cenários reais de práticas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem da formação em Odontologia nas durante as experiências extramurais curriculares. Trata-se de um estudo autobiográfico utilizando como dispositivos ativadores das memórias os diários de campo, mensagens de textos trocadas pelo aplicativo WhatsApp®, fotografias, álbum seriado, mapa de territorialização, genograma familiar e relatos das vivências extramurais. Emergiram duas categorias como resultados da análise dos dados: Possibilidades de ensino-aprendizagem no encontro da teoria com a prática e Mapa dos afetos da formação em Odontologia: expectativas, incertezas e desejos. Considera-se que as experiências extramurais foram capazes de mobilizar afetos e oportunizar a reflexão sobre as práticas de campo, bem como possibilitou reconhecer sua potência transformadora do processo de formação em Odontologia.

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Biografía del autor/a

Beatriz Santos Batista, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí.

Fábio Solon Tajra, Universidade Federal do Piauí

Docente do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Patrícia Ferreira de Sousa Viana, Universidade Federal do Piauí

Docente do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí. Mestra em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-04-06

Cómo citar

BATISTA, B. S.; TAJRA, F. S.; VIANA, P. F. de S. Caminho dos afetos pelos territórios da formação em Odontologia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324814, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4814. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4814. Acesso em: 22 nov. 2024.