Caminho dos afetos pelos territórios da formação em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4814Palabras clave:
Experiência, Saúde e Educação, Processo de ensino-aprendizagemResumen
Deseja-se uma formação contemporânea dos profissionais de saúde baseada na integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, desenvolvida nos cenários reais de práticas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem da formação em Odontologia nas durante as experiências extramurais curriculares. Trata-se de um estudo autobiográfico utilizando como dispositivos ativadores das memórias os diários de campo, mensagens de textos trocadas pelo aplicativo WhatsApp®, fotografias, álbum seriado, mapa de territorialização, genograma familiar e relatos das vivências extramurais. Emergiram duas categorias como resultados da análise dos dados: Possibilidades de ensino-aprendizagem no encontro da teoria com a prática e Mapa dos afetos da formação em Odontologia: expectativas, incertezas e desejos. Considera-se que as experiências extramurais foram capazes de mobilizar afetos e oportunizar a reflexão sobre as práticas de campo, bem como possibilitou reconhecer sua potência transformadora do processo de formação em Odontologia.
Descargas
Citas
BEZERRA, N. P. X; VELOZO, A. P; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n. 2, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.3917 Acesso: 11 março de 2021.
BOTAZZO, C. Diálogos sobre a boca. São Paulo: Hucitec, 2013.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jun. 2020. Seção 1, p. 62. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Brasília: Diário Oficial da União, 2017.
CHAPADEIRO, C. A; ANDRADE, H. Y. S. O; ARAÚJO, M. R. N. A família como foco da atenção primária à saúde. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2011.
CUNHA, M. S; SÁ, M. C. A visita domiciliar na Estratégia de Saúde da Família: os desafios de se mover no território. Interface (Botucatu), v.17, n.44, p.61-73, jan./mar. 2013.
LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
LOPES, J. M. R; MEDEIROS FILHO, A. E. C. Experiências formativas através de diários de formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3573. Acesso: 11 março de 2021.
MONNERAT, A. F; SOUZA, M. I. C; MONNERAT, A. B. L. Tratamento Restaurador Atraumático. Uma técnica que podemos confiar?. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 70, n. 1, p. 33-6 jan./jun. 2013.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013.
PELLANDA, N. M. C; PINTO, M. M. Autonarrativas no fluxo da pesquisa: operando com operações dos observadores. Educar em Revista, n. 57, p. 261-274, jul./set. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Beatriz Santos Batista, Fábio Solon Tajra, Patrícia Ferreira de Sousa Viana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.