O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4592Palabras clave:
Docência, Metodologia de ensino, FormaçãoResumen
O presente trabalho surge durante a disciplina de Ensino de Ciências em um curso de Pedagogia nos Sertões de Crateús. Nessa perspectiva, objetivou-se compreender como o Ensino de Ciências está sendo realizado pelos professores da rede municipal de cinco cidade desta região. A investigação caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário aplicado à pedagogas em atividade docentes. Observamos que diante da atual realidade do ensino e suas condições precárias em relação aos quesitos de investimentos educacionais, é notório o desafio de propor diferentes estratégias e recursos didáticos que despertem o interesse e curiosidade dos alunos. Contudo, é relatado sobre a importância social das Ciências, mas que a formação inicial para atuar nesta área é incipiente, sendo ocorrida uma (auto)formação no percurso da prática docente. Assim, é relevante a ampliação da abordagem do conteúdo de ciências na formação inicial dos pedagogos, a fim de sanar tal lacuna.
Descargas
Citas
ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e314292, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4292
BORGES, G. L. A. Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula. Acervo digital UNESP, v. 10, 2012.
BRASIL, PCNs. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação (MEC), 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 10/01/2020.
CACHAPUZ, A. F. Arte e ciência no ensino das ciências. Interacções, Santarém (Portugal), v. 10, n. 31, p. 95-106, 2014.
CALDEIRA, A. M. S; ZAIDAN, S. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, Belo Horizonte, v. 10, n. 14, p. 15-32, 2013.
CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, IV, 2009, Londrina. Anais... João Pessoa - PB, 2009.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5ª Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências?. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2016.
FREITAS, Munique de Souza; OLIVEIRA, Danielle Rodrigues de. Os saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3562
GHIRALDELLI, P. O que é pedagogia. São Paulo – SP: Editora Brasiliense, 2006, 46p.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo - Cortez Editora, 1994, 288 p.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, 45-61, 2001.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista histedbr on-line, Campinas, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010.
OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 104-209, 2009.
PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professo polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, 2017.
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências. 5ª ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2009, 296 p.
PRUDÊNCIO, C. A. V.; GUIMARÃES, F. J. A contextualização no ensino de ciências na visão de licenciandos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), XI, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis - RJ, 2015.
RESENDE, G.; MESQUITA, M. G. B. F. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de Matemática em escolas do município de Divinópolis (MG). Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 199-122, 2013.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, p. 1-12, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jones Baroni Ferreira de Menezes, Edivânia Oliveira Zacarias, Maria Erica Rodrigues Lima, Francisco Nunes de Sousa Moura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.