O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4592

Palabras clave:

Docência, Metodologia de ensino, Formação

Resumen

O presente trabalho surge durante a disciplina de Ensino de Ciências em um curso de Pedagogia nos Sertões de Crateús. Nessa perspectiva, objetivou-se compreender como o Ensino de Ciências está sendo realizado pelos professores da rede municipal de cinco cidade desta região. A investigação caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário aplicado à pedagogas em atividade docentes. Observamos que diante da atual realidade do ensino e suas condições precárias em relação aos quesitos de investimentos educacionais, é notório o desafio de propor diferentes estratégias e recursos didáticos que despertem o interesse e curiosidade dos alunos. Contudo, é relatado sobre a importância social das Ciências, mas que a formação inicial para atuar nesta área é incipiente, sendo ocorrida uma (auto)formação no percurso da prática docente. Assim, é relevante a ampliação da abordagem do conteúdo de ciências na formação inicial dos pedagogos, a fim de sanar tal lacuna. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

Docente da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Doutorando em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Ciências Fisiológicas (UECE). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas.

Edivânia Oliveira Zacarias, Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE,  foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID e Bolsista de Iniciação Cientifico-Teológico - FUNCAP.

Maria Erica Rodrigues Lima, Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE,  foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência- PIBID e Bolsista de Monitoria Acadêmica - PROGRAD, atualmente bolsista de Iniciação Científica - IC (FUNCAP).

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq). Professor-colaborador no projeto de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Educacionais (EPTEDUC).

 

Citas

ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 1, e314292, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4292

BORGES, G. L. A. Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula. Acervo digital UNESP, v. 10, 2012.

BRASIL, PCNs. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação (MEC), 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 10/01/2020.

CACHAPUZ, A. F. Arte e ciência no ensino das ciências. Interacções, Santarém (Portugal), v. 10, n. 31, p. 95-106, 2014.

CALDEIRA, A. M. S; ZAIDAN, S. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, Belo Horizonte, v. 10, n. 14, p. 15-32, 2013.

CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, IV, 2009, Londrina. Anais... João Pessoa - PB, 2009.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5ª Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências?. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2016.

FREITAS, Munique de Souza; OLIVEIRA, Danielle Rodrigues de. Os saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3562

GHIRALDELLI, P. O que é pedagogia. São Paulo – SP: Editora Brasiliense, 2006, 46p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo - Cortez Editora, 1994, 288 p.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, 45-61, 2001.

NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista histedbr on-line, Campinas, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010.

OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 104-209, 2009.

PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professo polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, 2017.

POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências. 5ª ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2009, 296 p.

PRUDÊNCIO, C. A. V.; GUIMARÃES, F. J. A contextualização no ensino de ciências na visão de licenciandos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), XI, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis - RJ, 2015.

RESENDE, G.; MESQUITA, M. G. B. F. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de Matemática em escolas do município de Divinópolis (MG). Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 199-122, 2013.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, p. 1-12, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

Publicado

2022-01-04

Cómo citar

MENEZES, J. B. F. de; ZACARIAS, E. O.; LIMA, M. E. R.; MOURA, F. N. de S. O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e44592, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.4592. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4592. Acesso em: 21 nov. 2024.