Saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3562

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação docente, Didática

Resumo

O objetivo desse artigo teórico é discutir a relação dos saberes docentes com a didática. A abordagem teórica se utiliza dos conceitos-chaves de Tardif (2002) que define quatro tipos de saberes, influenciadores da formação e da práxis docente, e também da teoria da relação do saber de Charlot (2000) que, em contraponto à Tardif, apresenta a necessidade de mobilização, de sentido e de atividade na apropriação do saber. Assim, para este autor, o aprendizado acontece quando o saber possui sentido e causa alguma mobilização interna no sujeito. Com a pesquisa bibliográfica, foi possível concluir que a construção e a apropriação do saber dependem de vários objetos de aprendizagem os quais não se prendem a conceitos teórico-práticos. Além disso, observou-se que uma teoria não desqualifica a outra, a interação social com a escola, o ambiente, os alunos e o mundo são conceitos comuns apresentados por ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Munique de Souza Freitas, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC, mestra em Educação Brasileira pela mesma universidade, especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR, graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela Faculdade Estácio do Ceará- FIC. Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação. Trabalhou como professora horista, ministrando disciplinas das áreas de comunicação e marketing. Trabalhou como assessora de comunicação em eventos como SANA e SANA Fest e de empresas como Posco Engenharia e Construção do Brasil, Aquiraz Riviera, Casablanca Turismo, Troller, entre outras. Foi coordenadora do setor de Marketing e Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com experiência em TV e impresso.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DIEB, Messias Holanda. Móbeis, sentidos e saberes: o professor da educação infantil e sua relação com o saber. 2007. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

FARIAS, Isabel M. S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria Margarete S. de C; FRANÇA, Maria do Socorro L. M. Introdução: Didática? Didáticas? Qual didática? Uma conversa sobre nossa opção teórica. In: FARIAS, Isabel M. S. de; SALES, Josete de O. C. B.; BRAGA, Maria Margarete S. de C; FRANÇA, Maria do Socorro L. M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2008. pp. 9 – 25.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. CANDAU, Vera Maria. (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a didática. In FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates contemporâneos. Edições Loyola, 2011. pp. 15- 41.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. A prática pedagógica do professor de didática. 2ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1992.

Publicado

2019-05-01

Como Citar

FREITAS, M. de S.; OLIVEIRA, D. R. Saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3562. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3562. Acesso em: 28 mar. 2024.