Fortalecendo a cultura organizacional
a importância do treinamento de novos PETianos no PET Civil UFC
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3639Palabras clave:
Ensino, Valores, PET, Treinamento, ConhecimentoResumen
Para um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) obter êxito nas atividades desempenhadas, é de fundamental importância que todos os membros estejam alinhados com os valores do programa. Assim, o “Treinamento dos Aprovados no Processo Seletivo” é uma atividade de ensino desenvolvida pelo PET Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) que objetiva auxiliar e orientar os novos membros. O treinamento, realizado mediante uma reunião e, geralmente, mediado por PETianos mais antigos do grupo, contempla temas fundamentais para que o recém-ingresso entenda a abrangência do PET no âmbito nacional e adquira conhecimentos mais detalhados das atividades desenvolvidas ao longo do semestre e do ano. Desse modo, percebeu-se que, ao longo do tempo, essa atividade tem contribuído para ampliar a visão do novo integrante acerca do Programa e para o fortalecimento de todo o grupo, servindo também como uma forma de os PETianos retribuírem todo conhecimento adquirido.
Descargas
Citas
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 16 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília: Sesu, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes. Acesso em: 01. fev. 2019.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2009.
FEITOSA, R.; DIAS, A. M. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 169-190,. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819. Acesso em:16 de jul. 2019.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 21, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-75901995000300004. Acesso em: 18 de jul. 2019.
LIMA, A. L.; VALA, J.; MONTEIRO, M. B. A satisfação organizacional. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B.; LIMA, A. L.; CAETANO. A Psicologia social das organizações: estudos em empresas portuguesas. Oeiras: Celta, 1995.
NAKAGAWA, M. Ferramenta: Missão, Visão, Valores. 2012. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Missao-Visao-Valores.PDF. Acesso em: 16 de jul. 2019.
ROSIN, S. M., Gonçalves, A. C. A., & Hidalgo, M. M. Programa de Educação Tutorial: Lutas e Conquistas. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, v. 2, n. 1, p.70, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2448190424495. Acesso em: 16 de jul. 2019.
SANTOS, H. S. D. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL. XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 12, n. 01, p.1–9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.29380/2018.12.23.11. Acesso em: 16 de jul. 2019.
SOUZA, C. P. da S., Lima, L. L. de B., & Marques, A. A. Fatores condicionantes da motivação de colaboradores voluntários: estudo de caso de uma Empresa Júnior da Universidade Federal de Alagoas. Anais ... XXXII Encontro da ANPAD. p. 1–16, 2008. ANPAD. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-B935.pdf. Acesso em: 18 de jul. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Beatriz Fiuza Fialho, Alana Maria Prado, Brena Andressa Cardoso de Oliveira, Carolina de Souza Lopes, Maria Laura Araujo Alves, Alexandre Araújo Bertini (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.