Fortalecendo a cultura organizacional

a importância do treinamento de novos PETianos no PET Civil UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3639

Palavras-chave:

Ensino, Valores, PET, Treinamento, Conhecimento

Resumo

Para um grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) obter êxito nas atividades desempenhadas, é de fundamental importância que todos os membros estejam alinhados com os valores do programa. Assim, o “Treinamento dos Aprovados no Processo Seletivo” é uma atividade de ensino desenvolvida pelo PET Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) que objetiva auxiliar e orientar os novos membros. O treinamento, realizado mediante uma reunião e, geralmente, mediado por PETianos mais antigos do grupo, contempla temas fundamentais para que o recém-ingresso entenda a abrangência do PET no âmbito nacional e adquira conhecimentos mais detalhados das atividades desenvolvidas ao longo do semestre e do ano. Desse modo, percebeu-se que, ao longo do tempo, essa atividade tem contribuído para ampliar a visão do novo integrante acerca do Programa e para o fortalecimento de todo o grupo, servindo também como uma forma de os PETianos retribuírem todo conhecimento adquirido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Fiuza Fialho, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Engenharia Civil. Bolsista do PET de Engenharia Civil da UFC.

Alana Maria Prado, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Engenharia Civil. Bolsista do PET de Engenharia Civil da UFC.

Brena Andressa Cardoso de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Engenharia Civil. Bolsista do PET de Engenharia Civil da UFC.

Carolina de Souza Lopes, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Engenharia Civil. Bolsista do PET de Engenharia Civil da UFC.

Maria Laura Araujo Alves, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Engenharia Civil. Bolsista do PET de Engenharia Civil da UFC.

Alexandre Araújo Bertini, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de Estruturas/USP 2002. Engenheiro Civil da UFC em 1992.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 16 jul. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília: Sesu, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes. Acesso em: 01. fev. 2019.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2009.

FEITOSA, R.; DIAS, A. M. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 169-190,. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819. Acesso em:16 de jul. 2019.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 21, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-75901995000300004. Acesso em: 18 de jul. 2019.

LIMA, A. L.; VALA, J.; MONTEIRO, M. B. A satisfação organizacional. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B.; LIMA, A. L.; CAETANO. A Psicologia social das organizações: estudos em empresas portuguesas. Oeiras: Celta, 1995.

NAKAGAWA, M. Ferramenta: Missão, Visão, Valores. 2012. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Missao-Visao-Valores.PDF. Acesso em: 16 de jul. 2019.

ROSIN, S. M., Gonçalves, A. C. A., & Hidalgo, M. M. Programa de Educação Tutorial: Lutas e Conquistas. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, v. 2, n. 1, p.70, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2448190424495. Acesso em: 16 de jul. 2019.

SANTOS, H. S. D. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL. XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 12, n. 01, p.1–9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.29380/2018.12.23.11. Acesso em: 16 de jul. 2019.

SOUZA, C. P. da S., Lima, L. L. de B., & Marques, A. A. Fatores condicionantes da motivação de colaboradores voluntários: estudo de caso de uma Empresa Júnior da Universidade Federal de Alagoas. Anais ... XXXII Encontro da ANPAD. p. 1–16, 2008. ANPAD. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-B935.pdf. Acesso em: 18 de jul. 2019.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

FIALHO, B. F.; PRADO, A. M.; OLIVEIRA, B. A. C. de; LOPES, C. de S.; ALVES, M. L. A.; BERTINI, A. A. Fortalecendo a cultura organizacional: a importância do treinamento de novos PETianos no PET Civil UFC. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–11, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3639. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3639. Acesso em: 21 nov. 2024.