O peso das normas: transgeneridade, desigualdades e invisibilização de estudantes trans em instituições de ensino paraense
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15283Palabras clave:
Transgeneridade, Normas, Desigualdades, Identidade de gênero, Ensino Superior.Resumen
Este artigo analisa as trajetórias de transgeneridades nos ambientes educacionais, focando as barreiras enfrentadas por estudantes trans na Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, vislumbrada pelos estudos de Judith Butler, parte do pressuposto de que o peso das normas educacionais e sociais, centradas na cisgeneridade e no binarismo de gênero, impactam negativamente a autodescoberta e o reconhecimento da identidade de gênero, contribuindo para invisibilização e desigualdades na universidade. O objetivo do estudo é investigar como esses desafios influenciam o percurso educacional dessas pessoas, com ênfase nas experiências de estudantes transgêneros na UFPA. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em entrevistas não diretivas, cujas respostas foram analisadas por meio de análise do discurso. Os resultados revelam que as instituições educacionais, ao reforçar normas binárias de gênero, promovem um ambiente hostil à diversidade de gênero. Conclui-se que a falta de preparo institucional contribui para a reprodução das desigualdades educacionais no Ensino Superior.
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