O peso das normas: transgeneridade, desigualdades e invisibilização de estudantes trans em instituições de ensino paraense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15283

Palabras clave:

Transgeneridade, Normas, Desigualdades, Identidade de gênero, Ensino Superior.

Resumen

Este artigo analisa as trajetórias de transgeneridades nos ambientes educacionais, focando as barreiras enfrentadas por estudantes trans na Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, vislumbrada pelos estudos de Judith Butler, parte do pressuposto de que o peso das normas educacionais e sociais, centradas na cisgeneridade e no binarismo de gênero, impactam negativamente a autodescoberta e o reconhecimento da identidade de gênero, contribuindo para invisibilização e desigualdades na universidade. O objetivo do estudo é investigar como esses desafios influenciam o percurso educacional dessas pessoas, com ênfase nas experiências de estudantes transgêneros na UFPA. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em entrevistas não diretivas, cujas respostas foram analisadas por meio de análise do discurso. Os resultados revelam que as instituições educacionais, ao reforçar normas binárias de gênero, promovem um ambiente hostil à diversidade de gênero. Conclui-se que a falta de preparo institucional contribui para a reprodução das desigualdades educacionais no Ensino Superior.

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Biografía del autor/a

Lauribaldo Calandrini de Azevedo Neto, Universidade Federal Do Pará (UFPA)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UFPA. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Do Pará (UFPA). É membro do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES). Pesquisa Desigualdades Educacionais associadas ao processo de Transgeneridade.

Vergas Vitória da Silva Andrade, Universidade Federal Do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências Sociais pela UFRN. Docente na Escola de Aplicação da UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Líder do Grupo de Estudos em Sociologia, Educação e Desigualdades Sociais (GESEDES).

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Publicado

2025-07-25

Cómo citar

AZEVEDO NETO, L. C. de; ANDRADE, V. V. da S. O peso das normas: transgeneridade, desigualdades e invisibilização de estudantes trans em instituições de ensino paraense. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15283, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15283. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15283. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos