Letramento Científico: análise da proficiência de estudantes de uma escola pública cearense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13781

Palabras clave:

Educación en Ciencias, Evaluación de Competencias, Aprendizaje de Habilidades, Educación Secundaria

Resumen

Diante do desafio de elevar a qualidade do ensino de ciências no Brasil, este artigo tem como objetivo avaliar o nível de proficiência dos estudantes em um teste sobre habilidades inerentes ao letramento científico, aplicado em uma escola pública de Ensino Médio do Ceará a 40 alunos da 1ª série. A pesquisa utiliza uma abordagem quali-quantitativa, por meio do Teste de Habilidades de Letramento Científico (TOSLS) como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam um baixo nível de aproveitamento dos estudantes nas habilidades avaliadas, com uma proficiência média de 37,6%, além das dificuldades do grupo amostral em compreender o método científico, avaliar informações científicas, analisar dados e dominar a matemática básica. O Ensino Médio, no entanto, oferece uma oportunidade para reduzir essas deficiências, desde que sejam adotadas práticas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico e reflexivo.

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Biografía del autor/a

Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de Biologia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Rede Norte-Nordeste de Ensino (RENOEN), vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi.

Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - campus Apodi. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) no Polo IFRN, atuando nos níveis de mestrado e doutorado. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2024-11-28

Cómo citar

MEDEIROS, F. V. G. de; BERTINI, L. M. Letramento Científico: análise da proficiência de estudantes de uma escola pública cearense . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13781, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13781. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13781. Acesso em: 4 dic. 2024.