Letramento Científico: análise da proficiência de estudantes de uma escola pública cearense
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13781Palabras clave:
Educación en Ciencias, Evaluación de Competencias, Aprendizaje de Habilidades, Educación SecundariaResumen
Diante do desafio de elevar a qualidade do ensino de ciências no Brasil, este artigo tem como objetivo avaliar o nível de proficiência dos estudantes em um teste sobre habilidades inerentes ao letramento científico, aplicado em uma escola pública de Ensino Médio do Ceará a 40 alunos da 1ª série. A pesquisa utiliza uma abordagem quali-quantitativa, por meio do Teste de Habilidades de Letramento Científico (TOSLS) como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam um baixo nível de aproveitamento dos estudantes nas habilidades avaliadas, com uma proficiência média de 37,6%, além das dificuldades do grupo amostral em compreender o método científico, avaliar informações científicas, analisar dados e dominar a matemática básica. O Ensino Médio, no entanto, oferece uma oportunidade para reduzir essas deficiências, desde que sejam adotadas práticas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico e reflexivo.
Descargas
Citas
BARROS, Diana Luz Pessoa. As fake news e as “anomalias”. Verbum: Cadernos de pós-graduação, v. 9, n. 2, p. 26-41, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/50523. Acesso em: 12 out. 2024.
BATISTA, Wilma Mendonça; BEZERRA, Cicero Wellington Brito. O currículo e o ensino de ciências na educação básica: uma leitura da BNCC. Revista Mens Agitat, v. 15, p. 90-102, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/a-area-de-ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias. Acesso em: 10 jun. 2024.
CABRAL, Wallace; ÁVILA, Bárbara Cristina. Letramento científico e as avaliações em educação: o que dizem as pesquisas? Concilium, [S. l.], v. 22, n. 6, p. 962–973, 2022. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/606. Acesso em: 16 jun. 2024.
ČIPKOVÁ, Elena; KAROLČÍK, Štefan; SCHOLZOVÁ, Lucia. Are secondary school graduates prepared for the studies of natural sciences? - evaluation and analysis of the result of scientific literacy levels achieved by secondary school graduates. Research in Science and Technological Education, v. 38, n. 2, p. 146-167, 2020.
FEITOSA, Antonio Augusto Morais; MEDEIROS, Francisca Valkiria Gomes; CAVALCANTE, Cícero Antonio Maia. Educação Científica na era da pós-verdade: a fragilização dos conhecimentos biológicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11733. Acesso em: 16 jun. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 74. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GOMES, Cristiano Mauro Assis; FLEITH, Denise de Souza; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; RABELO, Mauro Luiz. Preditores do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Médio. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S. l.], v. 36, 202. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22058. Acesso em: 16 jun. 2024.
GORMALLY, Cara; BRICKMAN, Peggy; LUTZ, Mary. Developing a test of scientific literacy skills (TOSLS): measuring undergraduates’ evaluation of scientific information and arguments. CBE Life Sciences Education, v. 11, n. 4, p. 364-377, 2012.
LAUGKSCH, Rüdige; SPARGO, Peter. Construction of a paper-and-pencil Test of Basic Scientific Literacy based on selected literacy goals recommended by the American Association for the Advancement of Science. Public Understanding of Science, v. 5, p.331-359, 1996.
MACHADO, José Ronaldo de Freitas. Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo. Devir Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e–697, 2023. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/697. Acesso em: 10 jun. 2024.
MEDEIROS, Francisca Valkiria Gomes de; FEITOSA, Antonio Augusto Morais; RIBEIRO, Fabrício Américo; CAVALCANTE, Antonio Cícero Maia. Letramento biológico: vinculando conhecimentos biológicos à cidadania. Revista Docentes, v. 9, n. 28, p. 30-38, 2024. Disponível em: https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1065/386. Acesso em: 09 jul. 2024.
NUHFER, Edward; COGAN, Christopher; KLOOCK, Carl; WOOD, Gregory; GOODMAN, Anya; DELGADO, Natalie Zayas; WHEELER, Christopher. Using a concept inventory to assess the reasoning component of citizen-level science literacy: results from a 17,000-student study. Journal of Microbiology & Biology Education, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 143-155, 2016.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Pisa 2022 Resultados. Paris: OCDE, 2024. Disponível em: https://www.oecd.org/publication/pisa-2022-results/. Acesso em: 19 jun. 2024.
PROENÇA, Marcelo Carlos de. et al. Dificuldades de Alunos na Resolução de Problemas: análise a partir de propostas de ensino em dissertações. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 262–285, jan. 2022.
REIS, Pedro. Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados. Ciência & Educação (Bauru), [S.l.], v. 27, p. e21000, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/r9Wb8h9z9ytj4WrqhHYFGhw/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2024.
SANTIAGO, Debora Dalila da Silva Almeida; NUNES, Albino Oliveira; ALVES, Leonardo Alcântara. Letramento científico e crenças CTSA em estudantes de pedagogia. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino (Cornélio Procópio), v. 4, n. 2, p. 210-236, 2020. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/971. Acesso em: 19 jun. 2024.
SANTOS, Leidiany Dias dos; ANGELO, José Adriano Cavalcante; SILVA, Jemima Queiroz da. Letramento Científico na perspectiva biológica: Um estudo sobre práticas docentes e educação cidadã. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 474-496, 2020. Disponível em: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/341. Acesso em: 19 jun. 2024.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 59–77, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em: 2 jul. 2024.
SHAFFER, Justin; FERGUSON, Julie; DENARO, Kameryn. Use of the test of scientific literacy skills reveals that fundamental literacy is an important contributor to scientific literacy. CBE-Life Sciences Education, v. 18, n. 3, p. 1-10, 2019.
SILVA, Joao Manoel da; LINS, Anne Ewillyn. Letramento científico no ensino de Biologia e Ciências: percepção de professores da rede pública de ensino. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 3535–3552, 2021. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1877. Acesso em: 15 set. 2024.
SILVA, Maíra Batistoni; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 20, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/ZKp7zd9dBXTdJ5F37KC4XZM/. Acesso em: 17 jun. 2024.
SILVA, Virginia Roters da; LORENZETTI, Leonir. A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e222995, 2020.
SOUSA, Kaiser Jackson Pereira de. Letramento científico: uma análise do uso social dos conhecimentos construídos nas ciências naturais e matemática. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró - RN, 2019.
UTAMI, Arfiati Ulfa; HARIASTUTI, Rachmaniah Mirza. Analysis of science literacy capabilities through development Test of Scientific Literacy Skills (TOSLS) integrated Internet of Things (IOT) technology. Science Education and Application Journal (SEAJ) Pendidikan IPA Universitas Islam Lamongan, v. 1, n. 1, p. 68-72, 2019.
VALLADARES, Liliana. Scientific Literacy and Social Transformation. Science & Education, v. 30, p. 557–587, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2. Acesso em: 11 jan. 2024.
VILAÇA, Ana Paula Vieira; BERTINI, Luciana Medeiros. O ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica: um estudo do estado da arte. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–18, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7305. Acesso em: 26 dez. 2023.
VISEU, Floriano et al. A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade. Educ. mat., v. 34, n. 1, p. 186-213, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-80892022000100186&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2024.
WALDO, Jennifer Turner. Application of the Test of Scientific Literacy Skills in the assessment of a general education natural science program. Journal of General Education, [s.l.], v. 1, p. 1-14, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Luciana Medeiros Bertini (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.