O ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica: um estudo do estado da arte

Autores

Palavras-chave:

Estado da arte, Ensino investigativo, Alfabetização científica, Ensino de ciências

Resumo

Esse trabalho propõe apresentar um estudo bibliográfico do tipo estado da arte sobre as pesquisas que apontam o ensino investigativo como uma possível estratégia metodológica para a promoção da alfabetização científica. A pesquisa foi orientada pela busca do descritor “ensino por investigação e alfabetização científica” na base de dados do Portal Periódicos CAPES, utilizando os seguintes filtros: artigos completos, recorte temporal de 2015 a 2020 e idioma português. Foram apresentados 50 resultados, dos quais apenas 8 trabalhos obedeciam aos critérios estabelecidos para análise. Esses documentos foram caracterizados com base no local de publicação, procedimentos metodológicos e resultados obtidos. Conclui-se, portanto, que embora a quantidade de artigos envolvendo o assunto em questão não tenha sido tão expressiva nos últimos cinco anos, a amostra de documentos analisados permitiu a reflexão de possíveis caminhos para a utilização do ensino investigativo como estratégia de fomento à alfabetização científica nos diferentes níveis da educação escolar.

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Biografia do Autor

Ana Paula Vieira Vilaca, Universidade Estatual do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/IFRN/UFERSA). Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros.

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Química (UFC). Mestre em Química Orgânica (UFC). Licenciada em Química (UECE). Docente efetivo da área de Química do IFRN, Campus Apodi. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino, associação plena IFRN/UFERSA/UERN.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

Vilaca, A. P. V., & Bertini, L. M. (2022). O ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica: um estudo do estado da arte. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7305