Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13387

Palabras clave:

Formação de professores, Intervenção profissional, Educação Física, História

Resumen

Este artigo pretende colocar em revista a história do campo da formação e intervenção professional em Educação Física ao longo das décadas de 1980 e 1990, justificando como as relações de forças, nascidas do embate entre os grupos constitutivos da sociedade civil da área, configuram um palco de batalha, que imprime a contradição entre uma concepção de formação e intervenção orientada à socialização da cultura corporal e outra orientada a sua privatização. O primeiro tópico trata das determinações históricas para a primeira década mencionada, compreendendo como nela a formação de professores é invadida pelo tema da regulamentação da profissão. O segundo tópico trata das determinações históricas para a segunda década mencionada e do coroamento da regulamentação da profissão. As considerações definem, a partir da noção de incerteza, o ponto de chegada do campo estudado para essas décadas e apresentam alguns desdobramentos, observados no novo século.

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Biografía del autor/a

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, 2024. Professor no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Itumbiara. Integrante do Corpo e Mente – Grupo de estudos e pesquisas sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física.

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, 2018. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas. Líder do Corpo e Mente – Grupo de estudos e pesquisas sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física.

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Publicado

2024-09-17

Cómo citar

MAIA, J. C. A.; ANES, R. R. M. Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13387, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13387. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13387. Acesso em: 28 oct. 2024.