Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13387

Palabras clave:

Formação de professores, Intervenção profissional, Educação Física, História

Resumen

Este artigo pretende colocar em revista a história do campo da formação e intervenção professional em Educação Física ao longo das décadas de 1980 e 1990, justificando como as relações de forças, nascidas do embate entre os grupos constitutivos da sociedade civil da área, configuram um palco de batalha, que imprime a contradição entre uma concepção de formação e intervenção orientada à socialização da cultura corporal e outra orientada a sua privatização. O primeiro tópico trata das determinações históricas para a primeira década mencionada, compreendendo como nela a formação de professores é invadida pelo tema da regulamentação da profissão. O segundo tópico trata das determinações históricas para a segunda década mencionada e do coroamento da regulamentação da profissão. As considerações definem, a partir da noção de incerteza, o ponto de chegada do campo estudado para essas décadas e apresentam alguns desdobramentos, observados no novo século.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, 2024. Professor no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Itumbiara. Integrante do Corpo e Mente – Grupo de estudos e pesquisas sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física.

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, 2018. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas. Líder do Corpo e Mente – Grupo de estudos e pesquisas sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física.

Citas

ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo de. Formação profissional em educação física brasileira: uma súmula da discussão dos anos de 1996 a 2000. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 3, p. 23-37, maio 2001.

BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de educação física. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 343-360, maio/ago. 2008.

BETTI, Mauro. Perspectivas na formação profissional. In: MOREIRA, Wagner Wey (Org.). Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992. p. 239-254.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

CASTELLANI FILHO, Lino. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998a.

CASTELLANI FILHO, Lino. Regulamentação da profissão: the day after “2”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 20, n. 2, p. 32-36, set. 1998b.

FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de. Professor de educação física: licenciado generalista. In: OLIVEIRA, Vitor Marinho de (Org.). Fundamentos pedagógicos educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, p. 15-34, 1987.

FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de. Reflexões sobre a educação física brasileira – a carta de belo horizonte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, n. 1, p. 19-31, set. 2001.

FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de; CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira da; NOZAKI, Hajime Takeuchi; MELO, Victor Andrade de. O velho problema da regulamentação – contribuições críticas à sua discussão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 17, n. 3, p. 266-272, maio 1996.

LEMOS, Lovane Maria; VERONEZ, Luiz Fernando; MORSCHBACHER, Márcia; BOTH, Vilmar José. As contradições do processo de elaboração das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado. Movimento, v. 18, n. 3, p. 27-49, jul./set. 2012.

NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediação da regulamentação da profissão. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação, UFF/FE, 2004.

PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz; TERRA, Dinah Vasconcellos. Regulamentação da profissão de educação física: uma questão ideológica. 1996. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3ZPQRKg9nOvVk9sNVZNUFAyME0/view. Acesso em: 07 abr. 2024.

QUELHAS, Álvaro de Azeredo; NOZAKI, Hajime Takeuchi. A formação do professor de educação física e as novas diretrizes curriculares frente aos avanços do capital. Motrivivência, v. 23, n. 26, p. 69-87, jun. 2006.

SCHERER, Alexandre. Educação física e os mercados de trabalho no Brasil: quem somos, onde estamos e para onde vamos?. In: FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos (Org.). Formação profissional em educação física e mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana, 2005. p. 31-47.

SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A formação de professores em educação física: a mediação dos parâmetros teórico-metodológicos. Tese (Doutorado em Educação).

Salvador: Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Educação, UFBA/FACED, 2005.

SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOUZA NETO, Samuel de; ALEGRE, Atilio de Nardi; HUNGER, Dagmar; PEREIRA, Juliana Martins. A formação do profissional de educação física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no Século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004.

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. A formação do profissional da educação: o processo de trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no curso de educação física. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação, UNICAMP/FE, 1993.

TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. Formação humana e formação de professores de Educação Física: para além da falsa dicotomia licenciatura x bacharelado. In: TERRA, Dinah Vasconcellos; SOUZA JÚNIOR, Marcílio (Orgs.). Formação em Educação Física & ciências do esporte: políticas e cotidiano. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; Goiânia: CBCE, 2010. p. 13-47.

TAFFAREL, Celi Zulke. Formação de professores de educação física: diretrizes para a formação unificada. Kinesis, v. 30, n. 1, jan./jun. 2012.

VENTURA, Paulo Roberto Veloso; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; ANES, Rodrigo Roncato Marques; SCHIMIDT, Ademir. Metodologia da investigação científica – um olhar a partir de pesquisadores da educação física. Goiânia, p. 1-27, 2015.

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

MAIA, J. C. A.; ANES, R. R. M. Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13387, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13387. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13387. Acesso em: 21 nov. 2024.