O brincar compreendido e percebido por professoras da Educação Infantil no retorno das atividades presenciais
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13243Palabras clave:
Educação Infantil, Docentes, Brincar, CriançaResumen
Este estudo busca refletir e compreender o brincar após as medidas emergenciais de distanciamento da pandemia na Educação Infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras da cidade de Campinas/SP. no retorno das atividades presenciais. Para a análise e interpretação dos resultados, recorremos à técnica de análise de conteúdo. Como aporte teórico, utilizamos a teoria do "Brincar e se-movimentar”, de Elenor Kunz, que destaca o brincar como uma atividade dialógica, inerente à condição da criança e, por isso, peça fundamental das culturas infantis. Para compreendermos como as professoras perceberam o brincar, apresentamos e discutimos suas trajetórias profissionais, suas compreensões do fenômeno brincar e suas percepções no retorno presencial das atividades. Como resultados, destacamos a compreensão e percepção sobre o brincar como uma forma potencial de atuar sobre o mundo e de representar o contexto de vida das crianças naquele momento.
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