O brincar compreendido e percebido por professoras da Educação Infantil no retorno das atividades presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13243

Palavras-chave:

Educação Infantil, Docentes, Brincar, Criança

Resumo

Este estudo busca refletir e compreender o brincar após as medidas emergenciais de distanciamento da pandemia na Educação Infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras da cidade de Campinas/SP. no retorno das atividades presenciais. Para a análise e interpretação dos resultados, recorremos à técnica de análise de conteúdo. Como aporte teórico, utilizamos a teoria do "Brincar e se-movimentar”, de Elenor Kunz, que destaca o brincar como uma atividade dialógica, inerente à condição da criança e, por isso, peça fundamental das culturas infantis. Para compreendermos como as professoras perceberam o brincar, apresentamos e discutimos suas trajetórias profissionais, suas compreensões do fenômeno brincar e suas percepções no retorno presencial das atividades. Como resultados, destacamos a compreensão e percepção sobre o brincar como uma forma potencial de atuar sobre o mundo e de representar o contexto de vida das crianças naquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Vargas Bozzato, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na linha de Teoria e Prática pedagógica na escola na condição de Bolsista CAPES.

Kizzy Fernandes Antualpa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professora adjunta do curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do grupo de estudos em Ginástica da UFBA (GEGINBA), membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica da UNICAMP (GPG), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa na Interação Corpo e Mente na Saúde Mental - UFRJ.

Lauryn Nunes de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Rede Municipal de Florianópolis. Linha de pesquisa: Infância e Educação Infantil, Identidade e carreira docente, Educação Física Escolar.

Andrize Ramires Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2011) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2015). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CED/MEN) e coordenadora do LEPGIC (Laboratório de Estudos Pesquisa em Ginásticas, Infâncias e Crianças). Já teve experiências como docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ,Universidade Federal do Pará (UFPA) e como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi diretora do comitê técnico da (GAF) da Federação de Ginástica de Santa Catarina. Atualmente é árbitra internacional de Ginástica Artística (FIG) e docente do Programa de Pós Graduação em Educação Física (PPGEF/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Infantil, Ginástica Escolar, Ginástica Artística e Rítmica, Ginástica para Todos, Estágio e Escola. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 26 mai. 2024.

BRASIL. Portaria SCTIE/MS nº 181, de 29 de dezembro de 2022. Ministério da Saúde incorpora vacina Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos no SUS. Diário Oficial da União, Brasília, Ed. 245, p.943, seção 1, 28 de dez. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/ministerio-da-saude-incorpora-vacina-covid-19-para-criancas-de-6-meses-a-menores-de-5-anos-no-sus. Acesso em: 26 mai. 2024.

CORSARO, Willian Arnold. A estrutura da infância e as reproduções interpretativas de crianças. In: CORSARO, Willian Arnold. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 41-56.

CORSARO, Willian Arnold. We're friends, right? Inside kids' culture. Washington, DC: Joseph Henry Press, 2003.

CUNHA, Antonio Camilo; KUNZ, Elenor. A criança e o brincar como obra de arte: o sentindo de um esclarecimento. In: KUNZ, Elenor. (org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: 2. Ed. Unijuí, 2017. p. 71-82.

FABIANI, Débora Jaqueline Farias; SILVA, Luis Felipe Nogueira; JÚNIOR, Alberto Lobato Góes; JÚNIOR, João Bosco Gomes Lima; SCAGLIA, Alcides José. Brincar na pandemia: implicações para a Educação Física a partir do inventário da cultura lúdica. Educación Física y Ciencia, v. 23, n. 4, p. 197-197, 2021. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/efyce197. Acesso em: 26 mai. 2024.

G1. Escola de Campinas suspende aulas presenciais por 1 semana após caso de Covid-19. G1: Campinas e Região, 2021. Disponível em: https://l1nk.dev/06Rc2. Acesso em: 26 mai. 2024.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28a edição. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 79-108.

GUEDES, Aline. Início da vacinação de crianças contra covid-19 repercute entre os senadores. Agência senado, Brasília, meio eletrônico, 17 de out. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/01/17/inicio-da-vacinacao-de-criancas-contra-covid-19-repercute-entre-os-senadores-1. Acesso em: 26 mai. 2024.

HALLAL, Mariana. Brasil é o 2º país com mais mortes de crianças por covid. Estadão, São Paulo, meio eletrônico, 7 de jun. 2021. Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/sem-escolas-e-sem-controle-da-pandemia-brasil-e-o-2-pais-que-mais-perdeu-criancas-para-a-covid/. Acesso em: 26 mai. 2024.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; NETO, Luiz Sanches; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, Rebeca Possobom; NETO, Samuel de Souza. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em: 26 mai. 2024.

KUNZ, Elenor. (org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: 2. Ed. Unijuí, 2017.

KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. A imprescindível e vital necessidade da criança: “Brincar e Se-Movimentar”. In: KUNZ, Elenor. (org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: 2. Ed. Unijuí, 2017. p.13-37

MACHADO, Marina M. Merleau-Ponty & educação. Distribuidora Autentica LTDA, 2013.

MARQUES, Fernanda Pedrosa Coutinho; TAMIETTI, Julia Ribeiro; BIZZOTTO, Luciana Maciel; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Emoções e sentimentos das crianças em tempos. In: SILVA (org.). Infância e Pandemia: escuta da experiência das crianças. Belo Horizonte: Incipit, 2022. p.117-154. Disponível em: https://www.editoraufmg.com.br/#/pages/ebook/943. Acesso em: 26 mai. 2024.

MATOS, Camila Trigo; CERQUEIRA, Joelma Andreão de; BITENCOURT, Laís Caroline Andrade; MARTINS, Lucas Ramos; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. O brincar, as relações sociais e tarefas domésticas realizadas pelas crianças durante o isolamento social. In: SILVA (org.). Infância e Pandemia: escuta da experiência das crianças. Belo Horizonte: Incipit, 2022. p.89-115. Disponível em: https://www.editoraufmg.com.br/#/pages/ebook/943. Acesso em: 26 mai. 2024.

MEIRELLES, Renata Dias de Carvalho; ECKSCHMIDT, Sandra; HORNETT, Elisa; LIMAVERDE, Gabriel; MATTOS, Lia; NASCIMENTO, Reinaldo; SAURA, Soraia Chung. A cidade que virou casa: considerações sobre o brincar livre e espontâneo durante o período de isolamento social de 2020. Movimento, v. 28, p. e28073, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br//Movimento/article/view/117179. Acesso em: 26 mai. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 mai. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, n. 40, p. 11-25, 2018. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439. Acesso em: 26 mai. 2024.

NUNES, Cristine Manica. O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet. 2011. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95030. Acesso em: 26 mai. 2024.

OLIVEIRA, Valeska Fortes. Narrativas e saberes docentes. Educação em Revista, n. 37, p. 213-228, 2003.

Prefeitura Municipal de Campinas. Campinas estabelece regras para a volta às aulas presenciais em agosto. Portal da Educação, 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/dinW9. Acesso em: 26 mai. 2024.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004. Disponível em: http://peadrecuperacao.pbworks.com/w/file/fetch/104617678/Texto%20Aula%2011%20-%20Sarmento.pdf. Acesso em: 26 mai. 2024.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências, In: SARMENTO, Manoel Jacinto (org). Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Editora Vozes, p.17-39, 2009. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/simposios/sociologiainfancia/T1%20Sociologia%20da%20Inf%E2ncia%20Correntes%20e%20Conflu%EAncias.pdf. Acesso em: 26 mai. 2024.

SILVA, Isabel de Oliveira; LUZ, Iza Rodrigues; CARVALHO, Levindo Diniz; GOUVÊA, Maria Cristina Soares (orgs.). Infância e pandemia: escuta da experiência das crianças. Belo Horizonte: Incipit, 2022. Disponível em: https://www.editoraufmg.com.br/#/pages/ebook/943. Acesso em: 26 mai. 2024.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos da Criança. 1959. Disponível em:

http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/c_a/lex41.htm . Acesso em: 26 mai. 2024.

VENTURA, Deisy de Freitas Lima; REIS, Rosana. A linha do tempo da estratégia federal de disseminação da covid-19. Direitos na pandemia: mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil. Conectas, São Paulo, n. 10, p. 6-31, 2021. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003016698 . Acesso em: 26 mai. 2024.

Publicado

2024-10-15

Como Citar

BOZZATO, L. V.; ANTUALPA, K. F.; NUNES DE QUADROS, L.; COSTA, A. R. O brincar compreendido e percebido por professoras da Educação Infantil no retorno das atividades presenciais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13243, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13243. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13243. Acesso em: 21 nov. 2024.