O léxico da culinária amazônica em prol do letramento da Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12623Palabras clave:
Léxico, Culinária paraense, Identidade Amazônica, LinguagemResumen
A culinária regional paraense apresenta traços da identidade tradicional amazônica que se revelam no léxico. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é extrair e catalogar o léxico da culinária paraense presente no Caderno do EJAI (Picanço; Pantoja, 2023), com vistas a analisar o princípio pedagógico da linguagem utilizada em sua confecção. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva de Antunes (2012) e Biderman (2019). Além dessas autoras, Fusa, Ohuschi e Menegassi (2011) e Freire (1989, 2002) no que tange ao ensino. A investigação é de natureza documental e segue a abordagem qualitativa. O corpus da investigação foi extraído do volume I do livro eletrônico da coleção Sabores e Saberes da EJAI (Picanço; Pantoja, 2023). Os resultados analisados evidenciam o uso do léxico como ferramenta que viabiliza a apropriação do código de leitura e escrita a partir das práticas de leitura de mundo e do contexto social, cultural e identitário.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Território das Palavras. Parábola Editorial. São Paulo, 2021.
ARROYO, Miguel Gonzáles. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e responsabilidades pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. A Estruturação do Léxico e a Organização do Conhecimento. Letras de Hoje, Porto Alegre, PUCR, v. 22, N. 4, p. 81-96, dez. 1987.
BRAGA, Maria Luiza; MOLLICA, Maria Cecília. Introdução à sociolingüística: o tratamento da variação. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
FAZENDA, Ivani. Livro de Didática e Interdisciplinaridade, 13ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2008.
FIORIN, José. Introdução à Linguística: I. Objeto teórico. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados, 1989.
FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson. Concepções de Linguagem e o Ensino da Leitura em Língua Materna. Revista Linguagem & Ensino. V.14, nº.2, p. 479-501, jul/dez. 2011.
PICANÇO, Miguel de Nazaré Brito; PANTOJA, Ângela Maria Melo. SABORES E SABERES DA EJAI – Comidas, Memórias e Afetos (VOL.1). Belém: Cordovil E-books, 2023. Disponível em: https://semec.belem.pa.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/Sabores-e-Saberes-EJAI-ebook.pdf. Acesso em 31 de janeiro de 2023.
PICANÇO, Miguel de Nazaré Brito; PANTOJA, Ângela Maria Melo; Duarte, Dirceu Bibiano. SABORES E SABERES DA EJAI – Comidas, Memórias e Afetos (VOL.2). Belém: Cordovil E-books. 2023. Disponível em: https://semec.belem.pa.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/ebook-Sabores-e-Saberes-EJAI-vol-2.pdf. Acesso: 31 de janeiro de 2023.
SANTOS, Jusiele Miranda; LIRA, Lisonete da Silva; SILVA, Loana Farias; LIRA, Marizabeth da Silva; SALVADOR, Carlene Ferreira Nunes. Gramática e variação linguística no ensino de língua portuguesa. Revista Gestão em Conhecimento, Vol. 1- 7ª ed. 2021.
SEMEC. Coordenadoria da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Prefeitura de Belém, 2023. Disponível: https://semec.belem.pa.gov.br/diretorias/diretoria-de-educacao-died/coordenadoria-da-educacao-de-jovens-adultos-e-idosos-ejai/. Acesso em: 25 de janeiro de 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Klelma Costa Pereira, Carlene Ferreira Nunes Salvador, Cristiano Costa da Silva (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.