Formação inicial e continuada sob as lentes dos professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11453Palabras clave:
Formação de Professores, Formação Inicial e Continuada, Educação BásicaResumen
O estudo se desenvolveu a partir de um conjunto de concepções sobre os processos de formação inicial e continuada, sob a ótica de docentes da Educação Básica. O objetivo desse trabalho é compreender as concepções de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. A pesquisa de cunho qualitativo está assentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, idealizada por Vygotsky. A seleção dos professores para a participação na pesquisa considerou a experiência no magistério, em escolas da rede pública, estadual e municipal. A pesquisa nos permitiu identificar que os professores estão submetidos a um modelo de formação continuada prescritiva, em detrimento de uma formação que favoreça um espaço de diálogo e de trocas entre seus pares. Uma formação que seja promotora de reflexões que reverberem na sua ação cotidiana junto aos alunos.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli (org.) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
ANDRÉ. Marli. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230095
BOGDAN, R. C.; BIKLENB, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994. 167 p.
CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista Faculdade de Educação, v. 23, n. ½, jan./dez. 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010
FALCÃO, Giovana Maria Belém; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Formação de professores e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): apontamentos sobre avanços e contradições de um programa. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 22, n. 44, p. 161-179, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.916
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006.
FAZENDA, Ivani - Metodologia da Pesquisa Educacional (org.). São Paulo: Editora Cortez, 1989.
FRANCO, M. A. S. Formação Continuada de/para/com docentes: para quê? Para quem. In: FORTUNATO, Ivan. Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas / Francisco Imbernon; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato; (org.). São Paulo: Edições Hipótese, 2019.
GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. 2. Ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. p.31-61.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
CARVALHO, M. V. C.; MARQUES, E. S. A. Categorias da psicologia sócio-histórica que explicam a constituição do humano. In: MARQUES, Eliana de Sousa Alencar; ARAÚJO, Francisco Antônio Machado; CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. (Orgs.). Produzindo dados sobre subjetividades na educação: aspectos teórico-metodológicos da pesquisa. Teresina: EDUPI, 2015.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias de vida, In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000. p. 11-30.
OLIVEIRA, Genira Fonseca de. Significados e sentidos produzidos sobre a formação no programa alfabetização na idade certa - Paic: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/. Acesso em 30 de ago. 2023.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2015. 96 p.
REY, F. G. Pesquisa qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n.32, p. 13-31, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3668
THERRIEN, Jacques. Pedagogia: a definição de um campo profissional de conhecimento. In: ALBUQUERQUE, L.B. (Org.). Currículos Contemporâneos. Fortaleza: Ed UFC, 2005, p. 290-304.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Genira Fonseca de Oliveira, Giovana Maria Belém Falcão (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.