Formação inicial e continuada sob as lentes dos professores da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11453

Palabras clave:

Formação de Professores, Formação Inicial e Continuada, Educação Básica

Resumen

O estudo se desenvolveu a partir de um conjunto de concepções sobre os processos de formação inicial e continuada, sob a ótica de docentes da Educação Básica. O objetivo desse trabalho é compreender as concepções de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. A pesquisa de cunho qualitativo está assentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, idealizada por Vygotsky. A seleção dos professores para a participação na pesquisa considerou a experiência no magistério, em escolas da rede pública, estadual e municipal. A pesquisa nos permitiu identificar que os professores estão submetidos a um modelo de formação continuada prescritiva, em detrimento de uma formação que favoreça um espaço de diálogo e de trocas entre seus pares. Uma formação que seja promotora de reflexões que reverberem na sua ação cotidiana junto aos alunos.

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Biografía del autor/a

Genira Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará; Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (EDUCAS) e Professora Substituta do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará; Mestre em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará, Graduação em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (EDUCAS); Professora Adjunta do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2023-10-11

Cómo citar

OLIVEIRA, G. F. de; FALCÃO, G. M. B. Formação inicial e continuada sob as lentes dos professores da educação básica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11453, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11453. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11453. Acesso em: 6 may. 2025.