Paradigma da educação sexual: diálogos com a psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11419Palabras clave:
Educação Sexual, Gênero, Queer, Psicanálise, FaloResumen
A educação sexual tem sido atravessada por diferentes modelos que compõem perspectivas acerca de gênero. Desses, destaca-se o modelo biológico e higienista, que naturaliza as diferenças sociais entre os gêneros, e o modelo queer, que busca questionar essencialismos tomando como base uma não-normatividade. A distinção entre pênis e falo proposta pela psicanálise pode auxiliar essa última percepção, no sentido em que há um foco em uma questão imaginária, distanciando-se de uma primazia dos órgãos genitais. Dessa forma, esse trabalho de delineamento qualitativo, exploratório-descritivo, busca explorar quais têm sido as abordagens acerca de gênero na educação sexual formal escolar através de uma revisão de literatura e a categorização de sintagmas identificados nos artigos selecionados, em função dos modelos propostos por Furlani. Assim, percebeu-se que ainda há uma hegemonia do modelo biológico e higienista, enquanto o modelo queer ainda não aparece nas práticas educativas escolares.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BUENO, Rita Cássia Pereira; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: APONTAMENTOS PARA REFLEXÃO. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 49–56, 2018. DOI: 10.35919/rbsh.v29i1.41. Disponível em: https://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/article/view/41. Acesso em: 13 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35919/rbsh.v29i1.41
BRANCO, Gabriel Câmara; THISOTEINE, George Miguel; GELLIS, Andre. Psicanálise e gênero: um percurso arqueológico no seminário 1 sobre identidades. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8817. Acesso em: 14 ago. 2023.
CARVALHO, Guilherme Paiva de; OLIVEIRA, Aryanne Sérgia Queiroz de. Discurso, Poder e Sexualidade em Foucault. Revista Dialectus, v. 11, p. 100-115, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31003. Acesso em: 13 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.30611/2017n11id31003
CHOÉ, João Francisco de Carvalho. Educação sexual escolar: percepção dos alunos e professores. Periódico Horizontes, v. 40, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1340/652. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1340
DAMASCENO, Marcelle Andrieta; BOUHID, Roseantony. EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FORMAL: MÚSICA E POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 425-445, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12502/9765. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i1.12502
DESPARTS-PÉQUIGNOT, Catherine. SEXUALIDADE In: KAUFMANN, Pierre. Dicionário enciclopédico de psicanálise o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
DOR, Joel. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas,1989.
FURLANI, Jimena. Direitos humanos, direitos sexuais e pedagogia queer: o que essas abordagens têm a dizer à Educação Sexual? In: JUNQUEIRA, R. Diversidade sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas (Org.). Brasília: MEC/Secad/Unesco, 2009. p. 293-323.
FURLANI, Jimena. “O bicho vai pegar”: um olhar pós-estruturalista à educação sexual a partir do livro paradidático infantil. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
FREUD, Sigmund. A Organização genital infantil [1923]. In: Obras Completas Volume 16: O Eu e o Id, “Autobiografia” e outros textos (1923-1925). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GUIMARÃES, Jamile; CABRAL, Cristiane da Silva. Pedagogias da sexualidade: discursos, práticas e (des)encontros na atenção integral à saúde de adolescentes. Pro-Posições, v. 33, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kGdyDSB9rjSKXKxLX6FBQPD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0043
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
JULIEN, Philippe. O retorno a Freud de Jacques Lacan: a aplicação ao espelho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 2009
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. EDUCAÇÃO SEXUAL: PRINCÍPIOS PARA AÇÃO. Doxa, v. 15, n. 1, p. 75-84, 2011.
NASIO, Juan-David. Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2017.
OGILVIE, Bertrand. LACAN: a formação do conceito de sujeito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
OLIVEIRA, Maria Fernanda Celli de; MUZZETI, Luci Regina. SEXUALIDADE INFANTIL: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SEXUAL E A IDENTIDADE DE GÊNERO. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. esp. 3, p. 1825-1840, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14288/10031. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14288
RABINOVICH, Diana. A significação do falo: uma leitura. Rio de Janeiro: Cia. de Freud, 2005.
SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 1, p. 9-21, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/hqknn4NtLrGpyGQMB8p7ByB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000100002
SILVA, Carla Leitão da; JESUS, Carolina Agostinho de; SILVA, Jaiane Maria; VIDAL, Mônica da Costa; MATOS, Renata Fernandes de; PROVASI, Aline Gabriella Trotta. A EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM PROFESSORES. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 33, 2022. Disponível em: https://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/article/view/1044/893. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35919/rbsh.v33.1044
SOUZA, Elaine de Jesus; ROCHA, Eugerbia Paula da. EDUCAÇÃO SEXUAL VAI AO CARIRI CEARENSE: ABORDAGENS E PROBLEMATIZAÇÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11350/7824. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11350
UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos. Tipos de revisão de literatura. Botucatu, 2015. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura. Acesso em: 30 ago. 2023
VALENÇA, Cristiana Rosa; CARVALHO, Keila Lucio. Gênero, sexualidade e protagonismo juvenil: relato de uma experiência no CEFET-RJ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 20, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10516/pdf. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10516
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Leonardo Silveira Rodrigues, Gabriel Câmara Branco, Andre Gellis (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.