Psicanálise e gênero: um percurso arqueológico no seminário 1 sobre identidades

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise, Jacques Lacan, Estudos de gênero

Resumo

Os estudos de gênero diferenciam sexo, identidade e papel de gênero ao ponto que propõe uma desnaturalização das identidades, sejam elas sociais e até mesmo biológicas. A psicanálise possui um caminho para pensar essas questões, mesmo pertencendo a um outro campo de estudos. Assim, esse estudo qualitativo de tipo descritivo-exploratório propõe a partir da análise de discurso foucaultiana, um caminho para pensar essas questões a partir do percurso de Jacques Lacan. Retoma-se as articulações de Lacan, principalmente, em seu seminário 1 para percorrer uma proposta que dialoga com o corpo, libido, narcisismo, formação do eu e identidade; e, desse modo, abrir diálogo entre questões pertinentes aos estudos de gênero e à psicanálise.

Downloads

Biografia do Autor

Gabriel Câmara Branco, Universidade Estadual Paulista

Graduando em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, realiza projeto de iniciação científica (edital pibic 2022-2023). Membro do grupo do grupo de estudos e pesquisa em sexualidade educação e cultura (GEPESEC).

George Miguel Thisoteine, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru (2018), mestrando em Educação Sexual (Unesp - Araraquara). Membro do grupo do grupo de estudos e pesquisa em sexualidade educação e cultura (GEPESEC).

Andre Gellis, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (1994-2000). Professor Assistente junto ao Departamento de Psicologia da FC, Unesp, campus de Bauru. Atua na Pós-Graduação de Educação Sexual FCLAr da Unesp. Membro do GEPESEC.

Referências

BUTLER, J. Problemas de gênero - feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro, 2003.

CARVALHO, M. E. P. de; RABAY, G. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional do Brasil. Rev. Estud. Fem., v. 23, p.119-136, 2015. Disponível:https://www.scielo.br/j/ref/a/vgg89zFb8MWp4YHHbXZBTVc. Acesso em: 27 ago. 2022.

COSTA, G. Considerações psicanalíticas sobre sexualidade e gênero. In: HOLOVKO, C. S.; CORTEZZI, C. M. Sexualidades e gênero: desafios da psicanálise. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 2020.

CORTEZ; M.; GUADENZI, P.; MASKUD, I. Gênero: percursos e diálogos entre os estudos feministas e biomédicos nas décadas de 1950 a 1970. Physis, v. 29, p.1-21, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/physis/a/p4dXbydkK3jShSKdxxpgpCm/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2022.

FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula - Relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREUD, S. Moral Sexual Civilizada e Doença Nervosa Moderna. In: ESB, v.9, 1996a.

FREUD, S. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise (Conferências XX). In: ESB, v.16,1996b.

KAUFMANN, P. Dicionário enciclopédico de psicanálise: O legado de Freud a Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

LACAN, J. O Seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009a.

LACAN, J. Seminário, livro 18: de um discurso que não fosse semblante. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009b.

LATTANZIO, F. F.; RIBEIRO, P. de C. Nascimento e os primeiros desenvolvimentos do conceito de gênero. Psic. Clin., vol. 30, n.3, p.409-425, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pc/v30n3/02.pdf. Acesso em: 27 ago. 2022.

RIOS, P. P. S.; CARDOSO, H. de M.; DIAS, A. F. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo queer. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.8, p.98-117, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.272. Acesso em: 17 out. 2022.

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Branco, G. C. ., Thisoteine, G. M. ., & Gellis, A. . (2022). Psicanálise e gênero: um percurso arqueológico no seminário 1 sobre identidades. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8817