Psicanálise e gênero: um percurso arqueológico no seminário 1 sobre identidades

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise, Jacques Lacan, Estudos de gênero

Resumo

Os estudos de gênero diferenciam sexo, identidade e papel de gênero ao ponto que propõe uma desnaturalização das identidades, sejam elas sociais e até mesmo biológicas. A psicanálise possui um caminho para pensar essas questões, mesmo pertencendo a um outro campo de estudos. Assim, esse estudo qualitativo de tipo descritivo-exploratório propõe a partir da análise de discurso foucaultiana, um caminho para pensar essas questões a partir do percurso de Jacques Lacan. Retoma-se as articulações de Lacan, principalmente, em seu seminário 1 para percorrer uma proposta que dialoga com o corpo, libido, narcisismo, formação do eu e identidade; e, desse modo, abrir diálogo entre questões pertinentes aos estudos de gênero e à psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Câmara Branco, Universidade Estadual Paulista

Graduando em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, realiza projeto de iniciação científica (edital pibic 2022-2023). Membro do grupo do grupo de estudos e pesquisa em sexualidade educação e cultura (GEPESEC).

George Miguel Thisoteine, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru (2018), mestrando em Educação Sexual (Unesp - Araraquara). Membro do grupo do grupo de estudos e pesquisa em sexualidade educação e cultura (GEPESEC).

Andre Gellis, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (1994-2000). Professor Assistente junto ao Departamento de Psicologia da FC, Unesp, campus de Bauru. Atua na Pós-Graduação de Educação Sexual FCLAr da Unesp. Membro do GEPESEC.

Referências

BUTLER, J. Problemas de gênero - feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro, 2003.

CARVALHO, M. E. P. de; RABAY, G. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional do Brasil. Rev. Estud. Fem., v. 23, p.119-136, 2015. Disponível:https://www.scielo.br/j/ref/a/vgg89zFb8MWp4YHHbXZBTVc. Acesso em: 27 ago. 2022.

COSTA, G. Considerações psicanalíticas sobre sexualidade e gênero. In: HOLOVKO, C. S.; CORTEZZI, C. M. Sexualidades e gênero: desafios da psicanálise. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 2020.

CORTEZ; M.; GUADENZI, P.; MASKUD, I. Gênero: percursos e diálogos entre os estudos feministas e biomédicos nas décadas de 1950 a 1970. Physis, v. 29, p.1-21, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/physis/a/p4dXbydkK3jShSKdxxpgpCm/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2022.

FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula - Relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREUD, S. Moral Sexual Civilizada e Doença Nervosa Moderna. In: ESB, v.9, 1996a.

FREUD, S. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise (Conferências XX). In: ESB, v.16,1996b.

KAUFMANN, P. Dicionário enciclopédico de psicanálise: O legado de Freud a Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

LACAN, J. O Seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009a.

LACAN, J. Seminário, livro 18: de um discurso que não fosse semblante. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009b.

LATTANZIO, F. F.; RIBEIRO, P. de C. Nascimento e os primeiros desenvolvimentos do conceito de gênero. Psic. Clin., vol. 30, n.3, p.409-425, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pc/v30n3/02.pdf. Acesso em: 27 ago. 2022.

RIOS, P. P. S.; CARDOSO, H. de M.; DIAS, A. F. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo queer. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.8, p.98-117, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.272. Acesso em: 17 out. 2022.

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Branco, G. C. ., Thisoteine, G. M. ., & Gellis, A. . (2022). Psicanálise e gênero: um percurso arqueológico no seminário 1 sobre identidades. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8817