A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11416

Palabras clave:

Gênero, História da Educação, Orientação Educacional

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar as reverberações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 (LDB nº.  5.692/1971) nas atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), na Escola Tiradentes, localizada em Curitiba, entre os anos de 1977-1984). A partir da LDB nº.  5.692/1971 a formação para o trabalho tornou o ensino técnico como compulsório. A “sondagem de aptidão” foi a forma encontrada para supostamente orientar os/as estudantes para a escolha profissional, mas também serviu com forte reforço das distinções de gênero construídas historicamente junto de um discurso moral na formação dos/as estudantes. Por meio dos estudos da interseccionalidade levantados por Creshaw (2004) e de pânico moral desenvolvidos por Giddens e Sitton (2016) investigo os documentos da referida instituição. Acredito que junto dessas observações podem serem compreendidas a proposta de ensino da época e os reflexos na história da educação.

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Biografía del autor/a

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do departamento de história da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. Doutor em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do estado de Santa Catarina, Udesc. Integrante do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude – Anpuh/BR.

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Publicado

2023-10-11

Cómo citar

ZALUSKI, J. L. A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11416, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11416. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11416. Acesso em: 21 nov. 2024.