Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10741Palabras clave:
Atividade Física, Saúde, Conhecimento, Ensino FundamentalResumen
A pesquisa teve como objetivo construir e validar de forma preliminar um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9° ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Foi construído um teste de conhecimento com 12 itens de múltipla escolha. Professores de Educação Física da Educação Básica e Superior realizaram a avaliação de conteúdo dos itens a partir de um protocolo de avaliação de conteúdo. Foi realizado um pré-teste com 10 alunos do mesmo nível de ensino para fins de avaliação qualitativa dos itens. Inicialmente o teste conteve 12 itens dos quais quatro foram descartados por não atingirem o índice de discriminação. O teste se mostrou eficaz para ser utilizado pelos professores como ferramenta de planejamento pedagógico. A validação desse instrumento precisa ser realizada em amostras maiores, para validade de construto, e assim colaborar cientificamente em outras pesquisas.
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