Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10741

Palabras clave:

Atividade Física, Saúde, Conhecimento, Ensino Fundamental

Resumen

A pesquisa teve como objetivo construir e validar de forma preliminar um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9° ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Foi construído um teste de conhecimento com 12 itens de múltipla escolha. Professores de Educação Física da Educação Básica e Superior realizaram a avaliação de conteúdo dos itens a partir de um protocolo de avaliação de conteúdo. Foi realizado um pré-teste com 10 alunos do mesmo nível de ensino para fins de avaliação qualitativa dos itens. Inicialmente o teste conteve 12 itens dos quais quatro foram descartados por não atingirem o índice de discriminação. O teste se mostrou eficaz para ser utilizado pelos professores como ferramenta de planejamento pedagógico. A validação desse instrumento precisa ser realizada em amostras maiores, para validade de construto, e assim colaborar cientificamente em outras pesquisas.

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Biografía del autor/a

Bruna Sousa Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Daiane Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceara- campus Canindé

Licenciada em Educação Física pelo IFCE- campus Canindé. Professora da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional- NiAVe.

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

ARAÚJO, B. S.; SOUSA, D. A. de; SOUSA, L. A. de. Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10741, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10741. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10741. Acesso em: 31 oct. 2024.