Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10741

Palavras-chave:

Atividade Física, Saúde, Conhecimento, Ensino Fundamental

Resumo

A pesquisa teve como objetivo construir e validar de forma preliminar um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9° ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Foi construído um teste de conhecimento com 12 itens de múltipla escolha. Professores de Educação Física da Educação Básica e Superior realizaram a avaliação de conteúdo dos itens a partir de um protocolo de avaliação de conteúdo. Foi realizado um pré-teste com 10 alunos do mesmo nível de ensino para fins de avaliação qualitativa dos itens. Inicialmente o teste conteve 12 itens dos quais quatro foram descartados por não atingirem o índice de discriminação. O teste se mostrou eficaz para ser utilizado pelos professores como ferramenta de planejamento pedagógico. A validação desse instrumento precisa ser realizada em amostras maiores, para validade de construto, e assim colaborar cientificamente em outras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Sousa Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Daiane Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceara- campus Canindé

Licenciada em Educação Física pelo IFCE- campus Canindé. Professora da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Membro do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional- NiAVe.

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Referências

ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, jul. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000800006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006

BARROS, Fábio; SILVA, Marcelo. Conhecimento sobre atividade física e fatores associados em adolescentes estudantes do ensino médio da zona rural. Revista Brasileira de Atividade Físic, Pelotas (Rs), v. 18, n. 5, p. 594-603, 30 set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p594. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p594

BRASIL, Ministério da Educação. Base Comum Curricular: Educação Física, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Dia mundial da obesidade. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/operadoras/dia-mundial-da-obesidade. Acesso em: 07 set. 2022.

COLUCI, Marina Zambon Orpinelli; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; MILANI, Daniela. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Online, v. 20, n. 3, p. 925-936, mar. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013

DEVIDE, Fabiano Pries. Educação física, qualidade de vida e saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 77-84, 5 set. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2644. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2644

FERREIRA, José Iron; SEDORKO, Clóvis Marcelo. Nível de atividade física entre os estudantes do ensino médio de colégios públicos da cidade de Ponta Grossa. Temas em Educação Física Escolar, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2022. DOI: https://doi.org/10.33025/tefe.v7i1.3257 DOI: https://doi.org/10.33025/tefe.v7i1.3257

FERREIRA, Marcos Santos. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/411. Acesso em: 30 abr. 2023.

FONSECA, Otávio Miguel Pires et al. Nível de atividade física em adolescentes. Caderno Científico UNIFAGOC de Graduação e Pós-Graduação, v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/caderno/article/view/774. Acesso em: 06 set. 2022.

HALLAL, Pedro Curi et al. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 3035-3042, out. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000800008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000800008

KNUTH, Alan Goularte et al. Conhecimento de adultos sobre o papel da atividade física na prevenção e tratamento de diabetes e hipertensão: estudo de base populacional no sul do brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 513-520, mar. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009000300006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000300006

KNUTH, Alan Goularte et al. Prática de atividade física e sedentarismo em brasileiros: resultados da pesquisa nacional por amostra de domicílios (pnad) 2008. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 16, p. 3697-3705, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001000007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001000007

LEITE, Sarah de Sá et al. Construção e validação de Instrumentos de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 4, p. 1635-1641, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648

LIMA, Ramon de Brito Costa Pinheiro et al. Padrão de atividade física em crianças e jovens: um breve resumo do estado de conhecimento. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, p. 69-76, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n1p68

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017. 362 p.

PITANGA, Francisco José Gondim; BECK, Carmem Cristina; PITANGA, Cristiano Penas Seara. Inatividade física, obesidade e COVID-19: perspectivas entre múltiplas pandemias. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1–4, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.25e0114 DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0114

RONCADA, Cristian et al. Instrumentos específicos para avaliação do conhecimento em asma: revisão sitemática. Medicina: (Ribeirão Preto), v. 6, n. 48, p. 619-627, 2015 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i6p619-627 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i6p619-627

SABA, Fabiano. Mexa-se: atividade física, saúde e bem-estar. 3. ed. revisada. São Paulo: Phorte, 2011. 328 p.

SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos; SIMÕES, Antonio Carlos. Educação Física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas. Saúde e Sociedade, v. 21, n. 1, p. 181-192, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902012000100018 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100018

SANTOS, Elane da Silva et al. Instrumento de avaliação do conhecimento cognitivo sobre os jogos e brincadeiras populares. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 4, p. e44825, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4825 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4825

SANTOS, Fábio; MARTINS, João; MARQUES, Adilson. Conhecimento dos alunos acerca das recomendações para a prática de atividade física. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, v. 3, n. 1, p. 15-19, 2014. Disponível em: http://www.ipg.pt/scpd/files/revista_scpd_n3.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.

SILVA, Vitor Tavares da et al. Nível de atividade física de estudantes de educação física no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 26, p. 1–8, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.26e0197 DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0197

SILVA, Adiel Oliveira da et. Validação de itens para avaliação do conhecimento de atividade física para Educação Física no Ensino Fundamental. Research, Society And Development, [S.L.], v. 8, n. 7, p. 1-15, 29 maio 2019. Research, Society and Development. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1142. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1142

SILVA, Gilvan Souza. A educação física escolar como alternativa no combate ao sedentarismo em alunos do ensino médio: uma proposta de intervenção com a utilização do pedômetro. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores) Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1933 Acesso em: 20 mai. 2023.

SILVEIRA, Eder Fontoura; SILVA, Marcelo Cozzensa da. Conhecimento sobre atividade física dos estudantes de uma cidade do sul do Brasil. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, n. 3, p. 456-467, set. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742011000300009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-65742011000300009

SPOHR, Carla et al. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto educação física +. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 31 maio 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.19n3p300 DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n3p300

VAN WIDENFELT, Brigit M. et al. Translation and Cross-Cultural Adaptation of Assessment Instruments Used in Psychological Research With Children and Families. Clinical Child And Family Psychology Review, v. 8, n. 2, p. 135-147, jun. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10567-005-4752-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s10567-005-4752-1

VILARINHO, Ana Paula Lima. Uma Proposta de Análise de Desempenho dos Estudantes e de Valorização da Primeira Fase da OBMEP. 2015. 98 f. Tese (Doutorado) - Curso de Matemática, Departamento de Matemática, Universidade de Brasília, Brasília-Df, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/33552126.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.

ZANCHA, Daniel; MAGALHÃES, Gabriela Bongiorno Sica; MARTINS, Jéssica; SILVA, Thais Argentini da; ABRAHÃO, Thais Borges. Conhecimento dos professores de Educação Física Escolar sobre a abordagem saúde renovada e a temática saúde. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 204-217, 27 mar. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637638 DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637638

Publicado

2023-09-18

Como Citar

ARAÚJO, B. S.; SOUSA, D. A. de; SOUSA, L. A. de. Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10741, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10741. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10741. Acesso em: 31 out. 2024.