Diários da pandemia: a saúde mental de estudantes universitários em 2021
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10619Palabras clave:
Pandemia da Covid-19., Saúde Mental Discente., Educação Superior.Resumen
Throughout Covid-19 pandemic, besides physical health, our mental health was at risk as well. The main purpose of this research was to achieve an investigation about the mental health status of Pedagogy students in a Public Institute of Higher Education, in Fortaleza-Ceará, in 2021. Specifically, it aimed: describing the students’ mental health status; investigating the impact of a pandemic reality on their learning capacity and collecting suggestions to improve mental health. A qualitative investigation was carried out, with 51 subjects, based on diaries and mixed questionnaires. The collected data, after content analysis, revealed a status of mental suffering mainly composed by: fear; grief; anxiety and learning capacity difficulties.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
DACOLMO, M. Um tempo para não esquecer: a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
FORTALEZA. Câmera Municipal de Fortaleza. Hospitais de Campanha do PV e HGF comemoram 2 pacientes recuperados de Covid-19. Disponível em: https://www.cmfor.ce.gov.br/. Acesso em: 02 ago. 2021.
FRANKL. V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2017.
GUMIERO, G. Pandemia no Brasil: fatos, falhas... e atos. Campinas: Referência, 2022.
IAMARINO, A.; LOPES, S. Coronavírus: explorando a pandemia que mudou o mundo. São Paulo: Moderna, 2020.
ERIKSON, E. H. O ciclo de vida completo. São Paulo: Artmed, 1998.
MANDETTA, L. H. Um paciente chamado Brasil: os bastidores da luta contra o coronavírus. Rio de Janeiro – RJ: Editora Objetiva, 2020.
MEDEIROS, J. C. Possibilidades da em tempos de Covid-19. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, ], v. 3, n. 3, p. e335198, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5198. Acesso em: 3 maio. 2023.
NASCIMENTO, P. Psicologia do luto em tempos de COVID-19: pequeno manual para o acompanhamento de pessoas em luto persistente. Edição Kindle, 2020.
WHO. World Health Organization. Novel Coronavirus (2019-nCoV): situation report-1. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4. Acesso em: 02 ago. 2021.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim: métodos de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2016. Edição do Kindle.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Victória Mercya Sousa Guerreiro, Joyce Duarte de Carvalho, Carina Araújo Dias, Igor de Moraes Paim, Tania Vicente Viana Viana (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.