O incentivo à leitura por meio das TICs: uma análise do vídeo da turma da Mônica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10607

Palabras clave:

Incentivo;, Leitura;, TICs;, Turma da Mônica.

Resumen

Este trabalho pretende discutir a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como um suporte capaz de influenciar crianças e adolescentes, incentivando o gosto pela leitura de textos literários. Nesta análise, ao discutir possíveis usos dessas ferramentas no incentivo à leitura, foi analisado um vídeo da Turma da Mônica (Maurício de Sousa), disponível no YouTube. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica sobre o tema e na perspectiva de taxonomia de vídeos para a análise. Assim, os resultados demonstraram que a utilização das TICs pode despertar o interesse pela leitura, ampliando as possibilidades de formar leitores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Naiara Porto da Silva Coqueiro, Prefeitura de Brumado

Professora na Escola Miguel Mirante em Brumado-BA. Prefeitura de Brumado-BA; Mestra em Letras, Cultura, Educação e Linguagens pela UESB; Especialista em Alfabetização e Letramento pela UFBA; em Educação a Distância pela UNEB.

Erivan, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Educação pela UESB; Especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional, pela UNICESUMAR; Professor no curso de Letras - Português da UNEB e Professor na Escola Suzana Maria Guimarães, em Brumado-BA.

 

Handherson Leyltton Costa Damasceno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão PE. Doutor e Mestre em Educação pela UFBA. Licenciado em Pedagogia (UEFS) e em Letras – Português (Centro Universitário Claretiano). Professor do IF Sertão PE – Campus Salgueiro.

Citas

ABREU, Marcia. Diferentes Formas de ler. Campo Grande: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001. Disponível em:

http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 26 de jan. 2023.

BENTO, Franciele; NEVES, Fátima Maria. Turma da Mônica: o que permeia a relação entre cinema de animação e educação? Universidade Estadual de Maringá: Paraná, 2009.

CAMPOS, Bruna Sawa de. Turma da Mônica: reflexões sobre os diferentes posicionamentos dos personagens no mercado. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientadora: Loriza Lacerda de Almeida. Bauru: Unesp, 2008.

CHARTIER, Roger. A força das representações: história e ficção. João Cezar Rocha (Orgs.) – Chapecó, SC: Argos, 2011.

GONZÁLEZ, José Antônio Moreiro & ARILLO, Jesús Robledano. O Conteúdo da Imagem. Curitiba: ed. da UFPR, 2003.

JORDÃO, Tereza Cristina. A formação do professor para a educação em um mundo digital. IN: BRASIL, Ministério da Educação. Saldo para o futuro. Tecnologias digitais na educação. Ano XIX. Boletim 19. Nov.- dez, 2009, p. 10.

MENEZES, Karina Moreira; COUTO, Raqueline de Almeida; SANTOS, Sheila Carine Souza. Alfabetização, letramento e tecnologias. - Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/553784/2/eBook%20-%20Alfabetizacao%2C%20Letramento%20e%20Tecnologias.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.

MILL, Daniel (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação à Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

NOGUEIRA, Deisy Léia Silveira dos Santos; SOUSA, Erivan Coqueiro. Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Educação em Páginas, UESB - ISSN 2764-8028 - v. 02, e 11957, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11957/7321. Acesso em: 15 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11957

OLIVEIRA, Taynná Danyelly Lemos de; QUEIROS, Emanuela Carla Medeiros de. Fanfictions no ciberespaço: novos modos de ler e formar leitores. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48689, p. 1-16, 2022. UECE. ISSN: 2675-519X. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8689/8240. Acesso em: 18 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48689

SANTOS, Rosiane de Jesus Uma Taxonomia para o uso de Vídeos Didáticos para o Ensino de Matemática. 2015. f.131. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/335/1/rosianedejesussantos.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023.

SOUSA, Erivan Coqueiro; COQUEIRO, Naiara Porto da Silva; NUNES, Claudio Pinto. Prática Pedagógica no Ensino Remoto Emergencial (ERE) Durante a Pandemia da covid 19. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, UFES, UNEB, UNIVASF e UFBA – ISSN 2675-3855 – v. 02, n.10, p. 124-135. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/35977. Acesso em: 21 abr. 2023.

SOUSA, Maurício de. Turma da Mônica – Provas Comprometedoras. Vídeo de 7min50s. Publicado em 18/09/2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VQcu-97EsPQ. Acesso em: 13 abr. 2023.

SOUSA, Mauricio de. Entrevista sobre a Turma da Mônica. Disponível em: http://www.producaocultural.org.br/slider/mauricio-de-sousa/. Acesso em: 05 dez. 2014.

ZILBERMAN, Regina. A Escola e a Leitura da Literatura. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 20-32.

Publicado

2023-10-11

Cómo citar

COQUEIRO, N. P. da S.; ERIVAN; DAMASCENO, H. L. C. O incentivo à leitura por meio das TICs: uma análise do vídeo da turma da Mônica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10607, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10607. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10607. Acesso em: 21 nov. 2024.