O incentivo à leitura por meio das TICs: uma análise do vídeo da turma da Mônica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10607Palavras-chave:
Incentivo;, Leitura;, TICs;, Turma da Mônica.Resumo
Este trabalho pretende discutir a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como um suporte capaz de influenciar crianças e adolescentes, incentivando o gosto pela leitura de textos literários. Nesta análise, ao discutir possíveis usos dessas ferramentas no incentivo à leitura, foi analisado um vídeo da Turma da Mônica (Maurício de Sousa), disponível no YouTube. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica sobre o tema e na perspectiva de taxonomia de vídeos para a análise. Assim, os resultados demonstraram que a utilização das TICs pode despertar o interesse pela leitura, ampliando as possibilidades de formar leitores.
Downloads
Referências
ABREU, Marcia. Diferentes Formas de ler. Campo Grande: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001. Disponível em:
http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm. Acesso em: 26 de jan. 2023.
BENTO, Franciele; NEVES, Fátima Maria. Turma da Mônica: o que permeia a relação entre cinema de animação e educação? Universidade Estadual de Maringá: Paraná, 2009.
CAMPOS, Bruna Sawa de. Turma da Mônica: reflexões sobre os diferentes posicionamentos dos personagens no mercado. Trabalho de Conclusão de Curso. Orientadora: Loriza Lacerda de Almeida. Bauru: Unesp, 2008.
CHARTIER, Roger. A força das representações: história e ficção. João Cezar Rocha (Orgs.) – Chapecó, SC: Argos, 2011.
GONZÁLEZ, José Antônio Moreiro & ARILLO, Jesús Robledano. O Conteúdo da Imagem. Curitiba: ed. da UFPR, 2003.
JORDÃO, Tereza Cristina. A formação do professor para a educação em um mundo digital. IN: BRASIL, Ministério da Educação. Saldo para o futuro. Tecnologias digitais na educação. Ano XIX. Boletim 19. Nov.- dez, 2009, p. 10.
MENEZES, Karina Moreira; COUTO, Raqueline de Almeida; SANTOS, Sheila Carine Souza. Alfabetização, letramento e tecnologias. - Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/553784/2/eBook%20-%20Alfabetizacao%2C%20Letramento%20e%20Tecnologias.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
MILL, Daniel (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação à Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
NOGUEIRA, Deisy Léia Silveira dos Santos; SOUSA, Erivan Coqueiro. Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Educação em Páginas, UESB - ISSN 2764-8028 - v. 02, e 11957, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11957/7321. Acesso em: 15 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11957
OLIVEIRA, Taynná Danyelly Lemos de; QUEIROS, Emanuela Carla Medeiros de. Fanfictions no ciberespaço: novos modos de ler e formar leitores. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48689, p. 1-16, 2022. UECE. ISSN: 2675-519X. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8689/8240. Acesso em: 18 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48689
SANTOS, Rosiane de Jesus Uma Taxonomia para o uso de Vídeos Didáticos para o Ensino de Matemática. 2015. f.131. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/335/1/rosianedejesussantos.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023.
SOUSA, Erivan Coqueiro; COQUEIRO, Naiara Porto da Silva; NUNES, Claudio Pinto. Prática Pedagógica no Ensino Remoto Emergencial (ERE) Durante a Pandemia da covid 19. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, UFES, UNEB, UNIVASF e UFBA – ISSN 2675-3855 – v. 02, n.10, p. 124-135. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/35977. Acesso em: 21 abr. 2023.
SOUSA, Maurício de. Turma da Mônica – Provas Comprometedoras. Vídeo de 7min50s. Publicado em 18/09/2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VQcu-97EsPQ. Acesso em: 13 abr. 2023.
SOUSA, Mauricio de. Entrevista sobre a Turma da Mônica. Disponível em: http://www.producaocultural.org.br/slider/mauricio-de-sousa/. Acesso em: 05 dez. 2014.
ZILBERMAN, Regina. A Escola e a Leitura da Literatura. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 20-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Naiara Porto da Silva Coqueiro, Erivan Coqueiro Sousa, Handherson Leyltton Costa Damasceno (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.