Produções cientificas sobre formação de professores no curso de pedagogia da UNEB, Campus XII (2012-2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10565

Palabras clave:

formação de professores, formação docente, pedagogia, UNEB

Resumen

O objetivo deste estudo foi apresentar a produção cientifica sobre formação de professores produzida por docentes do curso de pedagogia do Campus XII, da UNEB de Guanambi, que resultou em publicação em periódicos científicos entre 2012 e 2022. Tratou-se de um trabalho documental por meio de um levantamento bibliográfico que seguiu quatro procedimentos: a) levantamento do número de professores que atuam no curso de Pedagogia e suas respectivas qualificações; b) consulta ao Currículo Lattes dos professores para identificação de artigos completos publicados em periódicos dentro de um recorte temporal de 2012 a 2022; c) classificação das produções em seis categorias e d) análise do conteúdo dos artigos em torno da formação de professores. Foram identificados 18 artigos, os quais são apresentados e analisados em seis categorias, assim agrupadas: a) formação docente em educação do campo; b) formação continuada; c) formação de professores no campo da matemática; d) formação compartilhada; e) formação lúdica e f) formação de professores no campo de Letras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Áurea Silva Moura, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Estudante de curso de especializando em Neuropsicopedagogia pela Capacitar Projetos Educacionais.

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

José Aparecido Alves Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB) na Linha de Pesquisa em Avaliação, gestão e políticas educacionais, e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ).

Citas

ALVES, Sandra de Oliveira; ALMEIDA, Júlia Caroline de Araújo; COLUS, Vanessa Aparecida; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Jogos e resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática do 1º ano do ensino fundamental. Revista do NUPEM, v. 10, p. 44-59, 2017. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5526. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.v9i17.319

BARBOSA, Luciana Leal da Silva; ALVES, Sandra de Oliveira; PELLI, Débora; ALVES, Eliane Santos; MENDONÇA, Thiago Neves. Aprendizagem colaborativa online na formação e na prática docente: vivências da programação e do pensamento computacional para aprender matemática usando o Scratch. Ensino da matemática em debate, v. 9, p. 41-66, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/56088. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156088

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 11, 16 maio 2006.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRITO, Regivane dos Santos; PRADO, Jany Rodrigues; NUNES, Claudio Pinto. Políticas de formação docente no Brasil a partir dos anos 1990. Temas em Educação, v. 28, p. 02, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/43571. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.43571

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogía do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

MARQUES, Tatyanne Gomes. Os cursos de licenciatura e a formação para a docência em escolas no/do campo. Revista Cocar (online), v. único, p. 76-97, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1700. Acesso em: 12 dez. 2022.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cad. Pesqui., Mar 2003, n.118, p. 89-117. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100005

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, Sandra Alves de; CARVALHO, Maria de Fátima Pereira; PRADO, Jany Rodrigues. Atividades lúdicas na educação infantil: re-significando a prática pedagógica. Revista eletrônica de Educação e psicologia, v. 1, p. 39-46, 2014. Disponível em: http://edupsi.utad.pt/index.php/component/content/article?layout=edit&id=78. Acesso em: 12 dez. 2022.

OLIVEIRA, Sandra Alves de; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. Jogos e Resolução de Problemas na Formação Continuada e em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 76-92, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/360. Acesso em: 12 dez. 2022.

OLIVEIRA, Sandra Alves de; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional de um grupo de professores dos anos iniciais: olhar para resolução de problemas. Cadernos de pesquisa, v. 24, p.192-207, 2018. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8077. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp192-207

OLIVEIRA, Sandra Alves de; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion. Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais: saberes e aprendizagens docentes. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 873-893, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17751. Acesso em: 12 dez. 2022.

OLIVEIRA, Sandra Alves de; REZENDE, Dayselane Pimenta Lopes; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Processos formativos de professores supervisores no âmbito do PIBID: sentidos atribuídos às atividades experienciadas na universidade e na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, p. 982-998, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14932. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14932

OLIVEIRA, Sandra Alves de; REZENDE, Dayselane Pimenta Lopes; GARCIA-REIS, Andreia Rezende; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Vivências de professoras dos anos iniciais no trabalho com a resolução de problemas em uma formação continuada. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2814. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202102

OLIVEIRA, Solange Montalvão de; FARIAS, Sandra Aparecida Lima Silveira. Os gêneros textuais desfilam na passarela da leitura: um relato das práticas de professores em formação no curso de Letras da Plataforma Freire. Linha Mestra, v. X, p. 934-938, 2016. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/689. Acessado em: 12 dez. 2022.

SANTOS, Elinete Pereira dos; TRINDADE, Domingos Rodrigues. Formação docente na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília, Campus Planaltina. ComCiência uma revista multidisciplinar, v. 3, p. 57-67, 2018. Disponível em: http://www.revistacomciencia.com/resumo.php?linguagem=1&idArtigo=17. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v3i1.p57-67

SANTOS, Elismárcia dos; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. À luz das experiências no Pibid: reflexões sobre a formação docente. Educação Básica Revista, v. 6, p. 187-196, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/6. Acesso em: 12 dez. 2022.

SILVA, Adelson Ferreira da. A questão epistemológica da formação de professores no curso de Pedagogia [manuscrito]: a ciência da Educação entre a teoria pedagógica e o praticismo. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2022.

SILVA, Maria das Graças Gonçalves da. Formação continuada do professor alfabetizador: o papel do orientador de estudo no processo formativo do PNAIC. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

SILVA, Michelle Dourado; SANTOS, Gabriel Nardes; OLIVEIRA, Sandra Alves de; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Formação de Professores no Pibid:Inferências entre Bolsistas de Iniciação à Docência e Professoras Coformadoras. REVASF - Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, p. 245-267, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367. Acesso em: 12 dez. 2022.

TRINDADE, Domingos Rodrigues. A Alternância como elo articulador na formação de educadores e educadoras do campo. Cadernos Ceru (USP), v. 22, p. 257-267, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/29475. Acesso em: 12 dez. 2022.

UNEB. Portal Uneb. Página Inicial. Disponível em: https://portal.uneb.br/. Acesso em: 24 de novembro de 2022.

VASCONCELOS, Elicinalva Nunes; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Projeto de intervenção proposto no PIBID/UNEB/campus XII: relato das vivências na iniciação à docência. Educação em Debate (UFC), v. 1, p. 180-194, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/82244. Acesso em: 12 dez. 2022.

VIEIRA JUNIOR, Wagner Alvarenga; OLIVEIRA, Sandra. Narrativas da formação e da atuação do pedagogo no processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 704-730, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6203. Acessado em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.704-730

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

MOURA, Áurea S.; NUNES, C. P.; PEREIRA, J. A. A. Produções cientificas sobre formação de professores no curso de pedagogia da UNEB, Campus XII (2012-2022). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10565, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10565. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10565. Acesso em: 21 nov. 2024.