Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510426Palabras clave:
Teoría de la objetivación, Capacitación, Gerentes escolaresResumen
Esta investigación tiene como objetivo analizar los aportes de la Teoría de la Objetivación para la formación de gestores escolares en la perspectiva de la gestión democrática, y con una base histórico-cultural. Se trata de una pesquisa cualitativa, envolviendo aspectos descriptivos y exploratorios, con método de pesquisa bibliográfica, pues se basa en referentes pertinentes a la formación de administradores escolares y en elementos teóricos provenientes de la Teoría de la Objetivación. La lectura de análisis y evaluación de la información se realizó de forma crítica o reflexiva, con sustento teórico basado en los estudios de Radford (2011, 2015, 2020a, 2020b), Lück (2009), Lück et al (2010), Bizol y Dutra (2018). Se evidencia a partir de la profundización del marco de la investigación bibliográfica, que la Teoría de la Objetividad potencia el proceso educativo de los gestores escolares, posibilitando la creación dialéctica de sujetos críticos, reflexivos y éticos, considerando nuevas estructuras de acción y pensamiento, frente a una serie de aspectos relacionados con la cultura y las prácticas sociales.
Descargas
Citas
BIZOL, K. M. F.; DUTRA, J. C. O papel do gestor na unidade escolar: desafios e possibilidades. 2018. 14f. Artigo (especialização em educação). Instituto Federal Catarinense. Abelardo Luz (SC), 2018.
CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S.T. Contribuições da Teoria da Objetivação para delineamento de uma formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Revista Tecné, Episteme y Didaxis. 2018. n. Extraordinário. ISSN impresso: 0121-3814, ISSN web: 2323-0126.
CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S. T. Formação continuada e permanente de professores: emancipação coletiva das práticas pedagógicas alienantes. REMATEC, Belém (PA), v. 16, n.39, p.1-18, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p01-18.id493
FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Roberto Cataldo Costa (Trad.). Coleção Pesquisa Qualitativa, São Paulo: Bookman; Artmed, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
LÜCK, H. et al. Liderança e gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MATOS, F. C. C. Formação docente em ensino de matemática anos iniciais do ensino fundamental: caminhos trilhados a partir da metodologia Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação. 2020. 124f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2020.
MELO, L. L. et al. Formação continuada de gestores escolares. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 12, n. 28, p. 10-23, set./dez. 2020.
MENDES, I. A. SILVA, C. A. F. Problematização de práticas socioculturais na formação de professores de matemática. In: Revista Exitus, v. 7, n. 2, 100-126, 2017. Disponível em: DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID303. Acesso em: 12 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID303
PLAÇA, S. V.; RADFORD, L. A formação de professores para o ensino de ciências na perspectiva na Teoria da Objetivação. Interfaces da Educação, v. 12 n. 36, p. 308-328. 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284
RADFORD, L. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia / Luis Radford; organização e revisão técnica da tradução Bernadete Morey, Iran Abreu Mendes. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(2), 132 - 150. 2014.
RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, 8(18), 547-567. 2015.
RADFORD, L. El aprendizaje visto como saber y devenir: una mirada desde la teoría de la objetivación. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, n.36, p. 27-42, 2020a. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p27-42.id306
RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación [A journey through the theory of objectification]. In GOBARA, S. Takeco; RADFORD, Luis (Orgs.), Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020b, p. 15-42.
RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática / Luis Radford; tradução de Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
RADFORD, L. Ethics in the Mathematics Classroom. Hiroshima Journal of Mathematics Education. No prelo, 2022. Disponível em: < http://www.luisradford.ca/pub/Radford%20-%20Hiroshima%20paper_Ethics.pdf>. Acesso em: 20 set. 2022.
RIBEIRO, M. D.; SÍVERES, L.; BRITO, R. O. A Formação de gestores escolares: a dimensão ética em questão. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 2, jul.-dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36685
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13ª Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Edney Araújo Lima, Claudianny Amorim Noronha (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.