Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510426

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Formação, Gestores Escolares

Resumo

Esta pesquisa almeja analisar os contributos da Teoria da Objetivação para a formação de gestores escolares na perspectiva da gestão democrática, e com base histórico-cultural. É uma pesquisa de ordem qualitativa, envolvendo aspectos exploratórios e descritivos, com método de investigação bibliográfica, pois se fundamenta em referências pertinentes à formação de gestores escolares e nos elementos teóricos oriundos da Teoria da Objetivação. A leitura de análise e avaliação das informações aconteceu de forma crítica ou reflexiva, com aporte teórico fundamentado nos estudos de Radford (2011, 2015, 2020a, 2020b), Lück (2009), Lück et al (2010), Bizol e Dutra (2018). Evidencia-se, diante do aprofundamento no arcabouço da investigação bibliográfica, que a Teoria da Objetivação potencializa o processo formativo de gestores escolares, possibilitando a criação dialética de indivíduos críticos, reflexivos e éticos, considerando novas estruturas de ação e pensamento, frente a uma série de aspectos relativos à cultura e às práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edney Araújo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Professor de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Referências

BIZOL, K. M. F.; DUTRA, J. C. O papel do gestor na unidade escolar: desafios e possibilidades. 2018. 14f. Artigo (especialização em educação). Instituto Federal Catarinense. Abelardo Luz (SC), 2018.

CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S.T. Contribuições da Teoria da Objetivação para delineamento de uma formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Revista Tecné, Episteme y Didaxis. 2018. n. Extraordinário. ISSN impresso: 0121-3814, ISSN web: 2323-0126.

CAMILOTTI, D. C.; GOBARA, S. T. Formação continuada e permanente de professores: emancipação coletiva das práticas pedagógicas alienantes. REMATEC, Belém (PA), v. 16, n.39, p.1-18, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p01-18.id493

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Roberto Cataldo Costa (Trad.). Coleção Pesquisa Qualitativa, São Paulo: Bookman; Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LÜCK, H. et al. Liderança e gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MATOS, F. C. C. Formação docente em ensino de matemática anos iniciais do ensino fundamental: caminhos trilhados a partir da metodologia Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação. 2020. 124f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2020.

MELO, L. L. et al. Formação continuada de gestores escolares. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 12, n. 28, p. 10-23, set./dez. 2020.

MENDES, I. A. SILVA, C. A. F. Problematização de práticas socioculturais na formação de professores de matemática. In: Revista Exitus, v. 7, n. 2, 100-126, 2017. Disponível em: DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID303. Acesso em: 12 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID303

PLAÇA, S. V.; RADFORD, L. A formação de professores para o ensino de ciências na perspectiva na Teoria da Objetivação. Interfaces da Educação, v. 12 n. 36, p. 308-328. 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284

RADFORD, L. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia / Luis Radford; organização e revisão técnica da tradução Bernadete Morey, Iran Abreu Mendes. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(2), 132 - 150. 2014.

RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, 8(18), 547-567. 2015.

RADFORD, L. El aprendizaje visto como saber y devenir: una mirada desde la teoría de la objetivación. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, n.36, p. 27-42, 2020a. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p27-42.id306

RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación [A journey through the theory of objectification]. In GOBARA, S. Takeco; RADFORD, Luis (Orgs.), Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020b, p. 15-42.

RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática / Luis Radford; tradução de Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

RADFORD, L. Ethics in the Mathematics Classroom. Hiroshima Journal of Mathematics Education. No prelo, 2022. Disponível em: < http://www.luisradford.ca/pub/Radford%20-%20Hiroshima%20paper_Ethics.pdf>. Acesso em: 20 set. 2022.

RIBEIRO, M. D.; SÍVERES, L.; BRITO, R. O. A Formação de gestores escolares: a dimensão ética em questão. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 10, n. 2, jul.-dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36685

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13ª Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Publicado

2023-04-25

Como Citar

LIMA, E. A.; NORONHA, C. A. Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510426, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510426. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10426. Acesso em: 21 nov. 2024.