Memory’s Social Technology: a contribution to preserving the History of Professional and Technological Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12155

Keywords:

Memory, Oral history, Life story, Memory’s Social Technology, Professional and Technological Education

Abstract

The Memory’s Social Technology is a set of references and instruments for creating, organizing and socializing memories of people, groups, organizations and communities, told through life stories. This article aimed to analyze the theoretical-methodological references that support this technology, aiming to identify whether it can support the development of collective memory projects and contribute to the preservation of the institutional memory of Professional Education in Brazil. Thus, this study, with a qualitative and exploratory approach, uses bibliographical research to collect and analyze publications on the guiding themes of this technology, which includes oral history, life stories, individual and collective memory and institutional memory. With the data collected and discussed, the potential of Memory’s Social Technology for implementing memory projects in Professional Education is observed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hildo Ferreira de Almeida Junior, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Bacharel em Turismo e Hotelaria, pela Universidade do Vale do Itajaí. Funcionário do Senac AC desde 2010, atualmente Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Ifac.

Maria Cristina Lobregat, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista em Pesquisa e Literatura e Mestre em Linguagem e Identidade, com experiência em docência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Ciência Política, com experiência em docência e coordenação de programas educacionais. Atualmente, coordenadora de Extensão no Instituto Federal do Acre.

References

ALBERTI, V. História Oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1990. 196p.

ALMEIDA, J. R.; FONSECA, V. L. História Oral: dimensões públicas no tempo presente. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 74, p. 445-449, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210301. Acesso em: 03 abr. 2023.

ASSMANN, J. Memória comunicativa e memória cultural. História Oral na Era Digital, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 115-128, 2016. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/642. Acesso em: 03 abr. 2023.

BAEDESKI, C. M. B.; COSTA, D.; PUPO, M. D. M. Perfil de Egressos do Programa Aprendiz da Fundação Weiss Scarpa: compreender o impacto socioeconômico da formação profissional. Caderno Humanidades em Perspectivas, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 476-488, Edição Especial, 2018. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/humanidades/article/view/799/716. Acesso em: 03 abr. 2023.

BARBOSA, X. C.; SILVA, T. F. Reflexões sobre as memórias da EPT: apontamentos teóricos-metodológicos e panorama das pesquisas desenvolvidas no ProfEPT (2019-2021). In: SILVA, C. N. N.; ROSA, D. S.; PEREIRA, M. R. G. A Metodologia da pesquisa em EPT. Brasília - DF: Nova Paideia, 2022.

BAZZI, L.; SILVA, M. S. Projeto de Vida e Tecnologia Social da Memória: o Núcleo do Museu da Pessoa na Escola. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29., 2021, Cuiabá. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 588-600. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu/article/view/20196. Acesso em: 03 abr. 2023.

BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010. 168p.

BITTENCOURT, C. C.; MARCONATTO, D. A. B.; CRUZ, L. B.; RAUFFLET, E. Introdução à edição especial inovação social: pesquisa, definição e teorização de inovação social. Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 6, p. 14-19, 2016. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/9259/6260. Acesso em: 14 jan. 2023.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 488p.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 12 dez. 2022.

CANDAU, J. Memória e Identidade. Maria Leicia Ferreira (Trad.) - São Paulo: Contexto, 2018. 224p.

CARVALHO, M. L. M. Conexões, Rupturas e Permanências: memórias e história da educação profissional. Maria Lucia Mendes de Carvalho (Org.) – São Paulo: Centro Paula Souza, 2021. 540p.

CARVALHO, M. L. M.; RIBEIRO, S. L. História Oral na Educação: memórias e identidades. Maria Lucia Mendes de Carvalho e Suzana Lopes Salgado Ribeiro (Org.) – São Paulo: Centro Paula Souza, 2014. 289p.

CATTANI, A. D.; HOLZMANN, L. Dicionário de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Zouk, 2011. 494p.

CONIF - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 110 anos. Brasília – DF: CONIF, 2018. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/Docs/estudos/livreto-web-110anos.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

COSTA, A. B. Tecnologia social e políticas públicas. São Paulo: Instituto Pólis; Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2013. 284p.

COSTA, R. M.; COSTA, M. A. A.; CARVALHO, S. O. C. Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 4, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9128. Acesso em: 14 jun. 2023.

DAGNINO, R.; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: SEIDL, D.; CABRAL, S. S. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Banco do Brasil: Rio de Janeiro, 2004. p. 15-64.

FIALHO, L. M. F. et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505. Acesso em: 17 dez. 2022.

FRIGOTTO, G. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 322p.

GARCIA, B. S. História e Memória: uma discussão teórica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 7., 2015, Maringá. Anais... Maringá, 2015. p. 1361-1371. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2015/trabalhos/1508.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Beatriz Cidou (Trad.) - São Paulo: Centauro, 2003. 191p.

LE GOFF, J. História e memória. Bernardo Leitão et al. (Trad.) - Campinas, SP: UNICAMP, 2013. 492p.

LOPEZ, I. Memória social: uma metodologia que conta histórias de vida e o desenvolvimento local. São Paulo: Museu da Pessoa: Senac São Paulo, 2008. 104p.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. 5 ed. São Paulo: Loyola, 2005. 284p.

MUSEU DA PESSOA. Centros de Memória do Museu da Pessoa. Disponível em: https://museudapessoa.org/sobre/o-que-fazemos/linha/centros-de-memoria/. Acesso em 05 dez. 2023.

MUSEU DA PESSOA. Memória dos brasileiros. Cantadori: São Paulo, 2012. 32p.

MUSEU DA PESSOA. Tecnologia Social da Memória: para comunidades, movimentos sociais e instituições registrarem suas histórias. São Paulo: Fundação Banco do Brasil, 2009. 100p.

NERY, P. H. F.; RIBEIRO, J. M. P. O Projeto Político Pedagógico: uma discussão sobre

identidade e identidades na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Conexão na Amazônia, v. 2, Edição especial VI Conc&t, p. 188-210, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/88. Acesso em: 14 jan. 2023.

NEVES, L. M. W.; PRONKO, M. A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: Da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. 204p.

NORA, P. Entre memória e histórias: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 15 out. 2023.

PACHECO, E. Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna. 2011. 120p.

PAULINO, P. M.; SILVA, D. A. Patrimônio Histórico Escolar: o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação da Paulistinha. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v.4, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9129. Acesso em: 13 jun. 2023.

PEREIRA, J. V.; WORCMAN, K. História Falada: Memória, Rede e Mudança São Paulo: Social. Intercidades Editores; Museu da Pessoa; Sesc SP, 2005. 283p.

RODRIGUES, J. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998. 145p.

SANTHIAGO, R.; PATAI, D. Uma história oral em três tempos: relações, construções narrativas, usos práticos da memória. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 74, p. 450-471, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210302. Acesso em: 14 mai. 2023.

SANTOS, J. C.; VALENTIM, M. L. P Memória institucional e memória organizacional: faces de uma mesma moeda. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 26, n. 3, p. 208-235, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/4315. Acesso em: 27 mar. 2023.

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Departamento Nacional. Diretrizes Nacionais dos Programas de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac. Rio de Janeiro: Senac, 2015. 35p. Disponível em: https://extranet.senac.br/diretrizesnacionais/docs/dir-nac-prog-aprendizagem_29maio.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

SILVA, E. C. A. 10 anos do Instituto Federal do Acre (Ifac): Histórias de vida e trabalho no Campus Rio Branco. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Científica e Tecnológica do Acre, Rio Branco, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11013193. Acesso em: 25 mar. 2023.

SILVA, E. C. A.; RIBEIRO, J. M. P.; PEREIRA, R. S. Memória, identidade e cultura: relações necessárias para pensar a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Conexão na Amazônia, Rio Branco, v. 2, n. 2, p. 6-28, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/51/31. Acesso em: 25 set. 2022.

SILVA, M. M. Q. A.; TEMER, A. C. R. P. Tecnologia social da memória e história de vida para pesquisas na área da comunicação. New Trends in Qualitative Research, v. 14, p. 1-8, 2022. Disponível em: https://www.publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/download/575/536. Acesso em: 13 abr. 2023.

THOMPSON, P. A voz do Passado: história oral. Lólio Lourenço de Oliveira (Trad.) - São Paulo: Paz e Terra, 1996. 386p.

VENERA, R. A. L. S.; NART, G.; MEDINA, B. Diálogo entre a tecnologia social da memória, a história oral e a função da história. Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, Itajaí, v. 7, n. 2, p. 102-114, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14210/rbts.v7n2.p102-114. Acesso em: 04 jan. 2023.

VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA JUNIOR, A. A Educação Profissional no Brasil. Interacções, n. 40, p. 152-169, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.10691. Acesso em: 27 jan. 2023.

WORCMAN, K. Quem sou eu? Memória e Narrativa no Museu da Pessoa. 2021. 299 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-04072022-165147. Acesso em: 17 dez. 2022.

XAVIER, A. R. et al. História oral: abordagem teórico-metodológica, conceitual e contextual. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3802. Acesso em: 04 mar. 2023.

Published

2024-06-02

How to Cite

ALMEIDA JUNIOR, H. F. de; LOBREGAT, M. C.; RIBEIRO, J. M. P. Memory’s Social Technology: a contribution to preserving the History of Professional and Technological Education. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 6, p. e12155, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12155. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12155. Acesso em: 25 jun. 2024.