A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4458

Palavras-chave:

História da Matemática, Interdisciplinaridade, Eurocentrismo

Resumo

Este artigo refere-se a um recorte da dissertação de Mestrado “A História da Matemática: a Interdisciplinaridade e Lúdico-Pedagógico na Aprendizagem de Matemática”, defendida no Programa PPGECM da UEPB no ano de 2019. Nosso objetivo foi  analisar como o uso de atividades  de natureza interdisciplinar e lúdico-pedagógicas, a partir da História da Matemática pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção  com o ambiente sociocultural. Para o seu desenvolvimento utilizamos como instrumento de análise: entrevistas, questionários e filmagens. A prática da Interdisciplinaridade e da História da Matemática começa a surgir ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.

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Biografia do Autor

Denise Aparecida Enes Ribeiro, URCA- Universidade Regional do Cariri

Graduada em Ciências e Matemática pela FAFI-Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, Mestre em Educação Matemática pelo PPGCEM -UEPB, Campina Grande-PB, Professora Substituta do Departamento de Matemática da Unidade Descentralizada de Campos Sales -URCA.

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Publicado

2021-02-18

Como Citar

RIBEIRO, D. A. E. A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324458, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4458. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4458. Acesso em: 23 abr. 2024.