Itinerários de vida de Ofélia

professora gestora que defendeu a escola pública na ditadura civil-militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3648

Palavras-chave:

História de vida, Aprendizagem e ensino, Educação formal

Resumo

Esta pesquisa visa a história de vida de mulher serrana que na ditadura civil militar enfrentou oligarquias locais instigando construção da primeira escola pública de ensino fundamental II – antigo ginásio. De cunho qualitativo, na abordagem biográfica, tem foco na história de vida de uma mulher-educadora que fez sua própria história. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados foram utilizados: entrevistas com colegas, líderes comunitários, mães de alunos; rodas de conversa com ex-alunos; análise documental, atas/livros de onde atuou, fotografias, jornais, livros didáticos utilizados por ela. Essa educadora é considerada importante por sua atuação política-pedagógica, professora-gestora no despertar da consciência crítica, buscando melhoria na qualidade de vida a partir da educação formal, não formal, informal e exerceu ação tutoria com educandos-trabalhadores investindo na autor-regulação da aprendizagem. A análise evidencia a ousadia de Ofélia mulher-gestora cuja identidade está ligada a iniciativa em promover mudanças sociais inovadoras, a partir da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Nilene Portela de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Mestre em educação: Convênio Universidade Internacional de Lisboa – UIL e Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Doutorando pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Profa.Dra. Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Pedagoga, Mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ph.D. em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada- GEPAAR Bolsista de Produtividade CNPq

Referências

BASTOS, Ludimila Corrêa; EITERER, Carmem Lucia. Reconfigurações das relações de Gênero e cotidiano das mulheres educandas da EJA. Educação & Formação, Fortaleza, v.2, n.6, p. 42-53, 2017.Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/158. Acesso em: 13 mar. 2019.

CARVALHO, Marília Pinto de. In: Gênero e Educação. Nalu Faria, Mirian Nobre, Daniela Auad, Marília Carvalho (Orgs.). São Paulo: SOF, 1999.

CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 13 ed. Vozes. Petrópolis, RJ. 1998.

CRUZ, Maria Isabel da. A mulher na igreja e na política.1 ed. São Paulo: Outras expressões, 2013.

DARSI, Camilo; HILLSHEIM, Betina; WEBER, Douglas Luís; ROSA, Rita de Cássia Quadros da. A produção da mulher ideal no filme ela: questões sobre gênero e performatividade no cinema. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.9, p.189-203, 2018. Disponívelem:https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766. Acesso em: 07 mai. 2019

Facebook: https://www.facebook.com/search/top/?q=diz%20que%20%C3%A9%20de%20tiangu%C3%A1%2C%20mas%20nunca%20estudou%20no%20grupo%20da%20of%C3%A9lia&epa=SEARCH_BOX

FARIA, Nalu; Nobre, Mirian; Auad, Daniela; Carvalho, Marília (Orgs). Gênero e Educação. São Paulo: SOF, 1999.

FARIAS, Izabel Maria Sabino de (et.al). Didática e docência: aprendendo a profissão. Coleção formar. 4 Ed. nova ortografia. Brasília: líber livro, 2014. 192p.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMÃO, Ana Margarida Vieira. Acção tutorial em contexto de trabalho e auto-regulação da aprendizagem. Tutoria e Mediação em Educação: Novos Direitos à Investigação Educacional. XVI Colóquio AFIRSE/AIPELF, 2008.

GASPAR, João Bosco. Memória viva do Tianguá – fugit irreparábili tempus (Tempus fugitexpressão latina, quer dizer “o tempo foge” e ou “o tempo voa”). Facebook. Acessado em: 11/03/2018.

GATTI, Bernadete Angelin. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Serie Pesquisa em Educação v.10. Brasília -DF, 2005.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Paris: PUC, 1956.

SOARES, Carla Poennia Gadelha; VIANA Tania Vicente. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p.140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77 Acesso em: 04 mar. 2019.

KAUARKA, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; SOUZA, MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Via Litterrum Editora. Itabuna-Bahia, 2010.

MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez, 1987.

NÓVOA, Antonio. História de professores. 2. Edição. Porto Editora. Coleção ciências da educação. 1995.

POLLACK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio: Estudos históricos. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV. v. 2 n. 3, 1989.

RIOS. Pedro Paulo Souza; CARDOSO Helma de Melo; DIAS, Alfrancio Ferreira. Concepções de Gênero e sexualidade dos Docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia: Por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272 Acesso em: 07 abr. 2019.

SOUZA, Sauloéber Tarsio de; LIMA, Genis Alves Pereira de. Escolas Polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101/83 Acesso em: 07 mar. de 2019.

VASCONCELOS, Luiz Beviláqua, 55 anos. (Acesso em: 11 mar. 2018).

VIEIRA, Sofia Lerche. Educação Básica: política e gestão da escola. Fortaleza-CE: Ed. Liber livro, 2008.

Publicado

2019-08-30

Como Citar

SOUSA, A. N. P. de; ASTIGARRAGA, A. A.; FRISON, L. M. B. Itinerários de vida de Ofélia: professora gestora que defendeu a escola pública na ditadura civil-militar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3648. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3648. Acesso em: 21 nov. 2024.