Itinerários de vida de Ofélia

professora gestora que defendeu a escola pública na ditadura civil-militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3648

Palavras-chave:

História de vida, Aprendizagem e ensino, Educação formal

Resumo

Esta pesquisa visa a história de vida de mulher serrana que na ditadura civil militar enfrentou oligarquias locais instigando construção da primeira escola pública de ensino fundamental II – antigo ginásio. De cunho qualitativo, na abordagem biográfica, tem foco na história de vida de uma mulher-educadora que fez sua própria história. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados foram utilizados: entrevistas com colegas, líderes comunitários, mães de alunos; rodas de conversa com ex-alunos; análise documental, atas/livros de onde atuou, fotografias, jornais, livros didáticos utilizados por ela. Essa educadora é considerada importante por sua atuação política-pedagógica, professora-gestora no despertar da consciência crítica, buscando melhoria na qualidade de vida a partir da educação formal, não formal, informal e exerceu ação tutoria com educandos-trabalhadores investindo na autor-regulação da aprendizagem. A análise evidencia a ousadia de Ofélia mulher-gestora cuja identidade está ligada a iniciativa em promover mudanças sociais inovadoras, a partir da educação.

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Biografia do Autor

Antonia Nilene Portela de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Mestre em educação: Convênio Universidade Internacional de Lisboa – UIL e Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Doutorando pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Profa.Dra. Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Pedagoga, Mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ph.D. em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada- GEPAAR Bolsista de Produtividade CNPq

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

SOUSA, A. N. P. de; ASTIGARRAGA, A. A.; FRISON, L. M. B. Itinerários de vida de Ofélia: professora gestora que defendeu a escola pública na ditadura civil-militar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3648. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3648. Acesso em: 29 abr. 2024.